Onde fica a fábrica da Kopenhagen? Descubra onde tudo é fabricado

Publicado por Lidia Massari em 20 de setembro de 2024

A atual fábrica da Kopenhagen, localizada na cidade de Extrema, Minas Gerais,  é responsável pela produção de toda a linha de produtos da empresa e abastece uma rede com mais de mil lojas, se você considerar todas as marcas do Grupo CRM.

É impossível falar em qualidade e tradição chocolateira no Brasil e deixar a marca de fora. Afinal, a história da empresa Kopenhagen faz parte da indústria nacional de chocolates e hoje você descobre tudo sobre o assunto, confira!

Descubra onde fica a fábrica da Kopenhagen que produz os chocolates da marca

Onde fica a fábrica da Kopenhagen

Apesar do nome gringo, a Kopenhagen é uma marca 100% brasileira fundada em São Paulo. Sua primeira fábrica foi inaugurada no bairro do Itaim Bibi, também em São Paulo, e por muitas décadas supriu as demandas da empresa.

Contudo, a Kopenhagen se tornou uma das maiores marcas de chocolates finos do Brasil, levando ao aumento significativo da produção. Em 1996, a empresa foi vendida para o empresário Celso Ricardo de Moraes, que levou a fábrica para Barueri (SP).

Porém, mesmo com a mudança da fábrica original, a produção já não dava mais conta da demanda e também não oferecia espaço para expansão.

Nesse momento, a Kopenhagen decidiu descontinuar a unidade de Barueri. Foi então que em 2010 a empresa escolheu o município de Extrema, no sul de Minas Gerais, para erguer sua nova fábrica e centro de operações.

Desde então toda a produção da Kopenhagen acontece na unidade de Extrema, município que oferece as condições ideais de produção e de logística.

Capacidade produtiva e importância na nova fábrica da Kopenhagen

Através de uma moderna planta fabril, a unidade da Kopenhagen em Extrema desempenha um papel estratégico na sua cadeia produtiva. Entretanto, para quem gosta de conhecer os processos, infelizmente não tem como visitar a fábrica da Kopenhagen.

Por dentro da fábrica da Kopenhagen em Extrema (MG)

  • Investimento total de R$100 milhões de reais.
  • Em área construída, a nova fábrica dispõe de 31 mil m².
  • A totalidade do terreno é de 217 mil m².
  • Hoje a fábrica produz mais de 3,5 mil toneladas de chocolate por ano.
  • A unidade em Extrema abastece as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau.
  • Em 2014, a marca suíça Lindt formou parceria com a Kopenhagen.
  • A Joint Venture deu à Kopenhagen 49% das operações da Lindt no país.
  • A unidade de Extrema também produz algumas marcas do grupo.
  • Estimativas indicam que a fábrica emprega cerca de 1.100 profissionais.
  • A fábrica emprega 800 pessoas de forma temporária em época sazonal.

Portanto, através de trocas de incentivos fiscais e compromissos firmados com o município, a fábrica da Kopenhagen em Extrema é o eixo produtivo de toda a rede brasileira de chocolates finos.

Conheça mais da história da empresa Kopenhagen no Brasil

história da empresa Kopenhagen

A migração de um casal da Letônia para o Brasil foi o pontapé inicial na fundação da Kopenhagen. Ainda em 1920, David e Anna Kopenhagen começaram a empreender no ramo chocolateiro brasileiro assim que pisaram no país.

Por conseguinte, a cidade de São Paulo, que é onde nasceu o chocolate Kopenhagen, recebeu sua primeira loja. A famosa Rua Oscar Freire foi o endereço inicial daquela loja que se tornaria referência em chocolate de qualidade, em 1928.

Ali mesmo nas proximidades nasceu também a primeira fábrica para suprir a demanda que só aumentava, no bairro Itaim Bibi. A partir daí a Kopenhagen decolou e conquistou seu espaço na preferência nacional ano após ano, veja um resumo:

  • As marcas Nhá Benta, Língua de Gato e Lajotinha surgiram em 1948.
  • O modelo tradicional de cafeteria com chocolateria veio em 1978.
  • Com o sucesso das novas criações, a Kopenhagen iniciou no segmento de franchising em 1982.
  • Vale dizer que o franqueamento impulsionou sua expansão no país.
  • Já em 1996, a empresa muda de dono e a família Moraes assume.
  • Então, surge o Grupo CRM que é responsável por alavancar o crescimento da empresa.

Nos últimos 15 anos, após a migração da fábrica para a cidade de Extrema (MG), a Kopenhagen consolidou 100% de presença em todos os estados brasileiros.

Quem é o dono da Kopenhagen no Brasil?

Até meados de 2023, a marca pertencia ao Grupo CRM, mas isso mudou quando a Nestlé anunciou a compra da Kopenhagen.

No começo de 2024, o CADE aprovou a aquisição e a Nestlé se tornou a dona da Kopenhagen e de todas as marcas do grupo. Então, as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee passaram a fazer parte do portfólio Nestlé.

Caso você não saiba, hoje a Nestlé é dona de mais de 2.000 marcas de produtos que estão presentes no dia a dia de milhões de pessoas.

A Kopenhagen é franquia? Veja se tem como abrir uma loja da rede

Kopenhagen é franquia

A Kopenhagen começou a operar como franqueadora em 1982, e hoje tem mais de 700 lojas em todo o país.

Então, você ainda pode abrir uma loja da marca, mesmo que a Nestlé a tenha comprado. Para tanto, a franquia disponibiliza três modelos de negócio: quiosque, loja light e loja premium.

Quanto é a franquia da Kopenhagen?

  1. Quiosque: investimento a partir de R$180 mil e lucro líquido de até 15%.
  2. Projeto Light: valores a partir de R$300 mil e lucratividade de até 15%.
  3. Projeto Loja: a partir de R$400 mil e faturamento de até R$1,5 milhão.

Além de ser uma grande concorrente da Cacau Show, a Kopenhagen é uma das principais franquias de chocolate do Brasil.

Agora você sabe onde fica a fábrica da Kopenhagen responsável pelos deliciosos chocolates

Ao longo das últimas décadas, a Kopenhagen entendeu que precisava diversificar seu portfólio para continuar relevante no segmento. Isso porque a empresa tinha como foco apenas os públicos das classes A e B.

Todavia, a chegada da Brasil Cacau ao mercado em 2009 é a prova de que o grupo estava de olho nas mudanças. E agora que você entendeu onde fica a fábrica da Kopenhagen, fica evidente que o plano de expansão envolve explorar novas fronteiras.

Gostou do conteúdo e conhece alguém que poderia achar o máximo? Então compartilhe, até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário