Comidas mais vendidas em feiras: Saiba quais são agora!

Publicado por Jéssica Trabuco em 15 de setembro de 2021

Hoje eu vou te mostrar quais são as comidas mais vendidas em feiras. Se você trabalha na área, ou está pensando em investir nisso, esse texto é fundamental! Ele vai te dar uma visão ampla do negócio e suas possibilidades.

A feira é um evento que caiu no gosto do povo brasileiro. Tradicionalmente realizada aos domingos, mas que também pode acontecer em outros dias da semana, a feira reúne diversas opções de produtos naturais, como frutas e verduras, bem como oferece outros alimentos prontos, como o pastel.

Se você ficou com água na boca ou se está pensando em trabalhar nesse local, venha conferir quais são as comidas mais vendidas em feiras. Tenho certeza que depois disso você vai saber exatamente o que caminho a seguir.

A ideia aqui é te dar sugestões que possam te inspirar e te motivar a dar o primeiro passo e continuar caminhando em prol dos seus objetivos pessoais e financeiros.

Com dedicação, trabalho duro e amor você pode chegar aonde quiser, independente do quanto isso seja alto e incrível. Você pode mesmo! Me deixe te ajudar!

Características de uma feira


Quando falamos em feira, a primeira imagem que vem à nossa cabeça é de um lugar barulhento, cheio de vendedores gritando preços e de pessoas caminhando de um lado para outro em busca das melhores ofertas.

Também pensamos no famoso pastel de feira, naquele copo de caldo de cana que o acompanha e até mesmo em outros produtos, como flores e plantas ornamentais.

Esse evento acontece desde os tempos antigos, mas sua principal característica não mudou de lá para cá: diversos comerciantes que se reúnem no mesmo espaço para oferecer seus produtos. Produtos que, por sua vez, podem ser de plantações próprias ou adquiridos de outros produtores.

O certo é que, mesmo com o avanço das cidades e o surgimento de grandes centros comerciais e supermercados, onde é possível encontrar qualquer tipo de alimento, a feira não perdeu a sua importância.

Basta caminhar por qualquer local e você com certeza irá se deparar com uma.

Mas você sabe quais são as comidas mais vendidas em feiras? É o que você vai descobrir agora. Confira!

Leia também: Feira livre em condomínio

Quais são as comidas mais vendidas em feiras?


comidas mais vendidas em feiras

Como a feira reúne diversos tipos de alimentos, vamos falar sobre cada um deles separadamente. Assim, você irá perceber quais são as comidas mais apreciadas nesses eventos e no que é preferível investir caso você esteja pensando em trabalhar nessa área.

Não vai ser difícil entender quais são as comidas mais comuns em feiras, as que tem maior potencial e as que você pode começar a investir para trabalhar.

Veja quais são as comidas mais vendidas em feiras:

1. Frutas

Sem dúvida, um dos primeiros alimentos que associamos à feira é a fruta. São diversas bancas coloridas que chamam a atenção de qualquer pessoa tanto pela variedade quanto pela beleza dos produtos.

Na feira, você pode encontrar diferentes tipos de frutas. Dentre as mais vendidas e apreciadas pelos consumidores, podemos citar: laranja, limão, uva, mexerica, abacaxi, ameixa, maracujá, maça, mamão, melancia, manga, melão, pera, banana, abacate, caqui, coco, kiwi e pêssego.

Lembrando que cada fruta possui uma época específica para ser cultivada sem intervenções tecnológicas mais intensas, por isso, você pode encontrar algumas variedades em um período do ano e não em outro.

2. Legumes e verduras

Muitas pessoas costumam chamar verdura de legume e vice versa. Antes de apresentarmos os alimentos mais vendidos, vamos explicar a diferença entre os dois produtos.

O legume se caracteriza como um fruto salgado, pertencente ao grupo das leguminosas. Já a verdura, como o nome já diz, vem de verde, ou seja, de plantas, folhas e hortaliças.

Agora vamos aos legumes mais vendidos nas feiras: tomate, cenoura, abobrinha, pepino, cebola, beterraba, chuchu, pimentão, batata e abóbora. Em relação às verduras mais vendidas, podemos citar: alface, repolho, couve, coentro, cheiro verde, agrião, couve-flor e brócolis.

3. Peixes

Além de frutas, verduras e legumes, você pode encontrar diversos tipos de peixe nas feiras. A carne de peixe é muito apreciada no Brasil, por isso, muitos feirantes investem na venda do produto.

Embora você possa encontrar vários tipos de carne de peixe, alguns fazem mais sucesso do que outros, como, por exemplo, a sardinha, o cação, o salmão, o atum, a pescada branca e a cavalinha.

4. Produtos de fazenda

Alguns feirantes optam por comercializar outros itens, os chamados produtos de fazenda. Esses se caracterizam como alimentos saudáveis, não industrializados, livre de conservantes e produzidos na própria fazenda do feirante.

Alguns produtos de fazenda que são muito apreciados por quem costuma visitar as feiras são as frutas, legumes e verduras orgânicas.

Estes alimentos são cultivados em um sistema diferente, que busca manejar o solo e os recursos naturais de forma equilibrada e que não prejudique o local. Além disso, os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos e outros químicos.

Outros produtos que podem fazer bastante sucesso entre os fregueses são: molhos e conservas, pães e biscoitos caseiros, bebidas artesanais (como licor, suco, café e chá), ovos, laticínios (leite, queijo, manteiga, iogurte) e doces (goiabada, doce de leite, geleia).

5. Comidas prontas

as comidas mais vendidas em feiras

Quem costuma frequentar a feira sabe que, além dos produtos naturais vendidos nas barracas, existem alguns alimentos prontos que são preparados na hora e que estão entre as comidas mais vendidas em feiras.

Muitos feirantes optam por trabalhar com esses alimentos, especialmente aqueles que não possuem um sítio ou fazenda para cultivar os produtos naturais, ou porque já oferecem o serviço em outros locais.

O negócio é vantajoso porque, como as pessoas chegam cedo à feira e podem passar algumas horas por ali, bate aquela fome e elas irão procurar opções para se alimentar.

O mais famoso alimento pronto vendido na feira é o pastel. Quem nunca foi a esse espaço comprar frutas e verduras e decidiu comer um daqueles deliciosos pastéis de feira, quentinho e frito na hora?

Os sabores são os mais variados. Embora os mais comuns sejam de carne, frango e queijo, você pode encontrar pasteis recheados de camarão, bacalhau e até de brigadeiro. Além disso, muitos feirantes oferecem opções de pastel com diferentes tamanhos.

Para acompanhar o pastel, nada melhor do que um copo de caldo de cana, não é mesmo? A combinação faz sucesso nas feiras e é por isso que essa bebida, que também é preparada na hora de ser servida, deve ser citada aqui.

Outro alimento que não poderia ficar de fora é o lanche. E quando falamos em lanches, podemos citar os naturais, hot-dogs, x-salada, x-bacon, x-egg e muitas outras opções que agradam a todos.

Leia também: Como montar uma barraca de feira livre

Já escolheu quais as comidas mais vendidas em feiras vai trabalhar?


comidas vendidas em feiras

Agora é com você! As dicas dos produtos mais vendidos em feira foram para te inspirar a montar o sue negócio também, mas eu tenho certeza que você ficou foi com água na boca, né não?

Espero, de coração, que esse artigo tenha te ajudado a pensar diferente e ver quais são as suas possibilidades. Acredite nisso e dê o seu melhor que você vai longe!

------ Escolha um dos negócios ------
Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • José Faccioli Jr

    Trabalho em uma feira livre de Domingo na cidade de Jundiaí em um ponto onde ainda não havia lanches. Fiz o investimento primeiramente oferecendo café da manhã para os feirantes, solidifiquei eles como clientes principais e montei a banca depois de adquirir a licença. Porém, já fazem dois anos que estou oferecendo pão caseiro, café preto, leite, achocolatado, bolo como opção de café da manhã e também lanches diversos desde o simples pão com manteiga até pão com linguiça e bife, menos o hamburguer que acho que faz muita sujeira com gordura. a procura ainda é baixa e pretendo quebrar o paradigma de comer somente pastel na feira. Porque aqui nesta feira, as pessoas ainda preferem o pastel, uma pena!! Porque meus lanches sustentam, alimentam muito mais! Não sou contra o pastel, muito pelo contrário! Somente acho que existe nicho nesse mercado de feira livre para todo tipo de alimentação, o que precisa mesmo é isso, persistência para chamar atenção e agradar ao gosto público.

Deixe o seu comentário