Qual o lucro de um minimercado em um condomínio?

Publicado por Lidia Massari em 19 de agosto de 2024

Uma margem de lucro realista para um minimercado de condomínio pode variar de 15% a 25% sobre o seu faturamento bruto, que também oscila em relação a variáveis como tamanho do condomínio, região, mix de produtos e marketing.

Embora não seja possível trazer uma estimativa definitiva de lucro, uma coisa é certa, os minimercados de condomínio representam a maior tendência dos próximos anos, com perspectiva de crescimento estável.

Sendo assim, venha comigo que eu mostro exatamente o que você precisa saber sobre qual o lucro de um minimercado em um condomínio!

Entendendo qual o lucro de um minimercado em um condomínio

qual o lucro de um minimercado em um condomínio

Tratar da capacidade de lucro de um comércio é algo super complexo, pois ele está sujeito a diferentes impactos. E quando se fala em minimercado, a realidade tende a ser mais volátil, porque o modelo comercial é novo.

A ideia de levar um minimercado para dentro de um condomínio não é nenhuma grande novidade. Porém, desde o período da pandemia, o segmento conquistou muita força e segue uma tendência de crescimento absurda.

A combinação de conveniência e facilidade cresceu aos olhos dos consumidores que valorizam o menor deslocamento pela maior praticidade. Isso por si só valida o planejamento de montar um minimercado em um condomínio.

O que influencia no lucro de um minimercado em condomínio?

Os supermercados em geral trabalham a partir de margens de lucratividade relativamente baixas, especialmente por conta da concorrência. Em contrapartida, o minimercado possui a vantagem de não ter concorrência direta na maioria das vezes.

Como resultado, o negócio estica um pouco mais seu lucro. Só que isso não elimina o fato de que ele ainda está sujeito à influência de fatores como:

Custos de compra e estoque

Nem sempre dá para negociar bem com os fornecedores. Por isso, os custos de aquisição sobem e a margem de lucro diminui. Por conseguinte, o estoque pode sofrer o golpe diretamente.

Custos operacionais

Aspectos como aluguel, despesas gerais, folha de pagamento, manutenção e energia, costumam “abraçar” parte do lucro. Daí a importância de uma gestão comercial impecável.

Mix de produtos

Sem exagero, tampouco com escassez, o mix de produtos precisa atender bem às necessidades dos moradores, isso melhora o aproveitamento do espaço e gera mais lucratividade. A melhor estratégia, portanto, é realizar uma pesquisa de mercado, a fim de estabelecer o que os clientes esperam e o que a concorrência oferece hoje.

Potencial concorrência

A concorrência nem sempre acontece dentro do condomínio, mas em seu entorno. Atuar com o mapeamento da concorrência é a melhor estratégia para determinar a margem de precificação mais vantajosa possível.

Exemplo realista de lucro de minimercado em condomínio

Agora que abordamos as principais questões sobre lucro, vamos compreender na prática como pode ser o rendimento mensal do mercadinho?

  1. Margem de lucro: entre 15% e 25% sobre o faturamento bruto.
  2. Potencial de faturamento: seguindo a linha de marcas consolidadas, estima-se que um minimercado fature R$35 mil por mês.
  3. Lucro líquido: se você estabelecer margem de 15%, você pode lucrar até R$5.250,00, ou então, R$8.750,00 para margem de 25%.
  4. Restante do faturamento: o restante daquilo que você faturou se destina à quitação de despesas, fornecedores, manutenção, folha de pagamento e reinvestimento para garantir expansão contínua.

Obviamente, não preciso ressaltar que o cenário acima é totalmente hipotético, né? No entanto, saiba que eu utilizei uma base real para trazer os números, mais especificamente sobre as franquias de minimercado de condomínio.

É importante ter em mente sempre, que o seu potencial de lucro depende exclusivamente da qualidade do planejamento e da eficiência gerencial!

DÚVIDA: minimercado em condomínio precisa de alvará?

Você achava que a vontade de montar um minimercado era suficiente para seguir em frente? Que nada, há uma certa burocracia para viabilizar o projeto de minimercado em condomínio.

Em vista disso, a primeira grande dúvida é se um minimercado precisa de alvará para operar em condomínio. A resposta mais curta é sim, você precisará de alvará, licença sanitária e tantas outras questões obrigatórias, como:

  • Pesquisa de viabilidade junto à direção do condomínio.
  • Por vezes, participar de licitação para garantir competitividade justa.
  • Reunião de condôminos para exposição do projeto.
  • Aprovação do projeto por votação em Assembleia.
  • Execução do projeto e consultoria jurídica.
  • Solicitação de alvará e obtenção de licença sanitária.
  • Adaptações estruturais conforme demandas do condomínio.

É melhor abrir uma franquia ou negócio próprio de minimercado em condomínio?

franquia ou negócio próprio de minimercado

Eu como pessoa que valoriza o empreendedorismo brasileiro, estou sempre do lado da construção da marca própria. Pessoalmente, não há nada melhor para o futuro do negócio do que gestão, tomada de decisão interna e expansão próprias.

Contudo, no Brasil não basta apenas ter essa garra de empreender, é crucial ter o capital para isso. Então, se você dispõe de um capital médio de R$40 a R$60 mil, eu digo, tente montar seu minimercado por contra própria.

Naturalmente, esse cenário é onde a desenvoltura empresarial precisa aflorar em você, de modo a realmente criar um negócio viável. Todavia, se você não tem insumo profissional para criar a marca e desenvolver seu projeto, a franquia é uma alternativa.

Dessa forma, me refiro às franquias de conveniência, ou mesmo as franquias de minimercado autônomo, como:

A franquia é vantajosa porque propicia um formato de negócio pronto para operação, simples assim. Mas é aquele negócio, na maioria dos casos você terá pouca autonomia e menor espaço para personalização.

Saber qual o lucro de um minimercado em um condomínio mexeu com sua motivação?

Toda vez que eu falo sobre qual o lucro de um minimercado em um condomínio, eu percebo um mix de sentimentos. Algumas pessoas se surpreendem positivamente, outras não escondem a insatisfação, mas todos chegam à mesma conclusão.

Investir em minimercado com foco em condomínio representa uma das maiores tendências atuais. Agora, cabe a você desenhar os próprios passos, pois com este conteúdo, você está um passo mais próximo de finalmente empreender, até mais!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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