Franquia de comida mexicana: Quais existem? Qual o valor?

Publicado por Lidia Massari em 19 de outubro de 2024

O modelo de franquia de comida mexicana oferece mais do que um bom negócio, ele representa uma grande tendência no mercado de alimentação fora de casa, atraindo clientes interessados em experimentar novas gastronomias com qualidade.

Então, para você que quer se destacar num dos segmentos mais concorridos, chegou o momento de conhecer sua nova franquia. Acompanhe uma leitura que aproxima você do investimento ideal para seu perfil empreendedor!

6 melhores opções de franquia de comida mexicana que você precisa conhecer

franquia de comida mexicana

A culinária mexicana começou a se popularizar no Brasil na década de 90, principalmente através do food truck. Desde então, a gastronomia conhecida por combinações extravagantes e toques apimentados, ganhou a preferência do brasileiro.

Como resultado, o mercado presenciou o surgimento do conceito de franquia de comida mexicana que se consolidou. Para você, esta é uma oportunidade única de investir no ramo da alimentação a partir de um negócio lucrativo e escalável.

1. Franquia Taco Bell Brasil

A franquia da Taco Bell é recente no Brasil, chegou apenas em 2016. Porém, a marca inspirada na culinária mexicana existe há 62 anos e foi fundada em Downey, na Califórnia (EUA).

Hoje a rede de restaurantes fast food tem mais de 30 unidades e grandes planos para o Brasil. Segundo o plano de expansão, a Taco Bell deseja que o Brasil seja seu principal operador fora dos Estados Unidos. Nesse caso, algo em torno de 200 lojas.

Ao todo, a Taco Bell possui mais de 7 mil unidades no mundo, o que comprova sua força como uma grande franqueadora. Se você quer saber quanto custa abrir uma franquia do Taco Bell, a companhia trabalha com três modelos de negócios:

  1. Modelo de loja: food court (shoppings), express ou dine-in e drive thru.
  2. Metragens das lojas: de 40m² a 300m².
  3. Investimento inicial: varia de R$1,7 a R$3 milhões de reais.
  4. Faturamento mensal médio: entre R$250 e R$450 mil.
  5. Margem de lucro: até 30%.
  6. Retorno: até 42 meses.

2. Franquia Hermanito Fast Food Mexicano

A franquia do Hermanito começou como um food truck itinerante em 2015. Na época, seus fundadores percorreram mais de 14 estados, levando o que a culinária mexicana tem de melhor.

Com uma bagagem cheia de experiências no ramo, eles finalmente desenvolveram um modelo estratégico de franquia em 2018. Agora em Joinville, berço da marca, o Hermanito se tornou líder no segmento de comida mexicana.

Para isso, a rede conta com mais de 150 lojas e uma operação enxuta que gera alta satisfação dos franqueados. Atualmente, você encontra os formatos de franquia de container, loja de rua e shopping, veja o investimento:

  1. Investimento inicial: entre R$99 e R$239 mil.
  2. Faturamento mensal médio: varia de R$80 a R$150 mil por mês.
  3. Margem de lucro: média de 25%.

3. Franquia Nacho Man

A história da franquia Nacho Man começou em 2018, a partir da ideia de preparar receitas mexicanas autênticas. Assim, suas receitas e temperos tradicionais colocaram a Nacho Man no mapa da franquia de comida mexicana de sucesso.

Hoje são mais de 40 unidades com foco na região sul, como Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville. Só que a franquia também quer levar seus nachos, quesadilhas, tacos e burritos para outras regiões do Brasil.

Um dos seus diferenciais, é que eles cultivam seus próprios insumos como as pimentas mexicanas exóticas. Além disso, a franquia também é responsável pela produção artesanal de molhos.

4. Franquia de comida mexicana GUA.CO

O GUA.CO poderia ser apenas mais uma franquia de comida mexicana, mas eles foram além. Para isso, apostaram no conceito Fast-Casual que consiste em eliminar o serviço de mesa e reduzir custos operacionais, mas focar 100% na qualidade do produto.

Inclusive, o frescor dos alimentos e a produção diária garantem produtos de excelência. Fundada em 2016, o GUA.CO é fruto de três empresários que deixaram a carreira na música para investir em alimentação.

Se você não sabe quem é dono do Guaco, a marca faz parte do Grupo SMZTO, que é um grupo brasileiro de investimentos em franquias:

  1. Investimento inicial: a partir de R$700 mil reais.
  2. Faturamento mensal médio: cerca de R$300 mil por mês.
  3. Margem de lucro: entre 11% e 15%.
  4. Retorno: de 24 a 32 meses.

5. Zapata Mexican Bar

Zapata Mexican Bar

A proposta da franquia Zapata Mexican Bar vai além da gastronomia mexicana. Isso porque a empresa nasceu das viagens que o empresário Marcio Brasil fez pelos Estados Unidos, onde se apaixonou pela proposta comercial.

Como resultado, a franquia se consolidou com os formatos de bar mexicano e a La Taquería Zapata. Então, se você pretende investir em um formato de alimentação rápida, com ingredientes frescos e muito sabor, o Zapata tem o que você precisa.

Portanto, para descobrir quanto custa a franquia Zapata, é necessário falar diretamente com a empresa, pois eles não divulgam.

6. Franquia de comida mexicana Guacamole

Já a franquia Guacamole Cocina Mexicana é a pedida perfeita para você que procura diversidade de formatos comerciais. A Guacamole está há 18 anos no mercado brasileiro, onde atua como franqueadora há 10 anos.

Sua rede de lojas é composta por mais de 20 unidades, pois sua expansão é pensada nos mínimos detalhes. Você pode investir nos formatos de Taqueria Delivery, Taqueria Balcão, Taqueria Salão e Cocina Mexicana.

Como você pode notar, há uma opção para cada tipo de necessidade e bolso, sendo a Cocina Mexicana o modelo mais completo. Diante disso, o investimento inicial varia de R$30 mil até R$1,5 milhão.

Em contrapartida, o faturamento médio fica entre R$1 e R$8 milhões ao ano, dependendo do formato. Além do mais, a franquia opera com lucratividade de 15% e o retorno acontece em até 24 meses.

Já escolheu sua próxima franquia de comida mexicana?

Optar por uma franquia de comida mexicana oferece a você uma abordagem única ao ramo da alimentação. Sem contar que a culinária mexicana está em alta e o consumidor valoriza qualidade e variedade.

Nesse momento, você só precisa identificar a franquia que caiba no seu bolso e que caminhe junto com seus ideais. Espero que este conteúdo sirva como um alicerce para auxiliar você a montar um negócio próprio. Compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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