Franquia de sushi: Quais existem? Qual o valor para abrir?

Publicado por Lidia Massari em 11 de agosto de 2024

Se antes a culinária oriental era exótica para o brasileiro, hoje o mercado está cheio de opções de franquia de sushi, que aproveitam o momento de glória para fortalecer a culinária que mais cresceu no país, logo, uma das mais consumidas também.

A difusão do tradicional sushi e todas as suas incríveis versões, aproximou o paladar brasileiro das riquezas de sabores e receitas exclusivas que antes você só encontrava em restaurantes especializados.

Quer investir e não sabe quanto custa uma franquia do sushi? Sem problemas, no conteúdo de hoje você verá 7 opções relevantes, confira!

Principais opções de franquia de sushi para você conhecer

franquia de sushi

Não é de hoje que os restaurantes, bares e lanchonetes de comida oriental fazem parte do cotidiano do brasileiro. Porém, foi apenas nos últimos anos que as franquias ganharam destaque no segmento.

Hoje há uma infinidade de marcas, diferentes propostas e muita comida boa para você investir e atingir um retorno bacana. É com isso que eu pretendo ajudar você, saiba quanto e onde investir seu precioso capital!

1. Grupo Harô Sushi

O Harô Sushi faz parte do Grupo Harô, que surgiu em 2017 para remodelar o mercado de delivery de sushi. Por trás das operações estão Fernando Andrade e João Pedro, que colocaram na marca toda sua expertise no segmento de alimentação.

Hoje a rede tem 34 unidades, atuação em 10 estados e plano de expansão que visa levar suas lojas além do nordeste. O que chama a atenção do Harô Sushi, é que o empreendedor investe a partir de R$130 mil e opera 6 marcas distintas:

  • Harô Sushi
  • Hapoke (Hawaiian Food)
  • The Roll
  • Mango Salad
  • EatPo
  • Tio Parmê

2. Matsuri To Go

A franquia Matsuri To Go surgiu ainda em 2003, sob o nome de Matsuri apenas, quando o sushi ainda não tinha tanto amadurecimento no país. Apesar disso, a marca correu atrás e consolidou o sucesso ao conquistar 8 vezes consecutivas o prêmio de restaurante japonês mais lembrado de Londrina, pela Top Nikkey.

Entretanto, assim como muitas empresas, a Matsuri enfrentou os impactos da pandemia, época em que fechou 3 restaurantes da rede. Nesse momento, eles tomaram a decisão de se reinventar e surgiu a Matsuri To Go, que é delivery e “take-away, veja:

  1. Faturamento médio anual: R$2,6 milhões ao ano.
  2. Lucro líquido médio mensal: de 8% a 12%.
  3. Metragem mínima: 70m².
  4. Investimento inicial: a partir de R$195.000,00.
  5. Payback: entre 12 e 24 meses.

3. Hashi Express

A franquia Hashi Express conquistou espaço ao criar uma rede de restaurantes que harmonizam a culinária oriental ao paladar brasileiro. No cardápio, versões de Sashimis, Temakis, Yakissoba, Hot Rolls e combinados, tudo com buffet por quilo.

Com 9 lojas e muita vontade de expandir Brasil afora, a Hashi Express requer investimento inicial de R$550.000,00, mas promete faturamento médio de R$250.000,00, com margem de lucro entre 10% e 15%.

4. Sushiloko

Franquia Sushiloko

Para quem procura investir em franquia de sushi mais consolidada no segmento, a brasiliense Sushiloko pode ser a alternativa. Desde 2008 a Sushiloko procura fidelizar clientes através de alta qualidade, ambientes exclusivos e preço justo.

Como resultado, hoje o grupo tem 43 unidades e forte atuação na região centro-oeste, mas de olho no sudeste. A grande novidade, se você preza por inovação, é que a Sushiloko se tornou uma franquia 3 em 1, com as marcas Pokeland e Yakissobas.

Vale dizer que a marca oferece dois modelos de franquias: modelo de rua e shopping, com investimento a partir de R$420.000,00 e faturamento de R$170.000,00.

5. Gendai

Provavelmente você conhece a Gendai dos shoppings que já visitou, e possivelmente, até já experimentou suas delícias japonesas, certo? Isso porque a Gendai nasceu em 1992, em São Paulo, onde transformou o conceito da culinária japonesa.

Nesse contexto, a Gendai aplicou o conceito de “Fast Casual”, ou seja, refeições mais acessíveis, ajudando assim, na popularização gastronômica. Além disso, a Gendai atua na modalidade de franquia desde 1996, logo, há muita experiência operacional:

  • São mais de 66 lojas e previsão de 90 unidades nos próximos meses.
  • Investimento a partir de R$600.000,00.
  • Lucro médio mensal de até 15%.
  • Faturamento médio anual superior a R$2 milhões.
  • Cerca de 14 selos de excelência em Franchising pela ABF.

6. Jin Jin Wok Culinária Asiática

Agora, fugindo um pouco da culinária japonesa, entramos na cozinha chinesa, com a franquia Jin Jin Wok. Sua fundação aconteceu em 1992, já como franquia de comida chinesa, com o intuito de aproximar a culinária do exigente paladar brasileiro.

Hoje, 32 anos depois, a Jin Jin possui mais de 70 unidades em 10 estados e muita experiência para compartilhar com os novos franqueados. Vale ressaltar que desde 2016, a franquia faz parte do Grupo Halipar, que é dono de marcas como:

  • Franquia Griletto
  • Montana Express
  • Montana Steaks
  • Jin Jin Wok
  • Jin Jin Sushi
  • MySandwich

O investimento na marca é de R$450 mil, com faturamento médio mensal de R$150 mil e payback médio de 30 meses.

7. China In Box

China In Box

Assim como o Gendai, a franquia China In Box pertence ao Grupo Trigo, uma rede de marcas no segmento de alimentação. Acerca da China In Box, falamos da maior rede de delivery de culinária asiática da América Latina.

Somente em 2021, foram mais de 5,5 milhões de comandas vendidas, que ajudaram a marca a conquistar 22 selos de Excelência em Franchising pela ABF. A faixa de investimento fica em torno de R$600 mil e o faturamento médio anual de R$2,8 milhões.

Quer fazer parte de uma rede com mais de 150 unidades? Então, a China In Box pode ser a solução que procura!

Vale a pena investir em franquia de sushi atualmente?

Olha, se vale a pena investir em franquia de sushi eu não sei. Mas que o segmento está aquecido como nunca, isso é inegável. No conteúdo de hoje eu tentei equilibrar franquias mais robustas e marcas mais em conta.

Todavia, no fim das contas o que vale mesmo é a sua experiência neste ramo alimentício. Por mais que o público tenha suas preferências estabelecidas, a questão gerencial é única, já que falamos de culinárias tradicionalmente orientais.

Portanto, minha maior dica é: entenda o seu perfil nesse mercado, aí fica mais fácil se identificar com a franquia certa. Espero que tenha gostado das informações do conteúdo de hoje, mas aproveite para compartilhar com mais pessoas. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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