Muita gente afirma que o Guaraná Antarctica é da Coca-Cola, mas a verdade é que o guaraná nunca esteve no portfólio da Coca-Cola Brasil, ou seja, são marcas de empresas diferentes que brigam diariamente pela preferência dos consumidores.
Aliás, hoje as marcas são verdadeiras concorrentes, já que a Coca lançou a sua própria versão de guaraná há alguns anos. Quer entender de uma vez por todas quem é o fabricante do Guaraná Antarctica e como a Coca-Cola entra na história? Confira!
É verdade que o Guaraná Antarctica é da Coca-Cola?
Não, a marca Guaraná Antarctica e todas as suas versões pertencem à Ambev, mas nem sempre foi assim. Antigamente, quando a marca foi criada, ela tinha o nome de “Guaraná Champagne Antarctica”, que durou muitas décadas.
Porém, em 1984, a empresa por trás da sua fabricação lançou o guaraná na garrafa de vidro de 290ml. Como resultado, isso se tornou a marca registrada, ou seja, o símbolo que faria todos reconhecerem o Guaraná Antarctica em qualquer lugar.
Contudo, a história do Guaraná Antarctica mudaria drasticamente no ano de 2000, quando sua empresa original, que era a Companhia Antarctica Paulista, se fundiu à Companhia Cervejaria Brahma.
Da fusão, nasceu a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), que agrupou os portfólios e passou por reestruturação. Se você se lembra de marcas como Guaraná Brahma, Seven Up e Kas Guaraná, saiba que a companhia Brahma as produziam.
Em contrapartida, a Companhia Antarctica Paulista produzia os rótulos:
- Guaraná Champagne Antarctica.
- Guaraná Champagne Antarctica Diet (linha criada em 1988).
- Guará-suco.
- Guaraná Frisante Polar.
- Guaraná Baré.
No entanto, a fusão também repercutiu em um portfólio mais enxuto e, consequentemente, a descontinuação de algumas marcas. Então, quem passou a produzir o Guaraná Antarctica?
Quem é o fabricante do Guaraná Antarctica?
Toda a idealização de produtos, bem como produção e distribuição do Guaraná Antarctica hoje, são de responsabilidade da Ambev. Desse modo, não só é mentira que o Guaraná Antarctica é da Coca-Cola, como as marcas são concorrentes diretas.
A Ambev é considerada a maior cervejaria da América Latina em termos de vendas. Inclusive, é também uma das maiores cervejarias do mundo. Para tanto, a empresa atua na fabricação, distribuição e comercialização de cervejas e refrigerantes, atualmente, para 18 países das Américas.
De olho na consolidação do guaraná entre seus consumidores, a Ambev fez uma reformulação completa da marca em 2002. Foi então que nasceu definitivamente a marca Guaraná Antarctica e, como diz o ditado, “o resto é história”.
Só para ilustrar isso, em 2023 a Ambev aplicou um investimento superior a R$75 milhões na unidade produtiva de Camaçari, na Bahia. O intuito foi ampliar sua produção, que passou de 450 mil hectolitros para 550 mil hectolitros por mês.
E dentre as marcas produzidas na unidade, o refrigerante Guaraná Antarctica é um dos principais.
Quem é o criador do Guaraná Antarctica?
A história do Guaraná Antarctica teve seu primeiro capítulo ainda em 1905, quando a pauta sobre os benefícios do guaraná (fruto) nos alimentos ainda levantava questionamento.
Nesse contexto, o médico Luiz Pereira Barreto desenvolveu a tecnologia que possibilitava o processamento do fruto. E 16 anos mais tarde, em 1921, a empresa criou a fórmula secreta do guaraná e, ocasionalmente, o refrigerante nasceu.
Durante 5 décadas, a companhia de bebidas desenvolveu e aperfeiçoou a linha do Guaraná Antarctica. Contudo, em 1971 eles começaram a plantar seu próprio guaraná, especificamente na Fazenda Santa Helena, hoje considerada o banco genético do fruto.
Hoje em dia você encontra o refrigerante nas versões: tradicional, sem açúcar e Natu (sem adição de açúcares e ingredientes 100% naturais).
Quer saber quais são os refrigerantes da AmBev e demais bebidas não alcoólicas atualmente? Aqui está seu portfólio:
- Sukita: guaraná, laranja, limão, tubaína e uva.
- Água Tônica: tradicional, 3 limões, gengibre e zero.
- H2OH: laranja, limão, citrus e limoneto.
- Soda: limonada e zero açúcar.
- Ginger: rótulo famoso da bebida Ginger Ale Antarctica.
- Rótulo Baré: a Ambev descontinuou o Guaraná Baré em algumas regiões, mas ainda é vendido na região da Amazônia e Centro-oeste.
Uma curiosidade: os produtos Pepsi no Brasil são produzidos e distribuídos pela Ambev, que tem contrato com a PepsiCo International Inc.
Qual guaraná é da Coca-Cola?
Aposto que você sabe que a Coca-Cola detém algumas das marcas mais conhecidas e consumidas, né? Além de produtos com rótulo Coca, você encontra: Sprite, Fanta, Schweppes, Crystal, Lemon-Dou, Del Valle, Ades e Leão.
Mas você sabe qual guaraná é da Coca-Cola? Se você chutou que é o Guaraná Kuat, parabéns, é isso mesmo. O Guaraná Kuat surgiu em 1997 e hoje é a segunda marca no segmento de guaranás premium, atrás justamente do Guaraná Antarctica.
Todavia, a Coca-Cola lançou uma estratégia competitiva para reforçar sua atuação no mercado de refrigerantes a base de guaraná. Me refiro ao refrigerante Fanta Guaraná, que utilizou o alcance da marca Fanta para atingir um público bem específico.
Achou bacana saber que Guaraná Antarctica é da Coca-Cola apenas na cabeça das pessoas? Afinal, a concorrência entre as marcas é forte, né?
Espero muito que tenha gostado das curiosidades de hoje, se conhece alguém que se surpreenderia com o conteúdo, compartilhe, até a próxima!