Seja pelo nome ou pelo cardápio de produtos tipicamente árabes, muitos se perguntam se o Habib’s é uma marca brasileira, e a resposta é sim, o Habib’s é uma empresa 100% brasileira que se tornou a maior rede de comida árabe do mundo.
Neste conteúdo eu vou compartilhar com você tudo sobre o maior fast food que carrega o DNA brasileiro, desde a origem do nome, ao dono do grupo e muitas curiosidades interessantes, não perca!
Será que o Habib’s é realmente brasileiro?
Em meio a tantas opções de esfihas, kibes, beirutes e kaftas, é muito fácil assumir que o Habib’s chegou ao Brasil diretamente de algum país do Oriente Médio, pois a culinária é a base da marca que conquistou brasileiro.
Porém, se engana quem pensa que o Habib’s é árabe, já que como eu falei, é uma empresa brasileiríssima.
A marca foi fundada em 1988, na cidade de São Paulo, capital, mais especificamente na tradicional Rua Cerro Corá. Aliás, sabia que a primeira unidade ainda funciona no mesmo endereço, e que você encontra um museu com a história da marca?
Hoje, 36 anos depois, o Habib’s se estabilizou no mercado e segue um planejamento de expansão cuidadoso e estratégico.
Tem curiosidade em saber o que significa a palavra Habib’s?
O termo “Habib’s” é quase como uma piada interna entre o fundador, Dr. Alberto, e seu amigo Chef, Paulo Abud, que inspirou o cardápio e as criações. Isso porque este amigo tinha o hábito de chamá-lo de “habib”.
Em árabe, o termo significa “querido amigo”, com isso surgiu o nome da marca que faltava para o Dr. Alberto. Rapidamente o fundador desenvolveu a ideia com uma boa inspiração árabe que deu o tom da empresa e guiou seus passos.
Quantas unidades têm o Habib’s no Brasil?
A rede do Habib’s possui cerca de 421 lojas, com operação em 18 estados brasileiros e Distrito Federal.
Todos os anos, as lojas, que variam entre unidades próprias e franquias, registram mais de 200 milhões de clientes. Para atender uma demanda tão complexa, o grupo conta com aproximadamente 18 mil colaboradores.
Segundo o fundador, Alberto Saraiva, a verticalização operacional é o que renova a força da marca. A própria empresa é responsável pela produção dos pães, queijos e sorvetes.
Para o próximo ano, a empresa projeta a abertura de 50 novos restaurantes e 100 lojas digitais.
Tem Habib’s fora do Brasil? Quantos Habib’s tem no mundo?
Já que o Habib’s é uma das maiores marcas de fast food brasileiras, é comum imaginar uma atuação internacional. Isso acontece com Burger King, McDonald’s, Subway e KFC, logo, o Habib’s não poderia ficar de fora.
Entretanto, para a surpresa de muitos, não existe Habib’s fora do Brasil, isto é, em nenhum outro lugar você encontra um restaurante da rede. Então, todo esforço, investimento e qualidade, são dedicados ao consumidor brasileiro.
O grupo até tentou alçar novos voos em 2001, quando incluiu os Estados Unidos no roteiro de expansão. Porém, logo descartaram a ideia, especialmente após os atentados de 11 de setembro de 2001.
Quem é o atual dono do Habib’s?
O atual dono do Habib’s é Antônio Alberto Saraiva, logo, o fundador original ainda está à frente dos negócios. Alberto Saraiva tem por formação a medicina, mas por vocação, o empreendedorismo.
Nascido em Velosa, Portugal, o empresário luso-brasileiro é o CEO e dono do Grupo Habib’s. Aliás, Alberto é quem colocava a mão na massa, literalmente, no primeiro restaurante da rede, fundado em 1988.
A Revista Consumidor Moderno já elegeu Dr. Alberto como “CEO do Ano” por duas vezes, o que reforça sua postura como empresário de sucesso. Quer saber quais marcas fazem parte do Grupo Habib’s? Acompanhe:
- Habib’s e toda a infraestrutura da rede de restaurantes.
- Ragazzo (rede brasileira de fast food que serve comida italiana).
- Tendall Grill (marca de restaurantes com foco em churrascaria).
- Mita (marca digital de marmitas).
- Cabulosa (marca de pizzas que oferece serviço digital).
Afinal, o Habib’s é franquia? Quanto custa uma loja da rede?
O Habib’s opera no segmento de franquias e viabiliza aos empreendedores uma gama considerável de formatos comerciais.
Então, é possível investir nas modalidades de quiosque interno e externo, loja 100% fast, loja 100% fast com salão, loja convencional fast e loja convencional de rua.
Os investimentos começam a partir de R$440 mil para o quiosque interno, e chegam até R$3,5 milhões na loja convencional de rua. Em contrapartida, a franquia estima um faturamento médio de R$650 mil para a loja padrão.
Quer fazer parte do Grupo Habib’s e trabalhar com uma lucratividade média de 12%? Acesse a página de divulgação para conhecer os detalhes.
O Habib’s é uma empresa brasileira que atua em prol do consumidor brasileiro
No universo do fast food, quando uma marca desponta no mercado brasileiro, nós logo assumimos que seja algum grupo que trouxe sua expertise internacional.
Contudo, esse não é o caso aqui, pois como você viu, não só o Habib’s é brasileiro, como a história do dono do Habib’s comprova na prática que é possível empreender no Brasil e ter sucesso.
Para isso basta determinação e planejamento, me diz aí, o que você achou do conteúdo? Espero que tenha visto algo novo, se gostou, compartilhe e até a próxima!