Uma pequena cidade do interior do Paraná tem se destacado muito a cada ano por conta do investimento em um segmento diferenciado, que é a produção de tomates.
Trata-se da cidade de Reserva, localizada na região dos Campos Gerais no Paraná, que conta com apenas 24.573 habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. Porém somente na safra de 2022 registrou uma colheita de aproximadamente 33 mil toneladas.
O tomate que é um fruto presente na mesa de quase todos os brasileiros, tornou essa cidade conhecida não só no estado, mas em todo o Brasil. A cidade de Reserva, inclusive, é conhecida como a capital paranaense do tomate.
Detalhes sobre a cidade do tomate
Fundado oficialmente como município em março de 1921, Reserva iniciou com a produção de milho e feijão, mas posteriormente começou implementar o cultivo do tomate e ele acabou se tornando o grande responsável pelo crescimento econômico do município.
Inclusive, atraindo pessoas de cidades próximas que passaram a morar em Reserva e tornou assim essa pequena cidade um importante polo econômico para o estado do Paraná.
E mesmo sendo um município, relativamente, pequeno ele consegue produzir milhares de toneladas de tomates todos os anos. Sendo responsável por cerca de 13% de toda a produção do estado.
Por que muitos moradores investiram no tomate?
Muitos moradores de Reserva possuem terrenos pequenos e o tomate acabou se tornando uma cultura interessante. Já que mesmo em pequenas propriedades rurais, esse é um tipo de plantação que pode ser feita e que gera um bom retorno.
Então esse detalhe acabou influenciando muitos pequenos produtores rurais a migrar de outras culturas para o tomate. Assim, a cada ano que passa tem mais produtores e a cidade se consolida cada vez mais como a capital paranaense do tomate.
Outro ponto positivo do plantio de tomate é que dá para plantar 2 vezes ao ano. Então o produtor consegue ter duas safras, gerando assim mais lucro ao longo do ano.
Reserva e sua produção de tomate no Paraná
Um dos desafios dos produtores de tomate de Reserva tem sido o clima. Porque com as constantes oscilações climáticas, acaba dificultando a produção de tomates na qualidade que o mercado exige. Por exemplo, se tiver um nível de chuva muito grande, os tomates acabam manchando e consequentemente são descartados.
Sem falar no aumento de doenças nos tomates. Porém esses são detalhes que os produtores não tem controle e esse tem sido o desafio para aumentar cada vez mais a produção.
Fora isso, a cidade de Reserva respira o tomate! Inclusive, ela tem como prato típico o tomate recheado.
De qualquer forma, foi essa cultura tomateira que tornou Reserva conhecida e gera empregos e renda para seus moradores.