Você não precisa de um certificado para abrir um salão de beleza. Tem gente que acha que é obrigatório ter um curso na área para investir em um empreendimento como esse, mas a resposta é não.
Só que não ser obrigatório não é o mesmo de não ser importante. A partir do momento que você tem conhecimento técnico sobre as atividades que são realizadas no seu empreendimento, fica mais fácil cobrar os colaboradores para manter a qualidade no serviço.
Sem falar que existem regiões onde alguns profissionais só poderão atuar no seu salão se tiverem um certificado que conteste a sua especialização no que faz.
Para abrir um salão de beleza precisa de certificado? Não, mas depende…
Para abrir um salão de beleza, o mais importante é que você primeiro tenha conhecimento e estude bastante sobre administração de negócios e marketing. Seu objetivo deve ser organizar o andamento do empreendimento e conquistar cada vez mais clientes.
Ter noção sobre gerenciar pessoas, saber como cuidar do financeiro e do estoque, entender sobre anúncio e propaganda é que fará o seu salão alcançar mais clientes e faturar mais dinheiro.
Só que tudo isso não tira o mérito de ter um certificado nas áreas que oferece serviço ao seu público. Quando você entende detalhes de cada coisa do seu negócio, consegue oferecer o melhor, tanto para o seu cliente, quanto para o seu colaborador.
Como saber se o que está sendo feito tem a melhor qualidade se você não entende nada do assunto? Não tem como, sabe?
Tem empresários de salão que resolvem estudar sobre cada uma das profissões que emprega, para poder garantir que tudo é feito com segurança, qualidade, sem desperdícios e dando conforto para todos os lados da equação.
5 vantagens de ter um certificado tendo um salão de beleza
Acho que dei uma ideia geral do que um certificado pode representar para um dono de salão de beleza, mas vou listar aqui as maiores vantagens que existem nisso.
Veja:
Garantia de qualidade
A primeira vantagem de ter um certificado de capacitação nas áreas que o seu salão atua, é que você pode garantir ao seu cliente que ele terá qualidade. Isso não só no resultado final, sabe? A beleza pode acontecer mesmo se os processos não forem tão bons.
A ideia é que você garanta que tudo que foi feito até chegar ao final, tenha sido com o máximo de qualidade empregada. Isso significa boas ferramentas, bons materiais, mas boa técnica também… E esse último, só entendendo do assunto para identificar.
Quando se oferece o melhor ao cliente, ele fica satisfeito, volta e ainda faz propaganda gratuita do seu estabelecimento. Isso te ajuda a conquistar uma clientela fiel e uma boa imagem no mercado.
Auxílio em dias de muito fluxo
Outra vantagem de você ter certificado é que em dias de muito fluxo, você pode colocar a mão na massa e ajudar a adiantar os processos, seja como cabeleireiro, manicure, depilador ou qualquer outra coisa.
Fazer isso com segurança e qualidade só é possível quando você tem conhecimento técnico a respeito das coisas.
Segurança
Existe muito profissional que tem o dom e que já nasceu com jeito para atuar em determinada área, mas é somente com cursos específicos que essa pessoa entende mais profundamente sobre as técnicas e pode realizar o serviço com segurança.
Quando você tem esse conhecimento, pode garantir que o cliente está seguro, mas que o seu profissional também.
Por mais inofensivo que pareça, o salão de beleza trabalha com produtos e ferramentas que podem causar algum tipo de acidente. Entendendo bem sobre isso, é possível manter todos em segurança e evitar qualquer problema.
Melhor condições de trabalho
Ao fazer cursos e conseguir certificados em cada área que tem no seu salão, você consegue ter o olhar do profissional. Isso permite que você entenda melhor quais são as necessidades que ele tem.
A partir disso fica muito mais fácil oferecer tudo que é necessário para que ele trabalhe com as melhores condições de conforto, segurança e produtividade.
Isso só vai agregar valor ao seu negócio como um todo. Tenha certeza disso!
Evitar desperdícios
Evitar desperdícios pode te ajudar a economizar muito dinheiro. Só destacando que aqui eu não estou falando de ser “pão duro”, mas de identificar onde existe manejo errado de produtos e equipamentos e ajeitar isso.
Para conseguir ter essa noção correta, sem prejudicar o trabalho e nem os profissionais, só entendendo muito sobre o assunto.
Alguns colaboradores vão precisar de certificado
Existem alguns ofícios onde o profissional precisa mostrar um certificado para garantir que sabe fazer aquilo dentro de toda a regulamentação, segurança e qualidade. Em algumas regiões isso é lei, e se houver uma fiscalização e os profissionais atuando não tiverem essa certificação, o salão pode ser multado.
Para não correr esse risco, minha dica é que você entre em contato com a Prefeitura para entender melhor como as coisas funcionam por aí, ok?
Além disso, em atividades mais específicas e que precisam de um cuidado maior, acho que é importante você exigir isso do seu profissional. Depilação, aplicação de unha de fibra de vidro e tratamentos químicos no cabelo, por exemplo, só devem ser feitos por especialistas na área.
Importante: Não precisa de certificado, mas precisa de licenças!
Antes de finalizar eu preciso deixar uma coisa clara: Um salão de beleza precisa de licenças para funcionar corretamente dentro da lei.
Isso pode variar de acordo com a região onde o empreendimento será instalado, mas no geral você vai precisar de 3 liberações:
- Alvará de funcionamento dado pela Prefeitura;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- E licença do Corpo de Bombeiros.
Sem essas 3 é impossível montar um salão de beleza regular. Então, procure uma empresa de contabilidade para te ajudar com isso e não comece a trabalhar sem ter essas coisas na mão.
Leia também: Vale a pena abrir um salão de beleza?
Ofereça o melhor ao seu cliente!
Por mais que não seja proibido abrir um salão de beleza sem certificado, esteja disposto a oferecer o melhor ao seu cliente. Eu tenho certeza que estudar e se especializar nessas áreas só vai acrescentar na sua carreira.
Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma, viu?
Sucesso, um grande abraço e até a próxima!