Como os influencers ganham dinheiro? Entenda de onde vem o dinheiro

Publicado por Lidia Massari em 17 de agosto de 2024

Os influenciadores digitais ganham dinheiro de muitas maneiras distintas, e a maioria vai além da renda gerada pela audiência de seguidores, como em ações de publicidade, parcerias pagas, venda de produtos próprios e conteúdo patrocinado.

Este é um universo em constante evolução e novas fontes de renda surgem a todo momento, sem contar que alguns influencers são verdadeiros investidores profissionais. Se você quer entender como os influencers ganham dinheiro, confira!

Finalmente você saberá como os influencers ganham dinheiro

como os influencers ganham dinheiro

Às vezes você nem conhece uma figura pública, mas basta pesquisar no Google para saber que o influencer é milionário e arrasta milhões de pessoas. Esta é a mágica do mundo digital dos influenciadores, ou seja, todos podem ser tudo ao mesmo tempo.

Quem nunca se perguntou como os influenciadores ganham dinheiro, possivelmente vive em desconexão à realidade atual. É realmente impressionante a fortuna que muitas celebridades da internet acumulam, é isso que você descobre agora!

1. Publicidade e parcerias pagas

Provavelmente você tem ali seus influencers preferidos, certo? Então, vira e mexe você se depara com eles promovendo algum tipo de produto ou serviço. Porém, muitas vezes aquele produto nem faz sentido diante do nicho que ele “atua”.

Então, estas são as famosas publicidades e parcerias pagas. Nesse contexto, as empresas de diferentes segmentos pagam os influencers para difundir seus próprios produtos, especialmente campanhas de lançamentos.

Por sua vez, o influencer utiliza suas contas pessoais no Instagram, TikTok, YouTube, Facebook e X, para promover os produtos.

Obviamente, os resultados e eficiência das campanhas dependem exclusivamente do alcance do influencer e do engajamento dos seus seguidores, que é justamente a régua que as empresas usam para direcionar seus recursos de publicidade.

Principais mídias utilizadas em publicidade e parceria paga

  • Postagens patrocinadas no feed (geralmente com tempo pré-definido).
  • Publicação direta nos Stories (gera assertividade e resultado imediato).
  • Vídeos de “unboxing” e utilização de produtos.
  • Resenhas e reviews de produtos que agregam valor à marca.

Só para contextualizar, vou usar Cristiano Ronaldo, que hoje tem 635 milhões de seguidores no Instagram. Em 2023, o jogador cobrava em média US$2,4 milhões por um post de patrocínio, isso equivale hoje a R$13,4 milhões.

Portanto, publicidade e parceria paga é uma das principais fontes de ganho dos influencers atualmente.

2. Programa de afiliados

Participação em programas e eventos

Já na modalidade de programa de afiliados, o sistema é bem simples. Uma empresa propõe a parceria e o influencer realiza a divulgação de seus produtos. Pode ser um smartphone novo, uma geladeira moderna ou a adesão a serviços de assinatura.

Por conseguinte, o profissional utiliza um link específico que direciona o consumidor à finalização da compra. Como resultado, a cada acesso pelo link que se tornar uma venda, o influencer ganha uma porcentagem que fica definida pela parceria.

Aqui eu posso destacar plataformas como a Amazon, AliExpress, Shopee, Shein e empresas do dia a dia do brasileiro. Novamente, ganha destaque quem tem mais afinidade com o nicho do produto e, sobretudo, pelo alcance digital.

3. Vendas de produtos e serviços próprios

Quem acha que os influencers ficam de bobeira só no aguardo de conquistar seguidores, se engana completamente. Isso porque hoje, grande parte das figuras da internet investem seu patrimônio no desenvolvimento de produtos de marca própria.

Um dos casos mais famosos é o da influencer e empresária Virgínia Fonseca, que acumula mais de 48 milhões de seguidores no Instagram. Porém, sua façanha recente está na criação da sua marca própria de cosméticos, a We Pink.

Marcas que pertencem a influenciadores e você nem sabia

  1. Boca Rosa: a linha de maquiagem é uma criação da influenciadora digital Bianca Andrade, que tem 20 milhões de seguidores no Instagram.
  2. Fran: mais uma linha de maquiagens, mas agora, da influencer Franciny Ehlke.
  3. Skin Quer: linha de produtos para cuidados com a pele, pertence à influenciadora Sarah Fonseca.
  4. Niina Secrets: a influencer deixou parte da loucura das redes sociais para se dedicar à sua linha de maquiagem e skincare.

4. Inscrições e serviços exclusivos

Por meio de plataformas como Twitch, Patreon, Privacy, Kickstarter, Indiegogo, Onlyfans, entre tantas outras, o influencer ganha através de assinaturas mensais ou com a venda de pacotes exclusivos.

Nesse cenário, os profissionais conseguem ter maior previsibilidade de rendimento, pois controlam o tamanho da sua audiência. Nos últimos anos, a diversidade de serviços cresceu muito, o que amplia o alcance financeiro dos famosos.

Ah, vale apontar ainda a utilização do novo serviço de assinatura do Instagram, onde o influencer compartilha conteúdo exclusivo.

5. Participação em programas e eventos

Por fim, quando se fala em como os influencers ganham dinheiro, estão as aparições e participações em programas e eventos. Por exemplo, recentemente o Masterchef, mais importante reality culinário brasileiro, estreou uma nova estratégia.

Para estimular sua audiência e fortalecer seu posicionamento, o programa convidou inúmeros influenciadores digitais. O intuito é atingir parte da base de seguidores, que se acumula na casa dos milhões.

Dentre os principais nomes, estão os influencers: Blogueirinha, Carlinhos Maia, Vittor Fernando, Gkay, Arthur Paek, Lucas Rangel, Luiza Possi, Nicole Bahls, Juju Salimeni, entre outros.

Apesar de a relação comercial ser bem estabelecida, não fica claro quanto e como o influencer recebe pela participação. Afinal, as questões contratuais possivelmente não permitem a divulgação de informações sensíveis.

Entendeu como os influencers ganham dinheiro?

Após descobrir como os influencers ganham dinheiro, quer saber quais os influenciadores mais ricos do Brasil? A lista pode mudar drasticamente conforme você muda a base de avaliação.

Por exemplo, se você pegar o Neymar, hoje ele tem 223 milhões de seguidores no Instagram, logo, é um baita influenciador. Porém, a sua fortuna vem majoritariamente da profissão como jogador, concorda?

A partir disso, alguns dos influencers mais ricos são: Whindersson Nunes, Felipe Neto, Christian Figueiredo, Gabi Lopes, Kéfera Buchmann, Maisa Silva, Tata Estaniecki, Virgínia Fonseca, Jade Picon e a lista poderia ir longe, mas você entendeu.

O que achou do conteúdo? Tirei algumas das suas dúvidas? Então, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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