Entenda como montar uma barraca de são João para vender comidas e bebidas típicas nessa festa super animada que acontece em todo o Brasil!
O são João é uma grande festa que acontece no mês de Junho e mesmo a data especifica sendo apenas no dia 24, desde os primeiros dias do mês já começa toda animação em vários estados brasileiros. Principalmente na região nordeste do Brasil.
Em meio a tudo isso, essa festança acaba sendo uma oportunidade para quem busca ideias de como ganhar dinheiro no São João e uma das melhores maneiras é montar uma barraquinha de comidas típicas.
Então eu decidi compartilhar nesse artigo de hoje uma série de dicas para você montar sua própria barraquinha de são João, no intuito de faturar uma grana extra nesse período.
Como fazer uma barraca de são João?
O intuito da barraca de são João é ser algo que retrate o estilo caipira, com uma estrutura mais rústica e bem decorada no clima típico dessa época do ano, com palhas, bandeirolas coloridas e muito mais.
O certo é que a maioria das pessoas que montam pequenas barracas do tipo utilizam aquelas mesmas barraquinhas desmontáveis com cobertura de lona, que são utilizadas para a venda de lanches, pois é uma opção prática e acessível.
Tendo uma barraca do tipo você só precisará decora-la utilizando palhas, tecidos coloridos ou tecido TNT, bandeirolas e bonecos nordestinos. Esse tipo de barraca tem sua estrutura em ferro, por isso é bastante resistente e apropriada para vender os mais diversos tipos de produtos no dia a dia.
Quem possui uma grana a mais e quer montar uma barraca de São João com uma decoração totalmente diferenciada, poderá construir de madeira ou bambu.
Alguns vendedores também optam por construir a barraca de comidas típicas utilizando somente palha e pedaços de madeira. Então é uma escolha pessoal, mas que exigirá um investimento maior para ficar pronta.
Leia também: Como vender comida de rua
Local para instalar uma barraca de são João
Se na sua cidade acontece algum tipo de festejo nessa data do ano, então a melhor opção é procurar um ponto na praça onde acontecerá o evento. Portanto busque informações junto aos organizadores da festa para saber como poderá inserir sua barraquinha.
Geralmente é cobrado um valor para que a barraca fique no local durante todo o período de festa, então é preciso consultar a organização para saber os detalhes.
Em Campina Grande/PB, por exemplo, onde é realizada uma das maiores festas de São João do Brasil, o ponto para uma barraca chega a custar mais de R$ 5 mil Reais, porém isso varia muito de lugar para lugar.
Havendo ou não algum tipo de festa em sua cidade, você poderá buscar outros locais para instalar sua barraca de São João. Um bom exemplo disso pode ser em uma pracinha bem movimentada, em uma rua tradicional ou mesmo na porta de casa, pois se a sua rua for de fácil acesso e tiver um movimento legal, certamente da para vender bem todos os dias.
Para começar, você só precisará solicitar o alvará da prefeitura municipal para vender suas comidas juninas.
O que vender em uma barraca de São João?
A diversidade de comidas e bebidas típicas do São João é muito grande e você pode optar por vender vários tipos de alimentos ou focar em apenas um tipo de produto.
Eu, particularmente, acredito que você não conseguirá vender de tudo em sua barraca, pois são muitas opções e tudo isso dará um trabalho imenso todos os dias. Então o melhor é selecionar de 3 a 7 tipos de alimentos típicos do São João para fazer e vender.
Veja só algumas ideias de produtos que podem ser vendidos na sua barraquinha:
- Canjica;
- Amendoim;
- Quentão;
- Farofa;
- Milho cozido;
- Bolos doces e bolos salgados;
- Tortas;
- Pipoca;
- Arroz doce;
- Doce de leite;
- Cachorro quente;
- Maçã do amor;
- Pamonha;
- E outros mais.
Naturalmente existem vários outros alimentos típicos dessa festa, principalmente aqueles derivados do milho. Então faça uma análise e decida o que você irá preparar para colocar a venda, monte seu cardápio, defina preços e comece vender na barraquinha.
Inclusive nós temos aqui um artigo detalhado falando sobre o que vender em festa junina. São opções interessantes de coisas que não podem faltar!
Conteúdo Recomendado:
Dicas para ganhar dinheiro no São João
Até aqui você entendeu como poderá montar sua barraca de São João e o que vender nela, porém existem alguns detalhes que podem ser cruciais para conseguir obter o máximo de sucesso e lucratividade durante o período junino.
Então confira 4 dicas básicas para atingir bons resultados com sua barraquinha:
1. Tenha uma barraca decorada
As chances são que no mesmo local onde você irá vender tenha outras barracas de comidas típicas e mesmo que não tenha, algo fundamental para se destacar e chamar atenção é decorar sua barraca.
Faça algo colorido e que retrate bem o estilo praticado nesse tipo de festa, pois certamente chamará atenção das pessoas.
2. Se caracterize para vender
Estar vestido a caráter é fundamental para entrar de vez no clima do São João e dar um destaque a mais para sua barraca.
Então utilize vestimentas típicas dessa festa e veja como a sua barraca será uma atração a mais para as pessoas de sua cidade.
3. Alimentos de qualidade
Ter uma variedade de comidas e bebidas vendendo é algo interessante, porém melhor ainda é focar para oferecer o que há de melhor nesses produtos.
Então se preocupe em produzir alimentos de altíssima qualidade, pois isso vai agradar os consumidores que voltarão para comer várias e várias vezes durante esse período.
4. Faça a divulgação da barraca de São João
Com as redes sociais hoje em dia, se tornou muito prático e rápido fazer a divulgação de qualquer negócio, inclusive da sua barraca junina.
Utilize o Facebook, Instagram, WhatsApp ou qualquer outra rede social para convidar as pessoas para conhecer sua barraquinha. Depois, o próprio boca a boca vai levando mais consumidores para o local.
Barraquinha de São João dá dinheiro? Vale a pena?
Obviamente esse é um tipo de negócio temporário, que costuma vender bem apenas durante o período junino, mas poderá ser uma ótima oportunidade para ganhar um bom dinheiro durante esse período.
Então é algo que vale a pena montar e pode ser o empurrão que estava faltando para você começar trabalhar por conta própria. Já que depois do São João é possível continuar vendendo outros tipos de alimentos na rua, caso perceba que é uma boa opção em sua cidade.
Sobre os ganhos com esse pequeno negócio, saiba que será algo muito variável. Pois dependerá dos produtos que irá vender, da quantidade de vendas que vai conseguir realizar diariamente, da localização e de vários outros fatores. Mas eu acredito que dá para conseguir lucrar algo em torno de R$ 100 Reais por dia.
Enfim, espero que você goste das dicas sobre como montar uma barraca de São João para ganhar dinheiro e lhe desejo muito sucesso nesse período de festas juninas. Pois é uma época de grande alegria e que pode ser lucrativa para várias pessoas!