Talvez você não saiba se a Braskem é brasileira, mas certamente já teve contato com seus produtos e soluções. Quer saber mais sobre a indústria num raio-X completo?
A Braskem é aquela indústria que “aparece” pouco, principalmente em termos de rótulo, mas que está por trás de tudo. Antes de revelar os segredos da gigante petroquímica, adianto que ela tem uma relevância significativa na economia brasileira.
O que você acha de descobrir tudo sobre a Braskem, sua história, impacto no mercado e importância ao setor industrial? Então, venha comigo e surpreenda-se!
Entenda de vez se a Braskem é brasileira
Sim, a Braskem é brasileira, mas tem uma atuação global em países pertinentes ao seu segmento industrial. Se você não sabe, a Braskem é uma das maiores indústrias brasileiras e líder em diversos aspectos do mercado.
Ela é considerada líder na produção de resinas termoplásticas, como PE (Polietileno), PP (Polipropileno) e PVC (Policloreto de Vinila). Com isso, a empresa atingiu o posto de maior petroquímica das Américas quando finalizou a aquisição da Quattor.
No ranking geral das maiores indústrias petroquímicas do mundo, a Braskem ostenta vigorosamente o 6° lugar. E as qualidades dessa empresa brasileiríssima não param por aí.
Isso porque ela conduz o mercado como líder na geração de biopolímero a partir de matéria-prima renovável. Você acha mesmo que ela se destaca apenas localmente? Que nada, a Braskem é a maior produtora de polipropileno dos EUA.
Pense assim: Braskem é brasileira e está inserida em inúmeras cadeias produtivas de altíssima relevância global, como setor químico. “Ah, entendi, mas como a Braskem surgiu, foi repentino?”.
Qual a origem da empresa Braskem?
Podemos dizer que foi repentino, mas o mercado já estava preparado para receber uma nova integrante desse porte. E respondendo de forma direta, ela surgiu da fusão de algumas empresas que já tinham expertise e espaço no mercado.
Nesse sentido, foram 6 empresas ao todo que fizeram parte do processo que resultaria na gigante Braskem, são elas:
- Copene (Companhia Petroquímica do Nordeste)
- OPP Química (Petroquímica Triunfo)
- Trikem
- Proppet
- Nitrocarbono
- Polialden
A fusão que viria mudar o rumo da indústria petroquímica mundial aconteceu em 2002. Em decorrência disso, a empresa já nasceu sabendo o que é o gosto do sucesso. Afinal, contava com 13 unidades industriais e bases operacionais no Brasil, Estados Unidos e Argentina.
Ainda em 2003, a Braskem teve suas ações listadas na Bolsa de Madri, na Espanha. Para fechar com chave de ouro esse período, sua valorização na Bolsa de Valores de Nova York atingiu o pico de 713%.
Nenhum outro player do mercado havia conseguido um feito tão memorável quanto esse. Agora é o momento de saber quem é o dono da empresa que abastece a indústria em geral.
Quem é o dono da empresa Braskem?
Houve muitas mudanças nos últimos anos, mas atualmente a Braskem pertence à Novonor e à Petrobras. Isso mesmo, a Petrobras tem uma porcentagem significativa das ações da empresa.
Anteriormente eu mencionei as empresas que deram vida à Braskem, correto? Porém, eu omiti a informação de que três das empresas participantes da fusão pertenciam ao Grupo Odebrecht.
Inclusive, é importante ressaltar que a Braskem é uma empresa de capital aberto, logo, suas ações podem ser compradas. No jogo das cadeiras, ganha quem compra mais ações, grosso modo falando, tudo bem?
Qual a participação da Petrobras na Braskem?
- A Novonor é proprietária majoritária com 38,32% da Braskem (antigo Grupo Odebrecht).
- Enquanto a Petrobras tem cerca de 36,15% de participação nas ações da multinacional petroquímica.
Rumores indicam que a Petrobras teria feito duas ofertas para comprar a parte da Novonor, mas isso corre em sigilo. A própria Novonor desconversa sempre que o assunto volta à superfície!
Quais são os produtos da Braskem atualmente? Veja seu portfólio!
Olha, confesso que é super complicado falar sobre os produtos da Braskem, pois não são produtos palpáveis, por assim dizer. Por exemplo, eles produzem a matéria-prima utilizada em calçados, tintas, cosméticos, embalagens plásticas, entre outros.
Quando falamos em EVA, eles abastecem o mercado automobilístico, com o insumo para fazer aerofólio e peças automotivas. Em contrapartida, para quem produz xampu e produtos que dependem de embalagem plástica soprada, lá está a Braskem.
Portanto, eu recomendo você dar uma olhada na página oficial, onde eles disponibilizam seu catálogo em primeira mão. Enquanto isso, veja as categorias trabalhadas pela empresa:
- Olefinas e Aromáticos.
- Soluções sustentáveis através do reaproveitamento de cana-de-açúcar.
- Linha de Resinas em EVA.
- Produtos soprados que fornecem embalagens rígidas.
- Metaloceno para Filmes Stretch.
- Produtos da Família de Polietileno de Alta Performance.
- Filmes técnicos para empacotamento automático.
- Soluções para o mercado frigorífico.
- Rotomoldagem.
- Filmes laminados.
A lista poderia continuar, mas acho que você pegou a essência da Braskem, né? Para tirar dúvidas, acesse o site oficial da empresa: www.braskem.com.br/catalogo-de-produtos.
Conheça mais da Braskem em dados e números sobre sua atuação
Por último, trago até você alguns dos principais dados que reforçam tudo o que falamos até aqui. Em outras palavras, saiba a importância da Braskem para a indústria e todos os segmentos que dependem das suas matérias-primas:
- Receita líquida em 2021: a receita líquida em 2021 foi de US$19,6 bilhões, o que daria R$94 bilhões de reais.
- Capacidade de produção: atualmente, a Braskem produz mais de 10,7 milhões de toneladas de químicos. Sem contar as mais de 9 milhões de toneladas de resinas termoplásticas.
- Geração mundial de emprego: a empresa é formada por cerca de 8 mil colaboradores, espalhados por 11 países.
- Escritórios e fábricas: 40 unidades industriais, 14 escritórios comerciais e 6 centros de inovação ao redor do mundo.
- Expansão de clientes atendidos: sua atuação global mantém clientes em mais de 71 países. Estamos falando de 5 continentes que têm ligação direta com os produtos da Braskem.
Sabe o que é mais surpreendente disso tudo? É que a Braskem é brasileira e representa perfeitamente a potência do nosso país na cadeia mundial da indústria, concorda?
A Braskem é brasileira e o seu peso na economia é significativo
Embora sua fundação tenha sido concretizada sobre outros grandes nomes da indústria, a Braskem é brasileira na essência. Tanto é que investe continuamente no aperfeiçoamento de soluções focadas nas necessidades do mercado brasileiro.
Você encontrou aquela informação que tanto procurava? Caso você tenha o perfil empreendedor, essa pode ser uma grande oportunidade para contar com um fornecedor de resina excepcional.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite a oportunidade para compartilhar um conteúdo exclusivo nas redes sociais. Até a próxima!