A posição de prestígio do Madero no mercado de restaurantes faz qualquer empreendedor querer investir na marca, porém, nem todos sabem, mas o Grupo Madero descontinuou sua operação através de franchising, logo, não é possível mais se franquear a rede.
Contudo, isso não quer dizer que o Madero faliu ou que deixará de existir, pelo contrário, é uma ação estratégica para reestruturação operacional e expansão planejada. Então, se você queria saber quanto é franquia do Madero, recomendo a leitura!
Não sabe se o Madero é franquia? Veja se é possível se franquear à rede
Diferentemente da marca Jeronimo, que faz parte do grupo, o Madero realmente operava através de franchising. Sua jornada no universo do franqueamento começou ainda em 2009, e foi uma verdadeira explosão, todos queriam um restaurante.
Em um período de aproximadamente 8 a 9 anos, o franchising do Madero funcionou bem e a rede expandiu rapidamente. Não à toa, o grupo atingiu mais de 250 unidades franqueadas, mas isso levantou um sinal de alerta à franquia.
Isso porque o próprio fundador, CEO e Chef do Madero, Junior Durski, afirmou que a expansão da rede teve uma pitada de desorganização. A falta de critérios no plano de expansão é um dos principais fatores que o fizeram repensar sua decisão.
Em decorrência disso, entre 2015 e 2019, Durski iniciou um processo de recompra das unidades franqueadas. Isso mesmo, o grupo passou a recomprar todos os restaurantes e contêineres que estavam nas mãos de franqueados.
Para não exagerar, restavam cerca de três unidades que ainda não tinham sido recompradas em 2023, nos estados de Santa Catarina e Paraná.
Portanto, antes mesmo de a pandemia estourar, no final de 2019, o Madero já não operava mais sob a bandeira de franquia. Sendo assim, se você me perguntar agora se o Madero é franquia, fica a resposta, infelizmente não dá para investir na rede.
Quais os modelos de franquia Madero?
Enquanto atuava como franquia, o Madero oferecia basicamente dois formatos de negócios: Madero Steak House e Madero Container.
O Steak House era a versão completa do restaurante, tanto em cardápio, operação e dimensão da unidade, quanto em investimento. Esse era o modelo que o pessoal mais procurava, pois trazia toda a imponência da marca Madero.
Entretanto, o valor do investimento era um tanto salgado, mas não vou conseguir precisar quanto custava na época. Hoje, Junior Durski afirma que o grupo gasta cerca de R$4,2 milhões para estruturar e implementar um restaurante completo.
Todavia, o formato queridinho por muitos empreendedores e que fez dezenas de pessoas investirem no Madero, foi o Madero Container.
Qual a diferença do Madero Container? Como funciona e por que chama atenção?
A grande diferença do Madero Container para os outros formatos, é a sua operação enxuta. Por meio de um cardápio certeiro, atendimento reduzido em equipe e investimentos acessíveis, a franquia em container tinha uma pegada única.
Só que da mesma forma que os outros modelos de negócio, já não é mais possível investir, pois novamente, o Madero deixou de ser franquia.
Na verdade, Junior Durski teve uma ideia genial quanto aos containers da rede. Para tanto, ele incorporou um sistema de Drive-thru ao container, o que o ajudou a incrementar suas vendas em 30%, acredite se quiser.
Para concluir, hoje todos os containers do Madero voltaram à gestão própria e estão sob controle de Junior Durski.
Quantas lojas tem o Madero hoje?
Ao longo dos últimos anos, a rede Madero teve altos e baixos, especialmente no período de recompra das lojas. Acontece que conforme o plano de reestruturação, algumas unidades foram convertidas e outras fechadas, veja o panorama:
- Somente do Madero Steak House, são 91 unidades.
- O Madero Container soma outras 79 unidades.
- Já na marca de burguer artesanal Jeronimo, são 92 lojas.
- O Chef possui 1 unidade do Restaurante Durski.
- O novo formato Madero Ecoparada possui 10 operações.
- A outra marca do grupo, a Dundee Chicken and Burgers, tem 2 unidades.
- No total, a rede possui cerca de 275 unidades.
Quando se considera apenas os números atuais, fica difícil compreender por que o Madero deixou de ser franquia. Mas saiba que há bons motivos, conheça-os!
Por que a franquia Madero foi descontinuada do franchising?
Como eu mencionei anteriormente, o dono do Madero chegou à conclusão de que faltou critérios, ou melhor, diretrizes de expansão. Nesse sentido, a desorganização, falta de controle financeiro e gastos excessivos, ajudaram a empresa a se endividar.
Além do mais, a ausência de centralização na tomada de decisão, prejudicava a implementação de mudanças ao longo das franquias. Por consequente, havia certo “delay” na obtenção de resultados.
Entretanto, algo que realmente fez Junior Durski repensar sua expansão com franquias, foi o retorno financeiro do negócio. Enquanto a franquia cobrava royalties de 6% no faturamento, o que chegava líquido à empresa não passava de 3%.
Por outro lado, a margem de lucro integral de uma unidade com gestão própria, supera facilmente a marca de 20%. No fim das contas, os “cálculos na ponta do lápis” não faziam sentido, consequentemente, a recompra se tornou uma realidade.
Somado a isso, o grupo como um todo enfrentou sérios problemas de caixa e dívidas que se acumularam. A única alternativa, portanto, foi descontinuar o franqueamento, colocar o pé no freio da expansão e “arrumar a casa”.
Como você viu, o Madero é franquia de operação própria e atua forte na recompra das unidades franqueadas. Apesar disso, não deixe de pesquisar e analisar outras franquias, porque hoje o mercado está repleto de boas opções.
E então, encontrou o que procurava neste conteúdo? Se você gostou, não deixe de compartilhar e até mais!