Onde vender isopor para reciclagem?

Publicado por Lidia Massari em 24 de novembro de 2024

A abrangência da coleta e reciclagem de isopor cresceu no Brasil nos últimos anos, mas se você não sabe onde vender isopor para reciclagem, hoje você tem algumas opções como empresas, cooperativas, programas e ações do governo para estimular o descarte consciente desse produto plástico.

Você verá neste conteúdo uma série de dicas valiosas que ajudam você a ganhar renda extra com a venda do isopor para reciclagem. Confira!

Saiba onde vender isopor para reciclagem com dicas valiosas

onde vender isopor

  1. Empresas e cooperativas processadoras de reciclagem;
  2. Centro de coleta de resíduos;
  3. Participe de programas de reciclagem corporativa;
  4. Tem como vender isopor pela internet;
  5. O que é o Certificado de Crédito de Reciclagem.

Já tem alguns anos que o isopor entrou na lista de resíduos aceitos pelas coletas seletivas em muitas capitais.

Até então, o descarte acontecia de forma descentralizada, gerando ineficiência e desperdício de um produto com alto potencial de retorno.

É verdade que os principais pontos de coleta e compra de isopor se concentram em grandes cidades e capitais. Porém, aos poucos o isopor tem entrado na mira das empresas que veem valor no reaproveitamento do material.

1. Empresas e cooperativas processadoras de reciclagem

A forma mais fácil de vender isopor para reciclagem ainda é através das empresas e cooperativas. Aí mesmo na sua cidade deve ter comércios que coletam e compram materiais para transformá-los em recicláveis.

Contudo, é preciso identificar quais empresas atuam na reciclagem do material. Isso porque não é toda cooperativa que tem os equipamentos e o conhecimento para dar o tratamento inicial antes do seu reaproveitamento.

Afinal, o isopor pós-consumo precisa passar por alguns processos antes de ser encaminhado para companhias que o reutilizam, como:

  1. Reciclagem mecânica: o material pós-consumo passa por triagem, separação e higienização, depois a processadora elimina o gás (cerca de 98% é ar), derrete e granula, criando a matéria-prima para reutilização.
  2. Reciclagem química: quando o isopor não serve mais como material reciclável para novos produtos, a indústria química o destina à produção de gases, óleos, colas, solventes e insumo para calçados.

A partir dessas informações você consegue identificar melhor quais empresas e cooperativas podem comprar seu isopor.

2. Centro de coleta de resíduos

Já os centros de coletas de resíduos geralmente não realizam o processamento do isopor no local de recolhimento. Ao invés disso, estes comércios atuam mais na intermediação da aquisição do material e destinação às indústrias especializadas na reciclagem de isopor.

Em razão disso, o valor da venda pode ser mais baixo porque o comprador depende de margem mais flexível para negociar na revenda. Por outro lado, é mais fácil encontrar esse tipo de parceiro comercial.

A dica é fazer uma pesquisa em sua região porque às vezes compensa se deslocar alguns quilômetros a mais para vender melhor.

3. Participe de programas de reciclagem corporativa

Muita gente que chega aqui querendo aprender onde vender isopor para reciclagem costuma ter um pequeno comércio. Dessa forma, a pessoa acaba juntando quantidades consideráveis de isopor no recebimento de produtos e de matérias-primas.

Se é o seu caso, você pode aproveitar os programas de reciclagem corporativa que algumas cooperativas e empresas especializadas oferecem com exclusividade para comércios em geral:

  1. Identificação de programas: pesquise programas que atendam sua demanda tanto regional quanto nacional, empresas como Knauf e Ambev têm programas de incentivo à reciclagem de isopor.
  2. Contato comercial: formalize a negociação com um contato direto e interesse em participar dos programas de reciclagem, deixando bem claro que você é um comércio gerador de isopor.

4. Tem como vender isopor pela internet?

Hoje em dia você consegue vender isopor pela internet porque parte das empresas recicladoras usam o alcance das ferramentas digitais, a fim de ampliar sua rede de fornecedores de recicláveis.

Só para ilustrar, existem até plataformas especializadas que conectam as pessoas às empresas para negociar resíduos, a exemplo da Plataforma B2Blue.

Além do isopor, é possível vender diferentes resíduos, como vidro, borracha, resíduos eletrônicos (REEE), papel, madeira, tecidos plásticos, metais, sucatas e resíduos da construção civil.

Outros canais utilizados são os e-commerces como OLX e Mercado Livre, a exemplo da oferta de isopor triturado.

O que é o Certificado de Crédito de Reciclagem?

Certificado de Crédito de Reciclagem

Se você já ouviu falar do Crédito de Carbono, então você sabe exatamente o que é o Certificado de Crédito de Reciclagem, pois o conceito é o mesmo.

O crédito de reciclagem é um tipo de certificação que uma empresa recebe por destinar seus resíduos de maneira ambientalmente consciente e responsável.

E isso também se aplica ao isopor, onde a empresa pode conquistar créditos de reciclagem da seguinte forma:

  • Destinar corretamente os resíduos e materiais de isopor conforme diretrizes ambientais.
  • Assegurar a compensação das embalagens através de parcerias com cooperativas e centros de coleta para o tratamento do material.
  • Aderir a programas de logística reversa de embalagens de isopor.
  • A empresa valida o procedimento de contribuição, destinação consciente e conformidade com a PNRS.
  • A PNRS diz respeito à Política Nacional de Resíduos Sólidos que garante o reconhecimento.
  • Por fim, a empresa recebe os créditos da certificadora que analisa as notas fiscais e a quantidade de materiais vendidos.

Como resultado, sua empresa não só ganha um status de contribuição ambiental, como acumula dinheiro através dos créditos de reciclagem. Vale destacar o estímulo à inclusão social e econômica e impacto na economia circular.

Já escolheu onde vender isopor para reciclagem com mais facilidade?

Muito mais do que descobrir onde vender isopor para reciclagem, é entender que a comercialização ainda não é tão ampla quanto outros materiais recicláveis, como a própria lata de alumínio.

Além do mais, a coleta e o processamento são realizados por empresas especializadas, em sua maioria. Minha dica é para você avaliar todos estes pontos antes de se dedicar 100% à venda de isopor. Compartilhe as dicas e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário