Onde vender retalhos de tecidos?

Publicado por Jéssica Trabuco em 16 de agosto de 2024

Se você trabalha com confecção de produtos feitos de tecido, provavelmente tem um monte de retalhos inutilizados por aí, não é? Se você trabalha com reparos de roupas ou gosta de costurar em casa, essa também pode ser a sua realidade. 

A boa notícia é que dá para vender esses retalhos de tecidos e ganhar pelo menos uma renda extra com essa atividade. Quanto mais você tiver, maiores os seus ganhos.

O problema é que nem todo mundo sabe onde negociar esse tipo de coisa e é justamente por isso que estou aqui. Encontrei pelo menos 8 opções de lugares para vender esses artigos. 

8 lugares onde você pode vender retalhos de tecidos


Onde vender retalhos de tecidos

Nas minhas pesquisas eu encontrei pelo menos 8 lugares que compram retalhos de tecidos. É possível que existam mais, mas com essa lista você já vai ter uma ideia geral de por onde começar a fazer sua pesquisa e oferecer o seu produto. 

Lembre-se sempre de pesquisar sobre a empresa antes de fechar negócio, hein? Verifique qual é o seu histórico no mercado e também faça a cotação. O ideal é fechar com quem te oferecer as melhores vantagens. 

Confira abaixo as opções: 

1. Empresas de reciclagem

Tem muita empresa de reciclagem que também trabalha com tecidos e que com certeza vai comprar os seus retalhos. É uma opção mais rápida para quem está precisando de algum dinheiro, mas preciso lembrar que aqui os valores não são altos, hein? 

Eles costumam pagar por quilo e só se você tiver uma quantidade bem grande é que conseguirá um valor interessante. 

2. Empresas especializadas na compra e venda de retalho

Existem também empreendimentos que são como empresas de reciclagem, mas que trabalham de forma mais especializada com tecidos. Com elas os valores também não serão altos, mas você tem mais chance.

3. Empresas de confecção

Algumas empresas de confecção trabalham com retalhos e mesmo que elas mesmas já produzam uma quantidade significativa, a demanda pode ser muito alta e por isso a compra desses produtos se faz necessária. 

Com certeza deve ter pelo menos um negócio como esse na sua cidade. Entre em contato, veja se precisam desse material, explique o tipo de que tem e a consistência que conseguirá mais e veja se consegue fechar um bom negócio. 

4. Loja de tecidos

Eu não sabia até hoje, mas existem lojas que trabalham com a venda de retalhos de tecidos. Encontrei algumas que vendem só esse material e fiquei impressionada! 

Acho que vai ser mais fácil encontrar as que vendem todo tipo de tecido e também retalhos, mas de qualquer forma o negócio aqui é começar a pesquisar. Faça uma lista com todas as lojas desse tipo presentes na sua região e entre em contato com cada uma. 

Se você tiver um veículo pode até ir pessoalmente mostrar os seus retalhos, ao invés de só falar por telefone. O impacto de ver o produto pode incentivar que a compra aconteça de forma mais fácil. Faça o teste!

O que fazer com os retalhos de tecido que sobram

5. Ateliê de artesanato

Com certeza você já viu artesanatos que são feitos com retalhos de tecidos, não é? Desde panos de prato a bonequinhas. O que não faltam são opções de itens que utilizam pedaços de pano como material. 

O seu objetivo vai ser encontrar esses artesãos. Faça uma varredura na sua cidade não só atrás de ateliês, mas também de lojas que vendem esses produtos. Com certeza elas vão te passar o contato do fornecedor e você pode fechar negócio.

Eu acredito que fechando com eles é possível ganhar um valor melhor do que com empresas de reciclagem ou até mesmo com lojas de tecidos. 

6. Centro educacional e ou terapêutico

Muitos centros educacionais e terapêuticos fazem oficinas que utilizam retalhos nas suas atividades. Que tal entrar em contato com eles para oferecer seus produtos? 

7. Sites de compra e venda

Como sempre, os sites de compra e venda se mostram uma ótima opção para anunciar qualquer tipo de produto, inclusive retalhos de tecidos. Basta uma pesquisa rápida por lá para encontrar vários anúncios de quem vende e quem compra. 

O que eu sempre digo aqui é que você precisa redobrar sua atenção para fechar negócios que sejam seguros e não tragam prejuízo. 

Para que seu anúncio seja chamativo por lá, é preciso tirar boas fotos dos seus retalhos e fazer uma descrição detalhada da quantidade, do tipo de tecido e o que mais for necessário. 

Suas chances de venda através de sites como OLX e Mercado Livre são muito altas, até porque é possível fazer negócio com pessoas do Brasil inteiro!

8. Grupos de venda no Facebook e/ou WhatsApp

Os grupos de venda do Facebook e do WhatsApp também são ótimas para vender qualquer coisa. Eu mesmo sempre recorro a eles quando tenho alguma coisa para comercializar. Normalmente o contato é muito mais rápido. 

Só que aqui você precisa ter ainda mais cuidado e atenção nas negociações, porque elas são diretas com a pessoa e não existe nada que te assegure. Então tome cuidado. 

Leia também: Onde vender revistas antigas?

Comece a fazer sua cotação!


Agora que já tem tantas opções de onde vender retalhos de tecidos, comece a pesquisar e fazer cotação aí mesmo na sua região ou em cidades próximas. Verifique qual das opções vai te oferecer as melhores condições e feche com ela. 

Espero que o meu texto tenha te inspirado e ajudado de alguma forma, viu?

Muito obrigada pela companhia hoje. 

Boa sorte e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário