O principal polo produtivo da Tramontina fica na cidade de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, em uma região que concentra 6 fábricas no total. A mais famosa e antiga é a Tramontina Cutelaria, responsável pelas suas principais linhas de produtos.
A Tramontina carrega uma história de 113 anos no mercado brasileiro e tem uma operação massiva que supre consumidores cada vez mais exigentes. Confira uma leitura rápida e conheça uma das principais indústrias do país!
Descubra em qual cidade fica a fábrica da Tramontina no sul
A Tramontina atua no Brasil desde 1911, quando Valentin e Elisa Tramontina compraram uma pequena ferraria em Carlos Barbosa. Por sua vez, o comércio oferecia pequenos reparos para as indústrias que cresciam na região.
A empresa cresceu e se consolidou na região a partir de serviços diferenciados e escassos naquela época. Até hoje, a unidade da Tramontina em Carlos Barbosa é a principal unidade fabril do grupo.
Para tanto, a fábrica produz utilidades profissionais e esportivas para casa, cozinha e churrasco. Só para ilustrar a relevância da unidade, a indústria ocupa uma área de 323 mil metros quadrados.
Vale ressaltar ainda que a Tramontina gera cerca de 4 mil empregos apenas nas unidades da região de Carlos Barbosa.
Surpreenda-se ao saber quantas fábricas a Tramontina tem no Brasil
Atualmente, a Tramontina conta com 8 unidades de produção para suprir a demanda nacional. Não à toa, seu mix de produtos vai além de 22 mil itens em utensílios e equipamentos de cozinha. Não podemos deixar de fora os materiais elétricos e manutenção automotiva. Conheça as fábricas da empresa:
Fábricas em Carlos Barbosa (RS)
A região de Carlos Barbosa abriga 4 unidades fabris da Tramontina e representa sua grande força de produção. Além da Tramontina Cutelaria, você encontra as seguintes indústrias na região:
- Tramontina Eletrik: a unidade produz materiais elétricos para uso residencial, comercial e industrial em uma área de 43 mil m².
- Tramontina Multi: fundada em 1982, a unidade produz ferramentas, utilidades e equipamentos de jardinagem, agricultura e construção civil.
- Tramontina TEEC: a unidade foi fundada em 1996 para fabricar cubas, pias, misturadores, tanques, lixeiras e acessórios em aço inoxidável.
Fábrica em Farroupilha (RS)
Em 1971, a Tramontina decidiu que Farroupilha (RS) seria responsável por sediar sua fábrica de utensílios. Nesse contexto, falamos de produtos como panelas, talheres, itens para servir e equipamentos para cozinhas profissionais.
Unidade em Garibaldi (RS)
A unidade fabril de Garibaldi, na Serra Gaúcha, se encarrega da produção de um mix específico e foca nos segmentos:
- Industrial
- Elétrico
- Automotivo
- Offshore
- Agrícola
- Construção civil
- Aeronáutico
Unidade em Belém (PA)
Do outro lado do país, no Pará, a unidade Tramontina Belém é estratégica na manufatura de utilidades domésticas. Além disso, o mix de produtos engloba itens como móveis de madeira para áreas internas e externas e corporativo.
Fábrica no Recife (PE)
De olho nas necessidades das empresas e estabelecimentos, foi fundada em 1998 e Tramontina Delta, no Recife. A partir de uma estrutura moderna, a empresa atende restaurantes, lojas de departamento, hotéis, distribuidores e e-commerce.
Ao longo de todas as fábricas, a Tramontina emprega mais de 10 mil colaboradores.
E para escoar a produção, o grupo dispõe de 5 grandes centros de distribuição localizados em Barueri, Belém, Goiânia, Carlos Barbosa e Simões Filho, na Bahia.
A Tramontina é brasileira?
Sim, a Tramontina é uma marca brasileira que opera a nível nacional. Há uma certa confusão quanto à sua origem. Afinal, ela foi fundada por imigrantes italianos.
Nesse sentido, Valentin Tramontina que tinha acabado de chegar ao Brasil em 1911, decidiu empreender em Carlos Barbosa (RS). A pequena ferraria de reparos e ferragem para cavalos, fundada em 1911, passou a produzir canivetes feitos em ossos.
O sucesso foi instantâneo e em 1930, Valentin lançou seu primeiro canivete profissional que chamou de Canivete Santa Bárbara. Este foi o divisor de águas que alavancou a empresa, mas infelizmente Valentin faleceu em 1939.
Nesse momento, a viúva Elisa Cecco Tramontina assumiu e deu sequência à gestão e expansão da empresa.
Pode-se dizer que Elisa foi responsável por consolidar os pilares que Valentin queria para sua empresa. Como resultado, a Tramontina se tornou a maior empresa no segmento de ferramentas e utensílios no Brasil.
Tem Tramontina fora do Brasil?
A Tramontina possui presença global, mas se você não sabe em quantos países a Tramontina está presente, hoje ela atende mais de 120 países pelo mundo.
Aliás, sua expansão internacional teve início em 1986, quando abriu o primeiro centro de distribuição no exterior. Por sua vez, a Tramontina USA Inc. foi fundada na cidade de Houston, Texas, Estados Unidos.
Já em 1994 uma segunda unidade surgiu na Alemanha, a Tramontina Germany GmbH. Apenas três anos depois, a empresa montou seu primeiro escritório de vendas no exterior e escolheu o México como sede.
Depois disso, a Tramontina deslanchou e aumentou sua operação internacional com consistência. Quer obter mais informações ou tirar dúvidas específicas? Sem problemas, acesse a página oficial da Tramontina!
Conhecer a fábrica da Tramontina no Brasil é entender uma parte importante do mercado nacional
E então, gostou de aprender onde fica a fábrica da Tramontina no sul? Costumo dizer que algumas empresas ajudaram a moldar o mercado como o conhecemos hoje. E a Tramontina é, sem sombra de dúvidas, uma das empresas que mais contribuiu nisso.
Gostou do conteúdo e acredita que ele pode solucionar a dúvida de outras pessoas? Então, que tal compartilhar? Até a próxima!