Neste artigo vou te apresentar 12 ideias de comidas salgadas para vender na sua cidade, que vão desde os simples enroladinhos de salsicha até aos pães artesanais mais trabalhados.
Abaixo vou falar um pouco sobre cada uma delas para te ajudar a ter uma ideia melhor do formato e preparo, além de trazer uma dica para você vender seu produto em uma embalagem adequada. Confira:
1. Tortas salgadas
As tortas salgadas fazem muito sucesso por trazerem um recheio cremoso e uma massa que tem uma crosta mais crocante e amanteigada na parte superior. Esse produto pode ser vendido em grandes feiras da sua cidade, em lojas e de porta em porta.
Você pode optar por comercializar inteiras, em fatias ou fazer mini tortas. Além disso, essa é uma das opções de comidas para vender no pote, que você pode fazer colocando recheio e massa intercalados, para formar camadas complementares e deliciosas.
A ideia é criar coisas que chamem atenção de vários públicos distintos.
2. Empadão
O empadão tem uma proposta muito parecida com a torta, com o diferencial de trazer uma massa mais delicada e leve e, na maioria das vezes, ter um recheio ainda mais cremoso.
O preparo dessa comida costuma ser feito em formatos com menos altura, ou seja, com menos camadas. Por conta disso, o ideal é que ele seja vendido com uma largura e comprimento grandes para compensar.
Caso pense em vender encomendas para festas ou porções individuais, sugiro que opte por fazer empadinhas, elas trazem o mesmo sabor em proporção menor.
3. Pão caseiro
O pão caseiro é uma das receitas baratas para vender e lucrar muito aí na sua região, já que se trata de um produto que participa de vários momentos da rotina dos brasileiros.
Você pode focar no preparo do pão francês, de leite, de milho ou de batata – que costumam estar no café da manhã da maioria galera.
Nada impede, no entanto, de se arriscar fazendo pães mais trabalhados, como o pão de 10 dobras, que pode fazer parte de uma noite de queijos e vinhos ou pode ser vendido com alguns patês para servir de entrada em um almoço ou jantar.
4. Pastel
O pastel fritinho na hora é um dos lanches que mais vendem aqui no Brasil. Eles podem ser feitos em formatos mini, comuns e gigantes.
Essa massa crocante aceita os mais variados tipos de recheio e além de serem adorados pelos nativos, é um atrativo para pessoas de outros países que costumam ter curiosidade para experimentar essa peculiaridade da nossa culinária.
5. Pizza
A pizza é aquele tipo de comida que cai bem em qualquer hora do dia e é uma das opções que mais vendem em aplicativos como iFood e Rappi. Elas são bem comuns em reuniões com amigos e famílias, happy hour e comemorações de datas importantes, como aniversários, por exemplo.
Você pode abraçar a ideia de ter uma pizzaria ou pode fazer pizzas congeladas de vários sabores e tamanhos e sair para vender aí na sua região.
6. Hambúrguer
Os hambúrgueres são caracterizados como comidas para vender em delivery e ocupa as primeiras posições dos mais pedidos, junto com a pizza e a batata frita.
As combinações e possibilidades desse universo são imensas e você pode apostar em vender hambúrgueres caseiros, artesanais e até aqueles vegetarianos – que levam tofu, soja, grão de bico, feijão e outros ingredientes.
Faça alguns testes e invista no que for mais bem aceito pela galera.
7. Batata frita
A batatinha frita é mais vista como acompanhamento do que como comida principal, geralmente são vendidas em combos com hambúrgueres, acompanham um prato principal como um filé com fritas ou são comercializadas em bandejas de happy hour.
Você pode abraçar a ideia que faz mais sentido para o seu negócio, desde que se preocupe com a embalagem e a entrega – para garantir que o produto chegará quentinho e crocante na casa dos clientes.
8. Sanduíche natural
Dá para fazer sanduíche natural com patê de atum, de frango, creme de ricota e verduras cruas e raladas com adicional de requeijão.
O importante é se atentar aos ingredientes perecíveis para disponibilizar uma data de validade compatível com o prazo de conservação deles. O mais indicado é que você faça os sanduíches diariamente, para entregá-los sempre frescos aos seus clientes.
9. Coxinha
Se você tem dúvida de que comida vender para ganhar dinheiro, a coxinha é a sua resposta!
Essa massa frita faz o maior sucesso ao redor de todo o mundo e o recheio clássico de frango é o mais indicado para quem está começando.
Apesar disso, arrisque sempre nas inovações e combinações e traga sabores inusitados para atrair e fidelizar o seu público.
10. Lasanha
A lasanha é um tipo de comida salgada para vender congelada, já que não costuma ser a primeira opção da galera. A maioria das pessoas que compra lasanhas, acaba deixando no congelador para um dia mais corrido ou para quando tiver preguiça de cozinhar.
Inclusive, você pode apostar em fazer outros tipos de comidas congeladas para vender, porque isso otimiza muito o tempo do cliente e garante a praticidade necessária para uma rotina corrida.
11. Enrolado de salsicha
A simplicidade desse produto é o que cativa tantas pessoas diferentes por todo o país. O enrolado de salsicha é feito com uma massa que comporta um pedaço de salsicha no interior, bem simples, não é?
Na forma tradicional do preparo, essa massa vai ao forno, mas você pode fazer uma massa como a da coxinha e levar ao óleo quente para vender um enroladinho frito.
Inclusive em outros países é muito comum vender essa salsicha frita em espetinhos e você pode testar isso por aí.
12. Saladas
As saladas são opções que não poderiam faltar, não só por ser uma comida salgada saudável, como também pelo fato de ter se tornado um acompanhamento obrigatório no prato de muitas pessoas e o prato principal para algumas delas.
Esse prato possibilita que as pessoas fitness tenham uma comida sempre à disposição, além de ser um prato cheio para veganos e vegetarianos que não costumam encontrar muitas opções no mercado alimentício.
Escolha a melhor embalagem para seu produto
Antes de sair divulgando seus produtos pela sua cidade, é preciso que dedique um tempo para pensar no tipo de embalagem que vai aderir. Se você vai trabalhar na rua oferecendo comida para pessoas ou se vai abraçar a modalidade de delivery, é super importante que se atente à embalagem escolhida.
Em alguns casos ela precisa preservar a temperatura e reter umidade, enquanto que em outros casos ela só precisa garantir a integridade do produto e a crocância. Então, avalie sua proposta, faça alguns testes e escolha o que for mais compatível com seu produto.
O que está esperando para começar?
Agora que você conheceu comidas salgadas para vender, basta testar algumas receitas e embalagens e começar a trabalhar.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga criar uma cartela ampla de clientes satisfeitos e fiéis.
Estou torcendo pelo seu sucesso!
Abraços.