Há quase 50 anos no Brasil, o Carrefour soma hoje mais de 500 unidades em todo o país, mas apenas sob a bandeira Carrefour, já que o grupo detém diferentes marcas, como o Atacadão, Sam’s Club, Bompreço, Nacional, entre outras.
Contudo, quem procura realmente saber quantas lojas Carrefour tem no Brasil, precisa entender que, atualmente, o grupo está em processo de reestruturação operacional. Acompanhe a leitura e veja a relevância do Carrefour no varejo nacional!
Saiba quantas lojas Carrefour existem no Brasil e como o grupo se expande
O Grupo Carrefour chegou ao Brasil em 1975, período em que o varejo alimentício brasileiro estava em processo de formação. Por sua vez, a empresa francesa trouxe sua expertise comercial para remodelar o consumo no país.
Com esse propósito, o grupo abriu o primeiro hipermercado Carrefour em São Paulo. Posteriormente, inauguraram uma unidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e a partir daí a marca se popularizou.
No decorrer dos anos, o Carrefour se adaptou às necessidades do brasileiro e, aos poucos, criou serviços que alavancaram sua relevância. Um bom exemplo disso é o Cartão Carrefour, que facilitou a compra nas lojas da rede.
Já em 1997, o grupo comprou 50% das operações do Grupo Eldorado, resultando no acréscimo de 8 novas unidades incorporadas. Diante do sucesso, o Carrefour investiu forte na aquisição de outras marcas para fundir ao seu portfólio.
Então, em 2005, a centésima loja Carrefour foi aberta em São Paulo, no Morumbi. Nos últimos 19 anos, o grupo cresceu exponencialmente e atingiu a marca de 500 lojas no Brasil, apenas com a bandeira Carrefour.
Quantas lojas do Carrefour vai fechar no Brasil? O grupo está em crise?
Nos últimos meses, o Carrefour noticiou relatórios que preocuparam o mercado, em especial o consumidor. De acordo com balanços oficiais do Carrefour, o grupo varejista registrou prejuízo líquido na casa dos milhões.
O resultado, por sua vez, reflete os impactos negativos no quarto trimestre de 2023. Este foi o impulso que o grupo precisava para implementar ações de reestruturação operacional. Mas isso não quer dizer que o Carrefour vai falir.
Pelo contrário, o mercado recebeu a notícia com bons olhos, pois indica que a empresa valoriza o famoso “colocar ordem na casa”. Nesse cenário, o Carrefour anunciou, no começo de 2024, que fecharia cerca de 123 lojas, das seguintes marcas:
- Em torno de 94 supermercados TodoDia.
- Das marcas Nacional e Bompreço, o grupo pretende fechar 13 unidades.
- Por fim, sob a bandeira Carrefour, deverão ser 16 lojas ao todo.
O total, portanto, é de 123 lojas que, segundo a empresa, não obtiveram um resultado favorável no último ano. Com isso, o grupo visa reduzir gastos, ao passo em que foca no fortalecimento das unidades rentáveis.
Como a aquisição do Grupo BIG afetou a estrutura operacional do Carrefour
Geralmente, atribui-se os percalços financeiros à oscilação da economia, à concorrência e à perda de qualidade. Tudo isso pode se aplicar à realidade do Carrefour, mas uma aquisição recente pode estar por trás da reestruturação forçada.
Em 2021, o Grupo Carrefour anunciou a aquisição do Grupo BIG, posteriormente aprovada pelo CADE, e finalizada em 2022. Nesse sentido, todas as marcas e lojas do BIG passaram a fazer parte do portfólio Carrefour.
Inclusive, muitas delas se converteram em unidades da bandeira Carrefour. Contudo, as incertezas, economia frágil e prejuízos recorrentes, fizeram o grupo reavaliar sua expansão, naturalmente, optaram por enxugar gastos, faz parte do jogo.
Só por curiosidade para quem quer saber quantos funcionários tem o Carrefour no Brasil, a aquisição do Grupo BIG fez transformou a rede Carrefour no maior empregador privado no país, com cerca de 150 mil colaboradores.
Todavia, a posição de destaque foi temporária, já que a JBS tomou a dianteira, e hoje emprega aproximadamente 151 mil colaboradores.
Quem é o dono do Carrefour no Brasil?
Toda a operação da marca no país pertence ao Grupo Carrefour Brasil, que por sua vez, é controlada pela matriz francesa Carrefour, com sede na cidade de Boulogne-Billancourt, na França. Dentre as empresas do Grupo Carrefour Brasil, destaco:
- Carrefour Hiper
- Carrefour Bairro
- Drogaria Carrefour
- Carrefour Express (franquia)
- Carrefour Market
- Posto Carrefour
- Rede Atacadão
- Sam’s Club
- Bompreço
- Nacional
Em vista disso, fica evidente que o Carrefour é uma das maiores redes de supermercados do Brasil.
A rede Carrefour no Brasil faz parte da história do varejo alimentício
Descobrir quantas lojas Carrefour tem no Brasil é compreender que nenhuma empresa está fora do alcance dos tropeços econômicos. Olha que falamos de uma empresa que está no Brasil há praticamente 50 anos.
Na verdade, o varejo atual se moldou a partir de empresas como o Grupo Carrefour, Grupo GPA (dono da rede Pão de Açúcar e Assaí Atacadista), entre outras, mas mesmo assim, os desafios surgem e, saber driblá-los, é o segredo do sucesso.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar com outras pessoas, até a próxima!