É verdade que o mercado da confeitaria está cheio de inovações e tendências que moldam o segmento, mas alguns produtos nunca saem de moda, é por isso que quem faz bolo de cenoura para vender costuma se dar bem com alta lucratividade.
Porém, tão importante quanto saber preparar uma boa receita, é desenvolver o “feeling” comercial, como na hora de embalar e precificar.
Então, criei um guia sensacional com uma receita de bolo de cenoura simples, mas lucrativa e exclusiva, confira!
Como fazer bolo de cenoura para vender
Muitas vezes o empreendedor tem uma receita com bom potencial comercial, mas as dúvidas tendem a ditar suas ações. Posso garantir que vender bolo dá dinheiro, ainda mais quando você opta pela versão de cenoura.
Ingredientes bolo de cenoura
- 6 ovos;
- 2 + ½ xícara (chá) de açúcar (550g);
- 1 + ¼ xícara (chá) de óleo (300ml);
- 4 cenouras médias cruas em rodelas pequenas (400g);
- 3 + 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo (410g);
- 20g de fermento.
Ingredientes da cobertura de chocolate
- 200g de chocolate nobre meio amargo;
- 200g de creme de leite (1 caixinha).
Como preparar a massa do bolo de cenoura
Acredito que o método de preparo seja simples. Então, coloque no liquidificador os ovos, óleo, cenoura e açúcar. Depois, bata em velocidade alta por 2 a 3 minutos, até notar que a mistura está homogênea.
Enquanto bate a mistura, passe a farinha de trigo por uma peneira para diminuir os grumos. Na sequência, transfira a mistura do liquidificador para um bowl e junte metade da farinha. Agora é muito importante misturar com um fuê à mão.
Quando perceber que a farinha sumiu, acrescente o restante e volte a misturar. Não é preciso misturar com agressividade e nem tão rápido, quanto maior o movimento de baixo para cima, mais aerada a massa fica.
Por último, junte o fermento, mexa rapidamente para unificar e está pronto para assar.
Como assar bolo de cenoura perfeitamente
Acho que a maior dificuldade de fazer bolo de cenoura para vender seja o assamento. Isso porque esse tipo de bolo pode solar com facilidade, então, siga as orientações:
- Enquanto começa a bater os ingredientes, ligue o forno em 180°C.
- É importante pré-aquecer o forno por 10 minutos.
- Nesse momento, unte e enfarinhe uma forma com furo no meio.
- Após misturar a massa do bolo, despeje nas formas e leve para assar.
- O tempo de forno varia, mas cerca de 35 minutos são suficientes.
- A temperatura de assamento é de 180°C.
- Faça o teste do palito, se sair sequinho, está pronto.
Enquanto o bolo esfria, prepare a ganache de chocolate. Para isso, coloque o creme de leite em um recipiente e acrescente o chocolate picado. Misture brevemente e leve ao microondas de 30 em 30 segundos, mexa sempre.
Se não tiver microondas, pode ser em banho-Maria, demora mais, mas funciona. Por último, retire o bolo da forma quando estiver morno, aguarde a cobertura amornar e espalhe sobre os bolos.
Rendimento médio da receita
Esta receita rende em média 4 bolos de cenoura para vender de 16cm de diâmetro e 8cm de altura. Inclusive, a ganache é suficiente para cobrir bem cada um dos bolos, certo?
Como embalar bolo de cenoura para vender?
A escolha da embalagem para bolo de cenoura depende exclusivamente do formato que você comercializa o produto. Por exemplo, na receita acima, eu sugeri assar em forma com furo no meio.
Então, você automaticamente deverá escolher aquela embalagem redonda com tampa plástica transparente. Porém, o segredo está em personalizar, veja o que não pode faltar na embalagem:
- Caixa personalizada: embalagens transparentes e, dependendo do tamanho do bolo, até a caixa de papel Kraft com visor transparente funciona.
- Rótulo elegante: crie um rótulo da marca com design moderno, atrativo e que destaque os ingredientes naturais, isso valoriza o produto.
- Fita decorativa: para dar um toque artesanal, envolva a embalagem com fitas coloridas que complementam as cores da marca.
- Tag informativa: inclua tags com informações nutricionais, sugestão de armazenamento e dicas de conservação, além de uma mensagem personalizada.
Por quanto vender bolo de cenoura para ter boa lucratividade?
Não adianta, colocar preço em produto é uma tarefa e tanto, embora seja fácil. Isso porque há toda a responsabilidade de cobrar o preço justo, sem deixar de estipular sua margem de lucro, né? Nesse contexto, utilizarei a mesma receita de hoje:
- Custo total dos ingredientes: cerca de R$25,00.
- Rendimento da receita: 4 bolos de 16cm por 8cm de altura.
- Custo unitário do bolo: R$6,25 por bolo.
- Base de cálculo: eu costumo sugerir a estratégia mais simples possível, que é calcular o custo do bolo por 3. Assim, eu cubro mão de obra, gastos e despesas e uma margem de lucro segura.
- Valor unitário final: então, ao calcular R$6,25 por 3, você chega ao valor de R$18,75 por unidade.
- Sugestão de precificação: a partir disso, você pode ajustar o preço final, seja para R$19,00 ou R$20,00, ou menos, onde você iguala seu produto à média do mercado.
Aqui na minha cidade, o pessoal faz bolo de cenoura para vender nos mesmos moldes que eu mostrei e cobram em média R$20,00 por bolo. Fique com um vídeo completo:
Tem como vender bolo de cenoura em pedaços?
Sim, é totalmente possível vender bolo de cenoura em pedaço. Porém, o formato deve acompanhar as tendências da região, do contrário, você corre o risco de não encontrar grande público.
Olha só, a comercialização de bolo em fatia é uma tendência atual, muitas confeiteiras e confeitarias seguem o padrão. Então, pode parecer que o negócio muda por completo, mas não, você pode seguir a mesma linha do que falamos até aqui.
Sendo assim, adapte a embalagem, reestruture a precificação, mas não deixe de inovar nas receitas. Diferenciar os sabores pode ser uma estratégia incrível para trabalhar com produtos altamente desejáveis, veja um exemplo de massa:
Massa diferente de bolo de cenoura
- Adicione 30g de castanhas picadas para dar uma textura diferente.
- Realce os sabores com uma pitada generosa de canela em pó.
- Substitua as castanhas por pistache
- Experimente fava de baunilha para agregar mais ao produto.
Mini bolo de cenoura para vender: existe mercado para o produto?
A febre do mini bolo já passou? Certamente, quem aprendeu a fazer mini bolo para vender há algum tempo lucrou consideravelmente. Entretanto, ainda hoje é um produto com boa demanda e público fiel.
Contudo, sua comercialização deve ser estratégica, já que vender por unidade funciona melhor para quem tem confeitaria. Nesse caso, se você não tem ponto comercial, o jeito é se atentar a ações comerciais de impacto, como:
- Parcerias com cafeterias: procure o comércio local para propor parceria de fornecimento, onde você reduz sua margem, mas conquista uma demanda recorrente.
- Promoções e combos: desenvolva combos com múltiplas unidades para agregar valor ao produto. Foque a propaganda em kits, especialmente para café da manhã.
Costumo falar que o empreendedor não precisa de uma grande estrutura para começar a fazer bolo de cenoura para vender. Pelo contrário, a maior vantagem de vender bolos é precisamente começar com pouco, lucrar bastante e escalar o negócio.
Espero que tenha conseguido mostrar isso a você, não deixe para depois, planeje seu negócio agora. Compartilhe e até a próxima!