A Avon é uma das marcas de cosméticos mais tradicionais e populares na nossa sociedade. Ela está tão presente na nossa vida que nem chegamos a questionar se a Avon é brasileira. Mas a verdade é que a origem dessa empresa é um mistério para muitos de nós.
Aliás, era! Hoje esse mistério acaba, pois nesse artigo vamos desmistificar a história dessa marca tão amada por nós e por nossas mães, tias, avós e vizinhas.
Vem comigo que vou te contar sobre a nacionalidade, ano de fundação e até a origem do nome Avon! Imperdível!
A Avon é brasileira ou americana?
Se você apostou na segunda alternativa, acertou. Sim, a Avon é americana, mais precisamente de Manhattan, Nova York.
Entretanto, quando a Avon foi fundada, em 1886, ela ainda não tinha esse nome. Seu criador, David H. McConnell, nomeou sua empresa de California Perfume Company (CPC). O nome Avon só apareceu pela primeira vez anos mais tarde, em uma linha de cosméticos da marca, no ano de 1929.
Mas foi em 1939, já após o falecimento do fundador, que a marca mudou de nome. McConnell Jr, filho de David McConnell, atribuído da presidência da companhia, se deu conta de que o nome California Perfume Company não estava alinhado aos seus objetivos. Isso porque a menção ao famoso Estado americano poderia limitar o alcance da marca.
Ele estava decidido pela expansão e internacionalização da empresa, e, com sua mentalidade visionária, decidiu adaptar o nome da marca a esse propósito. Assim, em homenagem a seu pai, mudou o nome da Califórnia Perfume Company para Avon Products Inc.
Ok, agora prepare-se. Após revelar que a Avon não é brasileira, vou desmistificar mais uma lenda que talvez tenha feito parte da sua infância! Aqui vai: Avon não quer dizer “nova” ao contrário!
Ano passado esse assunto ganhou notoriedade na mídia. Com isso, a própria marca revelou ao público a origem do nome Avon. Saiba mais a seguir.
Como surgiu o nome Avon e o que significa
Foi em uma conversa no Big Brother Brasil 22 que o então participante Pedro Scooby questionou se a Avon é brasileira. Em resposta, outros participantes mencionaram que o nome da empresa significa “nova” ao contrário.
Contudo, a própria Avon, que estava entre os patrocinadores do BBB naquele ano, esclareceu o equívoco. Em post bem-humorado no Twitter, a marca desmentiu esse “significado secreto”. Aproveitou a polêmica para esclarecer que a origem do nome Avon vem de Stratford-upon-Avon, cidade natal do escritor William Shakespeare.
Conheça a origem da marca Avon
O surgimento da marca de cosméticos que hoje conhecemos como Avon, veio da ideia de um jovem ambicioso que vendia livros de porta em porta nos Estados Unidos, no século XIX.
David McConnell resolveu diversificar suas vendas. Além dos livros, começou a comercializar também amostras de perfume produzidas por um amigo farmacêutico. Não demorou para ficar evidente que esse produto atraía mais a atenção do que os próprios livros.
Foi então que McConnell decidiu largar os livros e apostar todas as suas fichas em cosméticos. Contratou sua primeira representante. Eis que nasce o seu modelo de vendas vencedor, com abordagem direta por consultoras.
Com isso, milhares de donas de casa tiveram a chance de fazer uma boa renda vendendo seus produtos favoritos, encorajando outras mulheres a não apenas comprar, como também aderir ao negócio, tornando-se promotoras também.
No ano de 1937, David McConnell falece, aos 78 anos. Seu filho, David McConnel Jr, assume o comando da empresa, que já era sucesso de vendas em franca ascensão.
Como a Avon surgiu no Brasil?
Foi só no ano de 1958 que a Avon chegou ao Brasil, após ter iniciado suas vendas na América Latina, em Porto Rico e Venezuela. Quando aportou por aqui, a marca já contava com mais de 100 mil representantes cadastradas em todo o mundo.
A Avon chegou introduzindo seu modelo inovador, tornando-se a primeira marca de cosméticos a implementar o sistema de vendas direto por relacionamento no nosso país. O resultado você já sabe, né? Sucesso total!
Mas o sistema de vendas acessível, com a mulher no protagonismo, não foi o único responsável pelo crescimento da marca e suas vendas estratosféricas. Nem tampouco a reconhecida qualidade dos seus produtos.
Cabe destacar que o posicionamento ético e a responsabilidade social sempre foram parte importante da empresa. Essa postura certamente contribuiu para a construção da forte credibilidade que a Avon possui até hoje.
Anos se passaram e a Avon continua sendo uma marca pioneira e de destaque no mercado da beleza, sempre se adaptando ao cenário da sociedade. O sistema de vendas por consultoras continua dando frutos, embora tenha perdido algum espaço para as vendas online.
Em 2019, a Natura comprou parte da companhia, tornando-se o quarto maior grupo de beleza do mundo. As identidades de ambas foram mantidas, bem como seus níveis crescentes de vendas e de credibilidade entre consumidores.
A Avon é americana, tem nome de origem britânica, mas faz parte da cultura brasileira
Enfim, chegamos ao final do nosso artigo com alguns mitos derrubados e conhecimento expandido sobre uma das marcas de cosméticos mais bem sucedidas no Brasil e no mundo.
Aqui você descobriu que a Avon não é brasileira, mas sim americana. Aprendeu sobre a origem da marca e até o significado do seu nome. Além disso, conheceu um pouco mais sobre a trajetória da empresa e sua situação no cenário atual do nosso país. Aliás, poucas são as marcas que mantém presença tão forte no mercado ano após ano, não é mesmo?
Sem dúvida, a Avon possui seu lugar garantido no coração de muitos brasileiros. Se você é um deles, que tal disseminar o conhecimento que acabou de adquirir? Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares. Tenho certeza de que eles também vão adorar conhecer um pouco mais sobre essa história de sucesso!