A melhor forma de anunciar aulas particulares, atualmente, é através da internet. Você poderá usar sua rede de contatos, redes sociais ou sites específicos para professores particulares.
Porém você poderá utilizar vários meios para conseguir alunos. Inclusive o tradicional boca a boca ainda funciona bem nessa área.
A verdade é que para ter sucesso como professor de aulas particulares, é preciso que você saia em busca dos alunos. Assim, com métodos simples de divulgação você certamente vai conseguir muitos alunos para quem passar seus conhecimentos.
Além das dicas importantes de divulgação, vou te ensinar ainda 3 maneiras que você não deve em hipótese alguma divulgar seus serviços.
Portanto, já que você é um professor e escolheu a modalidade particular para lecionar, aprenda como anunciar aulas particulares e alcance muitos alunos. Vamos lá?
6 dicas para anunciar aulas particulares
Quando você pensar em meios de divulgar seus serviços, pode apostar, existem muitos. Mas os que separei para você são os melhores, portanto fique atento as dicas e aproveite o conteúdo, está bem?
1. Use sua rede de contatos
Se for o caso de você estar começando nesse método de ensino, uma das melhores maneiras é falar com seus contatos. Fale com seus familiares, conhecidos, vizinhos, ou seja, espalhe para eles que você oferece esse tipo de ensino.
Dessa forma, cada um deles irá transmitir essa notícia para seus conhecidos e amigos, e por aí vai. Assim, em pouco tempo muitas pessoas já estão sabendo que você é um professor que dá aulas particulares.
Tem sempre alguém precisando melhorar os estudos e ter aulas de recuperação, não é verdade? Se você já tiver alguns alunos, utilize eles para divulgarem seu bom trabalho e como isso tem ajudado eles.
2. Divulgue nas redes sociais
Nos dias de hoje, é muito mais fácil divulgar um serviço que oferece devido à internet. Por que então, não utilizar? A grande maioria dos estudantes vivem conectados, então aproveite isso para também divulgar seus serviços nesse meio.
Utilize seu perfil no Facebook e transforme ele num canal direto com seus contatos e futuros alunos. Por meio de pequenas mensagens você mostra sua presença e atrai os interessados.
Crie um perfil no LinkedIn, que é uma rede social baseada em portfólio, ou seja, você pode criar um currículo e apontar suas principais características, conhecimentos e habilidades. É ideal para quem busca divulgar um trabalho ou serviço.
3. Utilize os anúncios convencionais
Mesmo que você utilize as redes sociais, essa dica serve para que você não deixe de lado a forma mais conhecida de anúncio. Estou falando dos panfletos, afinal eles ainda são uma ótima estratégia para anunciar aulas particulares.
Procure por comércios que tenham bastante movimento e distribua seus panfletos. Isso pode ser uma ótima maneira de deixar visível, e começar a chamar atenção das pessoas.
Outra solução que ainda funciona muito bem para divulgar aulas particulares são os anúncios em jornais locais. Portanto, se tiver algum jornal que circula em sua cidade, faça anúncios na seção de classificados para tentar conseguir alunos.
4. Anuncie em plataformas online
As plataformas online são excelentes para divulgação desse tipo de serviço, e tem crescido bastante. Por meio de um cadastro simples e gratuito você cria um perfil onde coloca sua especialidade, conhecimentos e área de atuação.
Dessa forma, você tem um perfil que serve como currículo pronto para ser divulgado. Você ainda pode definir os preços das aulas e fica muito fácil encontrar alunos. A seguir você conhece algumas dessas plataformas:
Plataforma Superprof
Essa é uma plataforma de ensino onde você pode se cadastrar como professor e dar aula em mais de 500 matérias diferentes. A comunidade Superprof é uma das maiores do gênero e através do site, eles te guiam por todo o caminho.
Para participar é bem simples, você só precisa se cadastrar e criar um perfil, onde você pode anunciar aulas particulares. Você ainda pode responder aos alunos interessados, pois existe muita procura, só no mês passado segundo a plataforma, foram mais de 22.000 pedidos de aulas.
Pode valer muito à pena estar presente na Superprof, pois você pode conseguir bastante alunos.
Plataforma Profes
Segundo o que informa na página da plataforma Profes, eles são o maior portal de aulas particulares no Brasil. Além disso, eles oferecem ferramentas que te ajudam na hora de organizar e dar as aulas.
Além de utilizar a plataforma como sala de aula, existe a opção de dar aulas presenciais, ou seja, levar o conhecimento literalmente até o aluno. Você coloca o preço desejado por aula e escolhe entre muitas categorias.
Mais uma excelente dica para dar aulas particulares, não é mesmo?
Plataforma Corujito
A plataforma Corujito é uma excelente ferramenta para divulgar seus serviços e conhecimentos. Porém, diferente das 2 opções acima, essa plataforma trabalha com uma taxa de comissão de 15% do valor cobrado nas aulas.
Existe também planos que te possibilitam contar com uma sala virtual, onde você pode acomodar de 5 a 15 alunos ao mesmo tempo. São planos pagos, mas que podem ser uma ótima forma para divulgar e atrair alunos.
5. Divulgue em espaços escolares
Agora se quiser ser mais direto na hora de divulgar suas aulas, você pode visitar escolas, universidades e cursinhos.
Distribua anúncios e panfletos nas secretarias das instituições, pois uma coisa é certa, os alunos estão lá todos os dias, a chance de você ser visto é grande.
Peça permissão para os diretores das escolas e coloque um cartaz no mural da escola. Assim você irá divulgar seu serviço para um público direto que pode se interessar muito pelas aulas.
6. Crie um blog ou canal no Youtube
Você encontra hoje, uma facilidade enorme se escolher criar um blog para divulgar suas aulas. É simples, gratuito e você pode vincular sua página com as redes sociais, isso aumenta muito a estratégia e as chances de atrair alunos.
Crie um blog atrativo que mostre quem você é e o que você pode oferecer para cada tipo de aluno.
Outra solução que está sendo muito utilizada pelos professores é a criação de um canal no Youtube. Geralmente eles dão aulas gratuitas sobre determinado assunto e oferecem também aulas particulares online.
Assim eles conseguem atrair uma quantidade grande de pessoas para o canal e com isso conseguem alguns alunos que precisam de aulas particulares.
Evite essas 3 maneiras de anunciar aulas particulares
A seguir você conhece 3 coisas que você deveria evitar ao máximo não hora de anunciar aulas particulares. Elas podem mais atrapalhar do que ajudar, confira!
Cartão de visitas precisam de companhia
Você teve o trabalho de criar um cartão de visitas bem feito, informativo e ideal para divulgar seu serviço. Mas na hora de entregar para os clientes, você acaba deixando outra pessoa fazer isso, evite que isso aconteça, pois você é quem deve entregar pessoalmente.
Sempre tenha um cartão de visitas com você. Afinal, você nunca sabe quando alguém vai precisar de um professor para dar aulas particulares, não é mesmo?
Entregue pessoalmente seus folhetos
Quando criar anúncios ou folhetos de divulgação, não deixe eles jogados encima dos balcões dos estabelecimentos. Isso só vai fazer você gastar dinheiro e não vai trazer resultado algum, pois quase ninguém se atenta aos folhetos jogados.
Veja por você mesmo, quando foi a última vez que pegou um folheto de algum lugar assim e realmente leu? Acho que faz tempo hein? Portanto, seja a pessoa a entregar esse material pessoalmente, deixe as pessoas te conhecer!
Corra de altos investimentos
Tente manter o mais simples possível, porque você está à procura de alunos, sua presença é suficiente, desde que esteja preparado para se apresentar e falar dos seus serviços.
Siga as dicas que passei acima com panfletos, plataformas gratuitas, o anúncio boca a boca é muito importante também, assim você começará a ter resultados e perceber que anunciar aulas particulares, não tem dificuldade alguma. Você precisa apenas saber onde procurar.
Espero que você tenha conseguido se posicionar melhor na hora de anunciar suas aulas. Continue com essa iniciativa de levar o conhecimento aos alunos, apenas assim o quadro da educação no Brasil pode mudar.
Bons negócios!
1 comment
Maria A. Roque-Kottkamp
ótimas dicas! Obrigada.