Franquias de pipoca gourmet: Quais existem? Qual o valor?

Publicado por Lidia Massari em 1 de setembro de 2024

Se você está procurando um negócio de investimento mais acessível dentro do segmento de produtos artesanais, saiba que as franquias de pipoca gourmet costumam ter um modelo operacional enxuto, estratégico e valorizado atualmente.

Nesse exato momento, o mercado brasileiro de pipoca gourmet está em plena expansão, e quem se antecipa às tendências, tem tudo para sair na frente. Acompanhe uma leitura rápida, valiosa e que mostra tudo sobre o universo da pipoca gourmet!

4 opções de franquia de pipoca gourmet que parecem um bom negócio

franquias de pipoca gourmet

A primeira coisa que me perguntam sempre é quanto custa uma franquia de pipoca, mas a faixa de investimento não é fixa. Isso porque hoje você tem acesso às franquias com lojas completas e empresas que apostam em máquinas e carrinhos.

Nesse contexto, eu diria que o primeiro passo é você compreender seu capital disponível e alinhar com a operação desejada. Assim, você reduz os erros e investe com mais garantia de retorno, descubra se pipoca gourmet dá dinheiro.

1. PopCorn Gourmet

Vamos começar pela maior franquia de pipocas do Brasil? Então, apresento a franquia PopCorn Gourmet, que traz em seu cardápio ao menos 15 versões exclusivas da sua famosa pipoca. Sem contar a parceria exclusiva com a Nestlé.

A franquia nasceu em 2014, quando a Chef Elaine Moura combinou suas experiências gastronômicas à paixão pela sobremesa. Em 2023, a PopCorn Gourmet alcançou mais de 52 unidades no Brasil, além de uma loja em Miami, EUA.

Ao todo, a franquia opera através de 7 modelos comerciais, pois entende a importância de fortalecer o empreendedorismo brasileiro.

Quanto ao investimento, os valores variam de R$45 a R$194 mil, nas modalidades: Pop Pocket (itinerante), 3 versões de quiosque (pipoca, bebidas geladas e cafeteria), além de 2 lojas completas.

Contudo, o que chama a atenção é o novo formato “Food Bike”, com investimento total de R$18 mil. Aliás, o modelo pode ser aberto por MEI, o que reduz custo e burocracia. A franquia estima faturamento de até R$120 mil para a loja.

Quer saber tudo sobre a possibilidade? Acesse a página de divulgação e preencha o formulário.

2. Franquia Pipoca Americana

A segunda proposta da lista é a franquia Pipoca Americana, uma empresa tradicionalmente alagoana que carrega um conceito exclusivo. Para isso, todos os seus produtos são feitos a partir do milho tipo “mushroom”, genuíno dos Estados Unidos.

Nesse cenário, a grande diferença é que esse milho é ideal para o preparo de pipoca gourmet. Ele tem um formato arredondado, ampla superfície que absorve as caldas e ingredientes e maior resistência à quebra. Logo, produtos mais profissionais.

Atualmente, a Pipoca Americana opera em 46 cidades e 18 estados e disponibiliza mais de 20 sabores à rede de franquias.

Sobre os formatos disponíveis, você pode escolher entre: quiosque compacto plus, quiosque médio, quiosque grande e quiosque loja. Vale apontar que os investimentos são a partir de R$120 mil e chegam até R$250 mil no maior modelo.

Se você gostaria de faturar entre R$40 e R$80 mil por mês, com lucratividade de até 43%, a Pipoca Americana pode ser uma alternativa.

3. Franquia de carrinho de pipoca Gourmet Popcorn

Franquia de carrinho de pipoca Gourmet Popcorn

Partindo do conceito das pipocas americanas, a franquia Gourmet Popcorn surgiu em 2010, em Gramado, Rio Grande do Sul. Seu objetivo inicial era popularizar opções exclusivas e diferenciadas de pipoca, e mais, transformar o formato de consumo.

Com a venda itinerante, através do calhambeque 1929, a empresa consolidou seus produtos e, em pouco tempo, conquistou ponto físico. Em 2015, construíram uma fábrica própria que agilizou o ingresso na modalidade de licenciamento de marcas.

Sendo assim, a franquia de carrinho de pipoca, que não é bem franquia, mas sim uma licenciadora, expandiu para além de 5 estados. O modelo padrão do carrinho requer investimento inicial de R$42 mil e a empresa garante payback de 16 meses.

Além do investimento, a franquia não divulga outras informações, logo, é importante entrar em contato para conhecer melhor.

4. Franquia máquina de pipoca Flavored Popcorn

A Flavored Popcorn é uma empresa que entrou no universo das franquias e licenciamento há poucos anos. Porém, a empresa em si existe desde 1994, fundada na região da Grande Florianópolis, Santa Catarina.

Inicialmente, vendia pipocas feitas na hora em bombonieres de cinemas e shoppings. Posteriormente, montou sua indústria e criou linhas de produtos com marca própria, como: insumos, temperos, caramelos, óleos, maquinários e embalagens.

Nesse momento, a empresa não atuava apenas como fornecedora, mas estruturou também o licenciamento da marca. Sendo assim, você encontra 3 modelos de máquina: Modelo MPX 3,5kg/h, Modelo MPX 9kg/h e Modelo MPX 12kg/h.

Vale ressaltar que eles não exigem CNPJ na compra, mas para operar diariamente, é necessário ao menos o cadastro MEI. Quer conhecer os valores e perspectivas de ganho? Aqui neste link você pode preencher o formulário de contato.

Vale a pena vender pipoca gourmet? Investir em franquia é um bom negócio?

Não é raro o empreendedor se questionar se realmente vale a pena partir para as franquias de pipoca gourmet. Afinal, montar um negócio de pipoca artesanal depende apenas de criatividade, insumo de qualidade e planejamento.

Contudo, a realidade é um pouco mais desafiadora, já que consolidar uma nova marca leva tempo e investimento. Então, quando você investe em franquias como a PopCorn Gourmet e a Pipoca Americana, há certas vantagens incontestáveis.

Você passa a operar a partir de uma infraestrutura sólida, marca fidelizada e expertise comercial. No fim das contas, o que conta de verdade é a sua experiência que, aliada à franquia certa, maximiza as chances de sucesso.

Espero de verdade que o conteúdo ajude você a tomar a decisão certa para seu futuro no empreendedorismo, compartilhe e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário