Montar um salão de festas em área residencial pode ser proibido em algumas cidades do país. Só que mesmo nas regiões onde não existe proibição, é preciso tomar alguns cuidados para começar a atividade dentro da lei e preservar o bem estar de clientes, funcionários e vizinhos.
No texto de hoje eu vou te mostrar alguns pontos que você precisa prestar atenção se quer investir nesse tipo de empreendimento e ganhar dinheiro com ele, tendo paz.
Vem comigo!
O que é preciso para abrir um salão de festas em área residencial?
Eu vou te apresentar 5 pontos para conseguir abrir um salão de festas em uma área residencial, mas lembrando que muita coisa pode variar de um lugar para o outro, viu?
Por mais complexo que possa parecer no momento, o ideal é seguir com todas as exigências e cuidados para não começar um empreendimento da forma errada.
Confira:
1. Liberação da Prefeitura
O primeiro passo é entender se a Prefeitura de onde você mora permite esse tipo de coisa. Em algumas regiões não existe possibilidade nenhuma de ter um salão de festa em áreas residenciais, não importa o que você faça. Em outras já é liberado.
Para saber como é que as coisas funcionam por aí, verifique diretamente com o município. Assim fica mais fácil de evitar qualquer erro.
2. Alvará de funcionamento
Mesmo se for permitido abrir o salão de festas em área residencial, é preciso seguir algumas exigências. A primeira delas é ter o alvará de funcionamento que é dado pela Prefeitura.
Cada local terá suas próprias regras e você só consegue essa liberação ou licença, se fizer tudo de acordo com o que foi solicitado.
É muito provável que alguns aspectos sejam exigidos na sua estrutura para minimizar os efeitos sonoros e também do entra e sai de veículos no estabelecimento.
3. Outras licenças necessárias
Também será necessário conseguir outras licenças para montar um salão de festas. Se trabalhar com buffet, provavelmente precisará de autorização da Vigilância Sanitária.
Agora, independente disso, é certo que a licença do Corpo de Bombeiros será indispensável. Ela tem a ver com a segurança do ambiente contra acidentes elétricos ou outros que possam acontecer.
Se o seu objetivo é fazer disso um negócio, a segurança precisa ser um dos pontos principais da sua marca.
4. Cumprir leis de silêncio
A Prefeitura liberou, você tem as licenças, mas ainda assim precisa manter o bom senso e respeitar as leis de silêncio da sua região. Na maioria dos casos só é permitido fazer “barulho” até às 22h.
Dá até para continuar a festa, mas sem que o som ultrapasse o que é permitido na localidade.
Por isso, inclusive, é bem comum que esses salões de festa invistam em uma estrutura acústica para não passar o som interno para o lado de fora. Outros, por acharem o custo alto, preferem se instalar em regiões mais remotas.
Aí no caso você precisa avaliar o que funciona melhor para o seu objetivo, para o seu bolso e principalmente para o público que pretende atingir.
5. Os vizinhos precisam estar de acordo
É… A situação é um pouco mais complicada do que se pode imaginar. Em alguns locais, mesmo com o alvará de funcionamento, se por algum motivo o seu empreendimento causar prejuízo aos vizinhos, eles podem entrar com uma ação à respeito disso.
E aí você será multado e terá que resolver os problemas ou será convidado a se retirar para outra região.
Dependendo do local onde você mora, um salão de festas ou qualquer empreendimento que gere barulho, precisa ser aprovado por toda a comunidade antes de ser instalado. Caso isso não aconteça, eles podem reclamar e te tirar de lá.
O que pode acontecer se eu abrir o salão de festas em área residencial?
Se por algum motivo você já tiver aberto o salão de festas ou está pensando em abrir de qualquer jeito, saiba que a dor de cabeça pode ser bem grande, viu?
Mesmo que demore, pode existir sim uma fiscalização que vai te autuar por não está com todas as licenças e liberações para o funcionamento. Na maioria dos casos isso não só significa multa, mas fechamento do local.
Se o barulho for excessivo e o funcionamento durante eventos atrapalhar muito o trânsito da região, os vizinhos provavelmente entrarão com alguma ação judicial e isso pode também causar dano financeiro, já que eles podem cobrar indenização pela perturbação.
Claro que eu sei que tem muita gente por aí trabalhando sem se preocupar com isso, mas além de todo esse prejuízo, você entende que está arriscando a segurança de muita gente agindo assim?
Na minha visão não é possível ter sucesso de verdade nos negócios quando não existe preocupação com o bem estar da equipe, dos clientes e das pessoas ao redor. Pense nisso!
Leia também: Pode abrir bar em bairro residencial?
Procure a sua prefeitura!
A melhor maneira de saber se abrir um salão de festas em área residencial é proibido na sua cidade é entrando em contato direto com a Prefeitura. Não pense duas vezes antes de buscar informação e seguir a legislação, hein?
Espero que meu texto tenha te inspirado e dado uma luz nesse sentido.
Estou torcendo por você e pelo seu sucesso.
Muito obrigada pela sua companhia hoje e até a próxima!