Para vender um quadro valioso, o primeiro passo é fazer uma avaliação profissional para entender quanto ele realmente vale. Depois disso, você pode buscar parceria com uma galeria de arte que cuidará da divulgação, exposição e venda da sua arte.
Claro que também é possível trabalhar de forma autônoma e vender por meio da internet ou até mesmo através de uma galeria própria. São muitas as opções, mas é preciso ter planejamento e estratégia para conseguir bons resultados.
Durante o texto vou te apresentar algumas dicas que podem ajudar bastante nesse seu processo.
Confira:
Como vender um quadro valioso? 6 dicas que vão te ajudar a ter resultado
O primeiro passo é buscar uma avaliação profissional e de confiança. Existem galerias onde isso é feito, mas também existem profissionais autônomos que realizam esse tipo de serviço.
O mais importante aqui é procurar por locais seguros, que sejam profissionais, especialistas e que tenham uma boa recomendação no mercado.
Quando você entende o valor de mercado do quadro que tem em mão fica mais fácil construir uma estratégia de divulgação e venda.
Com o preço em mente, você tem alguns caminhos para vender o produto:
1. Tente parceria com galerias de arte
Ter parceria com galerias de arte pode te ajudar a ter um alcance muito maior e ainda dará praticidade para todos os processos de divulgação, venda e entrega do quadro para o cliente.
O bacana é que em alguns casos é possível ter seu quadro exposto em várias galerias diferentes, o que melhora ainda mais as suas opções.
A única coisa que você precisa ter em mente nessa situação é que haverá uma porcentagem a ser paga pelos serviços da galeria, ok? Por isso é tão importante fazer conta e analisar as propostas antes de fechar negócio. Pense nos prós e contras.
2. Faça um bom trabalho nas redes sociais
Independente da maneira que queira vender seus quadros, uma coisa é certa: Você precisa levar suas redes sociais bem a sério. Hoje em dia essas plataformas são uma excelente ferramenta para divulgação de produtos e para fortalecer a sua marca.
Ter ao menos um perfil no Instagram e alimentar com conteúdo de qualidade consistentemente pode te ajudar a ganhar não só admiradores, mas também clientes do mundo inteiro.
Tem muitos artistas que conseguem fechar muitas vendas só com as suas redes sociais. Isso significa maior lucro no seu bolso.
O bacana é que dá para começar a cuidar disso por conta própria. Tem muito material de qualidade na internet ensinando a cuidar de redes sociais. Com o tempo, no entanto, o melhor mesmo é contratar uma agência de comunicação que seja especialista no assunto.
3. Monte sua própria galeria (física ou virtual)
Outra boa opção é investir na criação da sua própria galeria. Será uma espécie de loja onde as pessoas vão poder conhecer as obras pessoalmente. Dependendo do seu estilo e dos seus objetivos, é possível trabalhar com outros artistas também.
É claro que nesse caso é preciso ter capital para fazer um investimento considerável, mesmo que a galeria seja de pequeno porte.
A vantagem é ter um local seu, com a possibilidade de visita direta de compradores e a oportunidade de fazer negócio com outros artistas.
Caso não tenha condições no momento de investir em uma área física, pode trabalhar somente com a galeria virtual. Invista na criação de um site e junto com o seu trabalho nas redes sociais, será possível ter um bom resultado.
4. Participe de feiras de artes
Uma dica prática e simples para conseguir vender um quadro valioso é participar de feiras de artes. Esse é um evento perfeito para quem quer comercializar alguma obra, já que todo o público está interessado nisso.
Verifique na sua região e em cidades próximas qual é a programação para esse tipo de evento e participe do máximo que puder.
Além das possibilidades de venda, você terá a oportunidade de um contato mais próximo com as pessoas, o que pode fortalecer o seu nome e te dar vários feedbacks interessantes sobre o que tem feito.
5. Faça parceria com lojas de decoração
Essa é uma estratégia que funciona muito bem! Faça parceria com algumas dessas lojas para que seus quadros sejam expostos. O fluxo de pessoas nesses ambientes costuma ser alto e constante, o que aumenta a sua chance de venda.
Sem falar que essas lojas costumam ter contato e parceria com vários decoradores e outros profissionais da área, que podem gostar das suas obras e indicar aos clientes.
6. Faça parceria com arquitetos e designers de interiores
Aqui a gente segue a mesma linha da ideia anterior. Esses profissionais costumam fazer um negócio chamado “produção” no final de uma obra de um cliente. Eles arrumam todo o ambiente com peças decorativas, plantas e obras de arte e aí quando o dono do ambiente chega e vê tudo pronto, bonito, acaba comprando tudo que eles colocaram por lá, ou pelo menos uma boa parte.
Fazendo parceria com essas pessoas você pode fechar um acordo de comissão de venda ou algo do tipo, para que levem suas obras até esses clientes e tentem fechar negócio. Eu acho um caminho bem interessante de trabalhar.
Leia também: Onde vender quadros pintados à mão?
Comece a trabalhar!
Agora que você já sabe que tem como vender um quadro valioso de pelo menos 6 formas diferentes, o próximo passo é agir. Não fique esperando por mais nada, não. Comece a trabalhar em cima do seu projeto e com o tempo ele vai te dar os frutos do seu trabalho.
Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma, viu?
Um grande abraço e até a próxima!