Você sabia que existem selos antigos que valem mais de R$1 mil?! É impressionante, não é? Existe um mercado movimentado de vendas desses produtos por todo o país e até pelo mundo!
Muita gente é especialista nesse segmento e dedica a vida toda para fazer coleções e se reunir com pessoas que tenham a mesma paixão.
Se você conseguir encontrar um local confiável pode fazer ótimas negociações e receber um bom valor nesses itens.
6 lugares onde vender selos antigos
Nas minhas pesquisas, encontrei pelo menos 6 opções de lugares para vender selos antigos e ter um bom retorno financeiro.
Mais abaixo falarei disso de uma forma explicada, mas preciso te adiantar que antes de sair por aí oferecendo os selos que têm, você precisa saber quanto valem, viu?
Agora vamos conhecer os locais:
1.Agências dos Correios
Eu não sabia, mas as próprias agências dos Correios podem comprar selos na sua mão. Apesar de ser possível fazer essa negociação em qualquer uma delas, o ideal é procurar pelas que tem os chamados Guichês Filatélicos. Isso vai permitir que o atendimento seja ainda mais exclusivo e personalizado, talvez até influenciando no fechamento de um negócio mais interessante.
De qualquer forma, essa é uma opção mais rápida para conseguir vender seus selos, mas acredito que não seja a mais lucrativa.
2. Lojas filatélicas
As lojas filatélicas são empreendimentos dedicados somente ao amor por selos e tudo o que implica esse segmento. É um local onde você conseguirá negociar com facilidade e ter uma resposta imediata.
Acredito que são opções melhores que as agências dos Correios, mas é preciso ter cuidado para não ser enganado, já que infelizmente tem gente querendo se aproveitar em qualquer segmento do mercado.
O intuito deles provavelmente será na compra para revenda, então o valor oferecido será um pouco menor, mas ainda assim pode valer a pena.
3. Para colecionadores filatélicos
Eu acredito que os colecionadores filatélicos são as melhores opções para vender selos. Eles vivem a vida inteira dedicados a isso, dão valor a esse produto e com certeza serão os que pagarão mais por eles.
Existem alguns colecionadores que possuem site ou perfil no Instagram para conseguir com mais facilidade alguns exemplares. Outros você pode encontrar em clubes filatélicos ou até mesmo em lojas.
Faça uma pesquisa na sua região que com certeza deve encontrar algum que esteja mais próximo de você – o que vai facilitar a negociação.
4. Em alguns clubes
Alguns clubes tem seções específicas para compra e venda de selos e eu acho que vale a pena você arriscar nos que estão presentes na sua região. Entre em contato com os responsáveis, fale que tem alguns produtos para oferecer e com certeza eles te ajudarão.
Eles podem indicar colecionadores ou até mesmo criar uma espécie de exposição para que leve os selos para os interessados fazerem seus lances, como em um leilão.
5. Sites de compra e venda
Os sites de compra e venda estão recheados de anúncios de venda e compra de selos. Eu sempre indico fazer anúncios pelo Mercado Livre porque acho que ele dá mais suporte e segurança nas transações, mas dá para anunciar na OLX e até no Enjoei também.
Para conseguir chamar a atenção dos colecionadores comece tirando fotos bonitas e que mostram bem os selos de todos os ângulos. Também é importante que você faça uma descrição completa tanto do tipo, quanto das condições do material.
Seguindo esses passos simples, com certeza conseguirá alguns interessados.
6. Feiras e eventos filatélicos
Em algumas regiões é possível encontrar feiras e eventos filatélicos. É possível encontrar essas informações com mais facilidade nos clubes.
Se tiver alguma programação na sua região ou em locais próximos, eu acredito que vale muito a pena que você participe e exponha os seus produtos. Vai ser uma ocasião com muitos amantes de selos, o que vai aumentar sua possibilidade de fazer um bom negócio.
Antes de sair oferecendo seus selos, faça uma avaliação
É fundamental que você verifique a procedência e valor dos seus selos antes de fazer qualquer negociação, principalmente se você não conhece sobre o assunto.
Para que isso aconteça de forma profissional e segura, o ideal é procurar algum clube ou filatélico. Por lá é comum que existam catálogos com as cotações de selos de todo o mundo, sem falar que ainda pode acontecer de você conhecer algum sócio que queira te orientar.
Existe também a possibilidade de ir em um comerciante ou em um especialista no assunto. Normalmente eles cobram uma taxa para fazer essa avaliação e vale a pena pagar porque eles sabem bem do que estão falando.
Só tenha o cuidado de procurar por profissionais que sejam confiáveis, viu? Infelizmente, assim como em qualquer área, podem existir pessoas que queiram se aproveitar da situação.
O estado do selo vai influenciar no seu valor
Outra coisa que você precisa se atentar é no estado de conservação do seu selo. Se ele estiver bem conservado e limpo, o valor dele também vai aumentar. Caso esteja com rachaduras, sujo ou até ilegível em algumas partes, mesmo muito valioso, terá descontos no seu valor.
Leia também: 6 compradores de relógios antigos
Comece a sua cotação!
Espero que agora seja mais fácil encontrar locais onde vender selos antigos por aí, viu? Que você consiga fazer boas negociações!
Obrigada pela companhia por hoje e até a próxima!