Arezzo é brasileira? Veja como funciona a empresa e onde fica sua fábrica

Publicado por Lidia Massari em 17 de setembro de 2024

A Arezzo é uma empresa 100% brasileira fundada em 1972 pelos irmãos Anderson e Jefferson Birman, ao longo de 52 anos a Arezzo se tornou a maior marca de varejo de calçados femininos da América Latina, com milhares de lojas e revendedores.

Considerando que muitas pessoas compram seus produtos, mas poucas conhecem a origem da Arezzo, resolvi criar este conteúdo para retratar um pedacinho da sua história e representatividade no varejo brasileiro, confira!

A Arezzo é brasileira e atua em diferentes frentes de negócio

Arezzo é brasileira

A marca Arezzo&Co é mineira por essência, pois foi fundada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1972. Por trás da sua fundação estão os irmãos Anderson e Jefferson Birman, que tinham uma idealização muito clara na época.

Eles queriam conectar e traduzir as maiores tendências da moda para mulheres reais do dia a dia. Para isso, utilizaram toda a influência da moda europeia da década de 70 para lançar seus primeiros produtos.

O sucesso inicial dispensa comentários, mas foram as estratégias ao longo do caminho que possibilitaram a Arezzo se tornar referência.

Como a Arezzo fortaleceu sua participação de mercado?

A empresa aplicou diversas estratégias comerciais para garantir sua participação de mercado. Por exemplo, com a aquisição da marca Reserva em 2020, grande destaque na moda masculina.

A partir disso, a Arezzo passou a atuar de forma indireta em um segmento que até então não aproveitava. Além da Reserva, a Arezzo é dona de marcas como: Schutz, Brizza, Anacapri, Vans, Alme, Alexandre Birman, Carol Bassi, Vicenza, entre outras.

No começo de 2024, anunciaram a fusão com o Grupo Soma, dono de marcas como Farm, Animale e Hering. Portanto, a Arezzo sabe aproveitar a brasilidade no jeito de empreender e cresce a cada ano.

Além de operar lojas próprias com total controle de gestão, a empresa foca na revenda multimarcas e no segmento de franquias.

Saiba como funciona a Revenda Arezzo Multimarcas

A revenda Arezzo é a modalidade mais simples e rápida para os empreendedores brasileiros aproveitarem o alcance da marca. Nesse caso, é interessante que o revendedor tenha uma loja multimarcas já estabelecida e operacional. Depois disso, basta seguir passos simples:

  1. Acesse a página Multimarcas no rodapé do site oficial Arezzo.
  2. Em seguida, preencha o formulário com as informações requisitadas.
  3. Aqui você pode incluir uma mensagem exclusiva, caso tenha algum diferencial ou queira destacar um ponto positivo da sua operação atual.
  4. Por fim, aguarde o retorno da equipe responsável.
  5. O time Arezzo passará todas as orientações e primeiros passos.

Veja qual o valor de uma franquia Arezzo

A Arezzo atua como franquia desde 1986, ou seja, são 38 anos de experiência a favor do franqueado. Atualmente, o investimento na franquia da Arezzo é a partir de R$500 mil, mas pode ultrapassar a marca de R$750 mil conforme modelo de negócio.

É inegável que o valor é alto se você comparar com outras franquias do varejo de calçados femininos. Contudo, poucas marcas oferecem a visibilidade e o apelo comercial que a Arezzo tem em relação ao consumidor fidelizado.

Se você quiser mais informações, acesse seu site oficial e selecione a categoria “Seja Franqueado” no rodapé da página. Tudo se resume a preencher um formulário e aguardar o retorno da apresentação do negócio.

Quantas lojas Arezzo tem no Brasil? O número te deixará de queixo caído!

Através do site institucional, a empresa divulga que a sua rede de franquias tem mais de 450 lojas apenas com a marca Arezzo. E que sua presença física atinge cerca de 180 cidades de todos os estados brasileiros.

Contudo, a Arezzo é uma empresa que está em constante expansão e isso torna complexo acompanhar os números exatos. Mesmo porque a Arezzo&Co é composta por todas as outras marcas que eu já mencionei acima.

Não é à toa que o grupo atingiu 1.000 lojas em 2022, juntando todas as suas marcas, veja:

  • No total, a Arezzo&Co tem mais de 1.000 unidades em todo o Brasil.
  • Em termos de franquias, são aproximadamente 750 unidades.
  • Somente da marca Reserva, o grupo possui 212 lojas físicas.
  • A fusão com a Soma vai mais do que dobrar as lojas do novo grupo.
  • Estima-se um número próximo de 2.060 lojas no começo de 2025.
  • Desse total, 1.520 serão franquias combinadas das suas empresas.
  • O faturamento do grupo deve atingir quase R$12 bilhões no futuro.

Portanto, se você pensa em investir em franquia de roupas femininas, o conselho de ouro é acompanhar o desenrolar desta fusão. Afinal, quem entende do mercado afirma que a capilaridade das marcas deve abrir diversas oportunidades em franquia.

Onde fica a fábrica Arezzo?

Onde fica a fábrica Arezzo

Para comportar a demanda da imensa rede de lojas, revendedores e distribuidores, a Arezzo possui braços produtivos em diversas partes do Brasil.

Atualmente, sua principal fábrica está na cidade de Uruburetama, no Ceará, cidade que fica a pouco mais de 120km de Fortaleza. Conforme as informações sobre a fusão com o Grupo Soma eram divulgadas, a Arezzo acelerou a instalação na cidade.

Nesse contexto, a unidade tem hoje capacidade para produzir cerca de 1 milhão de pares por ano. Porém, o grupo já anunciou uma nova rodada de investimentos para aumentar sua capacidade produtiva.

A iniciativa de investir no Ceará veio do ecossistema calçadista da região, bem como da mão de obra qualificada e abundante.

Com isso, a unidade vai preservar e gerar mais de 1.300 empregos. Afinal, a instalação pertencia ao Grupo Paquetá que por coincidência era fornecedor da Arezzo, mas acabou entrando em recuperação judicial há alguns anos.

Além do Ceará, a Arezzo tem compromisso de desenvolvimento com o estado do Rio Grande do Sul, a exemplo da unidade no município de Campo Bom (RS).

A Arezzo é brasileira e lidera o varejo de calçados femininos no Brasil

Agora você não só descobriu que a Arezzo é brasileira, como também compreendeu a dimensão da sua operação no país. Os próximos meses prometem ser determinantes para o seu futuro.

O processo de fusão com o Grupo Soma promete alavancar ainda mais as marcas e oportunidades de empreendimentos no país.

Portanto, se você deseja investir em uma das marcas mais famosas de sapatos femininos, há muita coisa interessante por vir. Espero que tenha gostado do conteúdo e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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