Como ser patrocinado por alguma marca?

Publicado por Jéssica Trabuco em 19 de agosto de 2024

Para ser patrocinado por alguma marca você precisa ter o perfil que combina com o que ela vende. Se você quer o patrocínio de uma empresa de suplementos como a Growth, por exemplo, precisa ser um atleta ou um influenciador que tem o esporte no seu dia a dia. 

Se você quer o patrocínio de uma editora de livros, no mínimo você precisa ser reconhecido como uma pessoa que é apaixonada por leitura. 

Esse é o ponto base para conseguir esse tipo de parceria com as marcas. Elas precisam ver em você um perfil que tem a ver com o público delas. Você precisa ser uma referência para essas pessoas, porque assim a marca vai vender mais. 

Como ser patrocinado por alguma marca: Pontos fundamentais para essa trajetória


Como ser patrocinado por alguma marca

Eu trouxe 6 dicas simples que podem ajudar qualquer pessoa nesse projeto de ser patrocinado por uma marca. O que vai definir o seu sucesso com isso ou não, é a forma que vai levar a sua ideia à sério. 

Confira:

Pergunte-se: O que eu tenho a oferecer?

O primeiro passo é entender o que você tem a oferecer e a que marcas. Você já atua em alguma área ou pretende começar um projeto novo? Seja qual for a situação, pelo perfil do que está em sua mente, qual é o público que você irá alcançar?

O patrocínio é uma junção de interesses. Enquanto você busca por um incentivo financeiro, a marca busca por visibilidade e possibilidade de aumento de vendas. 

Então, com que público você fala? Qual é o tipo de evento que pretende lançar? Quantas pessoas você alcança no seu projeto? Qual é o perfil das pessoas que te acompanham? 

A partir do momento que você entende isso, fica mais fácil definir o tipo de empresa e quais são as marcas que podem ter mais interesse em fechar negócio com você. 

Caso ainda esteja começando algo, lembre-se que precisa se destacar no seu meio primeiro para chamar a atenção dos empreendimentos. 

Seja o melhor que puder

Pode não ser a sua situação, mas hoje em dia a maioria das pessoas que buscam saber sobre patrocínio são as que querem esse tipo de parceria trabalhando pela internet. As minhas dicas aqui valem para qualquer coisa, está bem? 

Por isso, eu preciso te dizer: Seja o melhor que puder no que escolheu fazer. Se quer ser um influenciador de livros, se dedique a isso! Continue lendo por amor, mas crie uma programação de postagens, faça conteúdos profundos, interessantes, mostre como a leitura faz parte do seu dia a dia. 

Se tem um projeto artístico e precisa de patrocínio para ele ser exibido, trabalhe diariamente para expor o que faz através da internet, fale sobre isso o tempo inteiro, mostre que é uma autoridade. 

Deu para entender? Seja qual for o seu projeto, se esforce nele de forma profissional. Leve à sério. Trabalhe duro, pague o preço e tenha um propósito que vá além de dinheiro, porque assim você vai se manter firme enquanto o resultado não chega. 

E detalhe, não espere uma ajuda financeira para começar. Comece com o que tem, mantenha a consistência e aos poucos as empresas vão reconhecer o seu valor. 

Você precisa ser um bom comunicador

Você nem precisa ser o melhor do seu segmento. Sendo o melhor que puder, mas se comunicando muito bem com o público, já está ótimo! Hoje em dia ter uma boa comunicação é um fator que com certeza vai te destacar dos outros. 

Ter uma presença ativa nas redes sociais é essencial para quem quer trabalhar com patrocínio. As pessoas precisam te ve! Elas precisam te reconhecer naquele nicho. 

Sabe aquele ditado que diz que quem não é visto, não é lembrado? Pois então! Marca nenhuma vai querer fazer negócio com quem está escondido. Então se mostre!

Comece a postar com vergonha e com medo mesmo, mas não desista. 

Como conseguir patrocínio de uma marca

Crie um material de apresentação do seu projeto

Já ouviu falar de mídia kit? É um documento com todas as informações do seu projeto, seja ele qual for. 

Você vai explicar o que faz, mostrar os seus resultados, o seu alcance, mostrar as formas de parceria, contar sobre seus feitos e colocar as formas de contato. Ele precisa ser muito bem feito para cativar os representantes das marcas para fechar negócio com você.

Com sites como o “Canva”, você consegue fazer a produção desse tipo de material com mais facilidade. O design é importante, mas é o conteúdo o ponto chave, viu? Então capriche!

Faça uma lista de empresas 

Criando um projeto e trabalhando duro nele todos os dias, é muito provável que em um determinado tempo as próprias marcas entrem em contato com você para tentar fechar um patrocínio. 

Só que ainda assim, podem ter algumas empresas que você tem muita vontade de fechar parceria e não tem porquê ficar esperando por elas. 

Se você já tem o que mostrar e já é uma referência no que faz, tente contato com elas e apresente o seu mídia kit. 

O primeiro passo é fazer uma lista com todas as marcas que falam com o seu público e que você acredita no trabalho. Depois entre em contato, se apresente, fale do seu interesse e tente marcar uma reunião. 

Em algumas as coisas são resolvidas até mesmo por e-mail. Mande seu mídia kit, escreva um e-mail chamativo e espere. Uma dica: Não desista no primeiro não. 

Dica bônus: Não seja inconveniente!

Essa dica é muito importante, então preste bastante atenção, ok? Não seja inconveniente! Tem muita gente que quer tanto um patrocínio que vai atrás dele de qualquer jeito, sem nenhuma preparação para isso. 

Do que adianta falar com uma marca, se não tem o que mostrar a ela? Como vai pedir uma ajuda financeira para representar uma empresa, se você ainda nem colocou o seu projeto para funcionar? 

Leve isso à sério porque só assim as coisas vão funcionar. Agir por impulso e dessa forma imatura, só vai prejudicar a sua situação e manchar o seu nome no mercado. 

Se você não acreditar no seu sonho ninguém mais vai


Eu ouvi um atleta falando isso e mexeu demais comigo. Como uma empresa vai acreditar no seu sonho se nem você faz isso? Se quer virar um atleta, comece agora com o que tem, não espere alguém vir te patrocinar sem você pagar o preço por isso. 

Se quer ser um influencer, comece com o que tem, com o celular que tem, do jeito que tem.

Seu sonho precisa ser tão forte a ponto de você fazer tudo que pode por ele hoje, não amanhã. É justamente andando e fazendo que as coisas vão tomando sua forma e melhorando. 

Acredite primeiro que eu tenho certeza que outras pessoas também acreditarão e apostarão em você. 

Leia também: Como os influencers ganham dinheiro?

Comece hoje!


Agora está nas suas mãos, viu? Só tem como ser patrocinado por alguma marca quando a gente começa a se mover para isso. Espero que não demore. 

Obrigada pela sua companhia hoje. 

Um abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário