6 Produtos derivados do babaçu

Publicado por Lidia Massari em 22 de novembro de 2024

O cultivo de babaçu desempenha um papel determinante para diversas comunidades rurais no país, que extraem da palmeira nativa um número considerável de produtos derivados do babaçu, como óleo, azeite, leite, farinha e até queijo.

Atualmente, os estados que lideram a produção de babaçu são o Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, e em regiões onde o cerrado predomina. Confira um conteúdo relevante que mostra a riqueza do babaçu e o seu potencial socioeconômico!

Descubra 6 principais produtos derivados do babaçu e sua riqueza natural

produtos derivados do babaçu

  1. Azeite e óleo de babaçu;
  2. Farinha de babaçu;
  3. Leite de babaçu;
  4. Sabonete e sabão de babaçu;
  5. Queijo de babaçu;
  6. Artesanato de babaçu.

Você sabia que o babaçu é uma palmeira nativa da América do Sul que faz parte da mesma família (Arecaceae/Palmae) que o dendezeiro? Apesar disso, as palmeiras têm características, qualidade únicas e exploração comercial distinta.

Quem cultiva e vive do babaçu costuma dizer que se aproveita tudo da palmeira. Com isso, sua versatilidade proporciona uma gama de produtos derivados do babaçu que movimenta a economia local nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

1. Azeite e óleo de babaçu

A maior aplicação do babaçu hoje é na indústria de cosméticos e no desenvolvimento de produtos de cuidado pessoal. Isso porque o óleo extraído das amêndoas do coco babaçu possui propriedades que oferecem grande benefício, como:

  • O óleo possui uma composição emoliente que traz maciez e suavidade a todos os tipos de pele, inclusive peles oleosas.
  • A combinação de ácidos graxos e vitamina E torna o óleo de babaçu um hidratante natural.
  • Seu colágeno ajuda a trazer mais firmeza à pele.
  • A indústria usa o óleo do babaçu em produtos para regeneração celular da pele.
  • O óleo ainda oferece qualidades anti-idade e antiacne.

Nesse contexto, as indústrias usam o óleo em cosméticos como sabonetes, cremes e loções hidratantes. Já o azeite do babaçu possui finalidade culinária e pode substituir facilmente óleos compostos e azeites tradicionais.

No entanto, a produção do azeite do babaçu é quase inteiramente artesanal, e isso torna seu acesso mais restrito.

2. Farinha de babaçu

Você pode encontrar a farinha de babaçu como amido de babaçu no mercado. Esse produto é obtido através do processamento do mesocarpo do coco do babaçu, que é a polpa da fruta.

Dentre as inúmeras aplicações, a farinha do babaçu é a substituta perfeita para a farinha de trigo, principalmente para pessoas intolerantes ao glúten. Por conta disso, indústrias de panificação, produção de bolos, massas e biscoitos, fazem a substituição.

Contudo, ainda é um produto pouco consumido por causa do acesso limitado das pessoas. Vale dizer que a farinha é um excelente anti-inflamatório natural, o que leva muita gente a utilizá-la como remédio caseiro para alívio de inflamações e dores.

3. Leite de babaçu

Conforme as pessoas apresentam intolerância à lactose, mais as indústrias procuram alternativas para substituir o leite tradicional. Antigamente, só se falava no leite de soja e como ele era ideal para uma dieta zero lactose.

Mais recentemente, o leite de amêndoas também ganhou destaque, apesar de ter um valor bem mais alto. Agora é o leite de babaçu que, embora seja novidade, é uma grande promessa para equilibrar a demanda por leite.

Nesse sentido, o leite é produzido a partir das amêndoas do babaçu em um processo que preserva toda sua carga nutritiva. Sem contar que ele também é rico em ácido graxo e antioxidante.

Prova disso é que a indústria cosmética usa o leite de babaçu em produtos de hidratação e itens de cuidado com a pele.

4. Sabonete e sabão de babaçu

Sabonete e sabão de babaçu

O mercado de sabonete artesanal tem apresentado crescimento constante no Brasil. Afinal, hoje é muito mais fácil encontrar ingredientes e insumos de alta qualidade. E outra, a demanda por produtos naturais nunca esteve tão alta.

Nesse contexto, o babaçu cai como uma luva porque agrega mais qualidade, suavidade aos produtos e ainda ajuda a estabilizar a alcalinidade das receitas.

Na prática, esse tipo de produto tem um nível bem alto de saponificação, que é a propriedade de limpar e hidratar melhor a pele. Veja as vantagens de usar sabonetes e sabões à base de babaçu:

  • Produto 100% artesanal.
  • Livre de qualquer tipo de aditivo.
  • Nível ideal de alcalinidade.
  • Proporciona ótima capacidade de hidratação e limpeza.
  • Ajuda no processo de cicatrização.
  • Protege a pele da formação de manchas.

5. Queijo de babaçu

Eu resolvi trazer o queijo como um dos produtos derivados do babaçu por conta de ser uma novidade. Porém, o produto ainda está em fase de testes e aprimoramento para chegar ao nível comercial aceito.

Dito isso, o queijo de babaçu é um produto comum em regiões onde o cultivo da palmeira é tradicional. Segundo a Embrapa, o queijo de babaçu representa uma boa oportunidade para estimular maior inovação na cadeia de valor do seu cultivo.

Isso quer dizer que você provavelmente ainda não encontrará o produto nos supermercados, ainda mais porque é um produto análogo ao tradicional queijo. Só que a perspectiva de investimentos futuros pode tornar isso uma realidade.

6. Artesanato de babaçu

Por acaso você já ouviu falar de biojoias? A biojoia é uma peça de artesanato criada a partir de componentes naturais e sustentáveis. No caso do babaçu, os artesãos utilizam a fibra, as amêndoas e até a casca do coco do fruto.

Desse modo, é possível criar verdadeiras obras de arte com alto valor agregado, uma vez que o acesso à matéria-prima é limitado.

Quais dos produtos derivados do babaçu você já conhecia?

A maioria dos brasileiros apenas ouviu falar do babaçu, mas pouco conhece do fruto. E isso é uma pena, pois a palmeira do babaçu é uma das maiores riquezas cultivadas no cerrado brasileiro.

Seu cultivo movimenta todo um ecossistema que mantém a economia familiar das regiões produtoras.

Então, os produtos derivados do babaçu trazem renda significativa às famílias, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades. Gostou do conteúdo e das curiosidades? Compartilhe e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário