Balconista de padaria: O que faz? Salário e curso

Publicado por José Neto em 8 de setembro de 2014

Que tal ser um balconista de padaria? Esse é um tipo de área quem vem sendo muito procurada atualmente. Porém nem sempre as padarias conseguem contratar realmente pessoas qualificadas para a área!

Por outro lado, existe ainda aquelas pessoas que tem vontade de atuar atrás do balcão ou praticando serviços básicos dentro de uma padaria, mas ainda não conseguiu a oportunidade para desenvolver seu trabalho.

Então pensando nisso tudo eu preparei aqui hoje uma série de dicas para tentar lhe mostrar um pouco mais desse mercado e de como poderá ser uma balconista de padaria de sucesso.

Além disso, você vai conhecer um treinamento completo que vai lhe preparar ainda mais para entrar nessa área com o pé direito e se destacar realmente como uma balconista.

O que faz um balconista de padaria?


Como ser uma balconista de padaria

Um balconista de padaria faz vários tipos de trabalhos no dia a dia. Como atendimento aos clientes, reposição de produtos, dar entrada e saída nos produtos, organização de itens dentro da padaria e outros.

Além disso, faz o controle de qualidade dentro da padaria (verificando produtos vencidos, itens que precisam ser trocados, a qualidade de determinados alimentos e outros mais). Além de vários outros serviços básicos que podem ser necessários dentro de uma padaria. Desde que eles sejam sempre voltados para o atendimento ou manutenção em geral do funcionamento.

De todo modo, você como um balconista de padaria precisará ter um bom conhecimento e habilidade na área.

Conhecendo assim todos os tipos de pães vendidos, os produtos da casa, conhecer os tipos de frios, ter habilidade para passar informações certas as pessoas que podem ir desde o preparo daquele alimento até dicas para conserva-lo e assim por diante.

As questões de higiene também são muito importantes. Então não se esqueça de usar a tradicional toquinha da cabeça, mantenha as unhas sempre bem cortadas, roupas limpas e utensílios apropriados para manusear os alimentos.

Salário médio de um balconista de padaria


Segundo os especialistas na área, o salário médio de um balconista de padaria fica na faixa dos R$ 1209,00 Reais.

Porém convenhamos que em cidades de pequeno porte é um pouco difícil conseguir ganhar mais que 1 salário mínimo. Porém mesmo assim já é uma opção a mais para quem estiver qualificada para desenvolver os serviços necessários em uma padaria de forma eficiente.

Em todo caso, existem alguns estados brasileiros onde o salário de um balconista costuma ser bem interessante. Chagando até mesmo aos R$ 2 mil Reais mensais e quanto mais profissional for essa pessoa, maior é a tendência desse salário aumentar.

O certo é que a maioria das padarias sempre precisam de atendentes, no entanto é muito difícil encontrar pessoas já qualificadas para exercer os serviços necessários ou que tenham pelo menos o conhecimento básico na área.

Então o que muitos empresários nesse ramo fazem é contratar pessoas sem o mínimo de experiência, oferecer treinamentos e tentar fazer com que elas possam se tornar mais profissionais para aquele tipo de trabalho.

Justamente por isso eu aconselho sempre que a pessoa se qualifique antes para aquela área que pretende trabalhar. Afinal assim as chances de chegar ganhando um bom salário são sempre maiores!

Onde encontrar vagas para balconista de padaria?


Caso você esteja procurando vagas para balconista de padaria, saiba que as cidades com uma maior procura são em grandes capitais como São Paulo, Brasília, Florianópolis e Curitiba. Portanto nesses locais a tendência é que o salário seja sempre mais interessante para um balconista.

Uma boa alternativa é verificar as vagas disponibilizas pela internet e um dos sites interessantes para procurar é no Indeed, onde certamente vai encontrar vagas disponíveis para várias áreas, inclusive par balconistas que desejam atuar em padarias.

Quanto ganha um balconista de padaria

Vale a pena ser um balconista em padarias?


Eu aconselho sempre que as pessoas procurem trabalhar em áreas que elas já tenham uma certa habilidade ou pelo menos vontade de atuar.

Pois assim as chances de dar certo são muito maiores, mas de todo modo eu vejo o mercado de balconistas para padarias se aquecendo muito na maioria das cidades. Pois a exigência por bons profissionais está sempre constante no nosso dia a dia e além disso a valorização das balconistas vem sendo algo ativo no mercado.

Por isso eu acredito que vale a pena sim ser um balconista de padaria atualmente e caso você já tenha se candidatado a uma vaga, mas está com aquela terrível duvida, a minha dica é que vá em frente.

Pois mesmo sendo um trabalho que poderá lhe trazer alguns desconfortos as vezes, ainda sim é prazeroso trabalhar atendendo pessoas e suprindo as necessidades que elas tem. Só espero que minhas dicas tenham sido de grande qualidade para você, lhe desejo muito sucesso e nos em breve!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

13 comentários

  • Olá, estou trabalhando em um padaria faz pouco tempo,mas estou fritando salgados e assando também, queria saber se esse era para ser meu trabalho, pois quando fiz a entrevista me orientaram que deveria atender aos clientes e me especializar nas variedades dos salgados. Entro quase todos os dias na câmera fria para retirar os salgados e assa-los e também frito os que devem ser feitos, atendo clientes e ainda tenho que passar pano antes de ir embora. Queria muito saber se eu deveria ganhar insalubridade, pois minha saúde fica projudicada as vezes e ganho somente um salário mínimo.

  • ola, queria saber o que uma balconista não deve fazer, por exemplo pode lavar a louça da confeitaria, pode lavar banheiro, pode passar pano no chão, pode assar pão, isso procede! Se caso, não poder o que deve ser feito!
    OBS: o meu ponto de interrogação não esta funcionando, desculpas!

  • Precisamos de balconistas com experiencia em padaria . Que gostem de atender e gostem do ramo.

    • Eu já trabalhei na padaria de ajudante e meu número é esse018 997633142 liga pra mim pra me informar melhor desta vaga de emprego meu nome é Wesley !

    • geralda Antunes Sousa dias

      Eu endereço nesta vaga de Balconista em qual cidade eu moro em MINAS GERAIS NA CIDADE DE CONCELHEIRO LAFAIETE

    • Onde fica ? Qualidade e Estado?
      Me interesso.

  • Oi trabalho numa padaria ha 2 anos sendo que fui contratada para trabalhar no balcão so que trabalhei no balcão so 4 meses depois me chamou e perguntou se não queria trabalhar como ajudante de confeiteira e até hj minha carteira está assinada como balconista agora trabalho como confeiteira pois ele mandou a confeiteira embora estou de atestado e fiquei sabendo que assim que voltar a trabalhar vai me voltar pro balcão isso é correto como devo proceder

  • Oi sou atendente de padaria mas não fico só no balcão eu faço limpeza fato faço estoque. E trabalho de segunda a sábado das da má as 11 edas 7. 30 as 21.30 e domingo das 7 as 12.30 a 15.00 as 20.00 quero saber se temos direito a insalubridade e salário familia

  • pamela thainara

    ola, eu tenho a minha carteira assinada como atendente de padaria,só que lá eu faço de tudo fatio tiro o pão para o outro dia,asso o pão e o pão de queijo e o salgadinho e não ganho salario de salubridade,eu ganho um salario de 859 reais mais desconta 70 reais de inss fica praticamente um salario minimo isso é certo fazer trabalho de padeiro e ganha um salario tão pouco.

    • amigo, já trabalhei em escritorio de advocacia e posso te orientar nos seguintes aspectos:
      Obvio que está errado, na verdade seu patrão te colocou como atendente e lhe dá responsabilidade de padeiro, não há o que fazer ou discutir, apenas ir gerando documentos que possa ser usado numa ação trabalhista, por exemplo de forma inocente como quem não quer nada, peça a sua colega de trabalho tirar uma fotinha de voce assando pão, tire copias ou fotos de documentos atribuindo-lhe tais responsabilidades, coloque discretamente seu celular filmando voce assando pães, enfim, vá gerando documentos, inclusive anote o nome de quem lhe dava ordens, anote o cnpj da empresa, o nome dos donos e tudo que voce conseguir, inclusive nome e telefone de algum ex colega pra testemunnhar ao seu favor (se no dia da audiencia ele ainda trabalhar no local provavelmente não irá testemunhar contra a empresa, mas se ele ja estiver fora, irá sem problemas) então quando for demitido contrate um advogado trabalhista pra ele analisar o caso e ajuizar ação pedindo as diferenças referente a insalubridade e diferenças salariais.

  • Fernanda Sousa

    sou balconista a um bom tempo 20 anos trabalho em padaria meu primeiro emprego foi em 1994 e ainda hoje nao tenho coragen de enfrentar meu proprio negocio, porque nao quero começar com qualquer coisa e sem estrutura como muitos começam, até porque meu patrao nao me dá esta condiçao por acumular ferias prendendo dinheiro e ne sujeito fazer vales e esto acaba indo embora todo o esforço de anos e nao consigo crescer.Nao sou uma simples balconista atuo como caixa, pizzaiola, chapeira, cozinheira, limpeza pezada de passar pano no chao e tudo e até liderar a equipe doo meu turno e o salario é de caixa 1000,00 me dá uma sugestao do que faço de minha vida amigo …abço.

    • Amiga, Sou Administrador de empresas, com base em tudo que voce falou, lhe aconselho ao obvio, pois voce precisa evoluir, ou seja, sair da vida de CLT, porém não precisa exatamente ser empresária, existe um meio termo que seria ser autonoma, voce disse que é pizzaiola, então poderia tornar-se pizzaiola autonoma, com certeza irá ganhar mais do que esses miseros mil reais, essa é a opção menos arriscada, porém há outras, por exemplo começar em sua casa e fazer marmitas, pois voce disse ser cozinheira, em ultimo caso poderia ser diarista, mas não aconselho, pois iria desvirtuar sua carreira, então teria de tornar-se uma autonoma, legalizada e tudo, atraves do MEI, sem custos, nem burocracias, nem precisa de contador, veja mais informações no site portaldoempreendedor —– o MEI autoriza que inclua até 9 atividades, então aconselho escolher como atividade principal Pizzaiolo, e depois escolha outras atividades tais como fabrica de marmita, doceira, padeira, etc… então comece a se organizar, PS: ter CNPJ MEI lhe faz perder o seguro desemprego, então pense bem, se deseja ser escrava, ou se deseja tomar novo rumo, poderá encarar e perder o seguro desemprego confiando no seu talento, ou poderá esperar 6 meses o termino do seguro desemprego e durante esses 6 meses ir se organizando, ir fazer cursos no Sebrae sobre manipulação de alimentos, comprar livros sobre pizzas pra ir se aprimorando, planejar seu cartão de visitas, ir estudando o mercado, pesquise endereços de pizzarias que possam precisar de seus serviços, desenvolva um curriculo juridico, é parecido com o curriculo tradicional, porem além de falar de todas suas qualificações e experiencias no ramo da alimentação, também irá adicionar o seu modo de trabalho, valor da hora do seu trabalho, se levará ajudante, dias disponiveis, etc… naturalmente voce irá aprendendo quando entrar em campo.

  • Parabéns pelo seu blog.

Deixe o seu comentário