O preço da porção de batata frita vai variar de acordo com o seu tamanho. Uma porção pequena de uns 100 gramas pode ser vendida a R$7, enquanto que uma porção de 500 gramas pode ser vendida por mais de R$35.
Além do tamanho, outro fator que pode influenciar no preço é o acompanhamento. Se for pura é mais barata, mas se tiver calabresa ou um molho cheddar, por exemplo, o preço sobe consideravelmente.
Também é importante analisar a forma de venda e quanto seus concorrentes estão cobrando por um produto similar ao que já faz ou pretende fazer.
Vou te mostrar tudo que é importante considerar aqui embaixo. Vem comigo!
Como calcular o preço da porção de batata frita na hora de vender?
Existem 5 pontos básicos que são fundamentais para encontrar o preço de venda de qualquer produto. Seguindo por eles, é possível encontrar um valor que faça sentido para o seu público e que te dê lucro, ao mesmo tempo.
Veja:
Primeiro defina os tamanhos
Um pacote de 2,5 kg de batata congelada custa em torno de R$43 no atacado. Só com essa informação a gente já consegue ter a primeira noção de custo por porção que você terá.
Digamos que você vai trabalhar com porções de 150g, 300g e 500g no seu negócio. Vamos fazer a regra de 3: Se 2.500 gramas de batata custam 43, quanto custa 150?
2.500 – 43
150 – x
Vamos multiplicar 150 por 43, que vai dar 6.450 e depois dividir por 2.500, que vai dar R$2,58. Depois é fazer a mesma coisa com as duas outras quantidades de porção.
O custo de batata para cada porção será:
- 150g: R$2,58;
- 300g: R$5,16;
- 500g: R$8,60.
Só de batata você já terá esse custo, então o preço de venda precisa ser consideravelmente maior do que isso.
Calcule os outros custos para fazer a batata frita
Além da batata, para a produção você vai gastar sal, óleo, energia, água e até materiais de limpeza. A melhor maneira de calcular isso é tendo a média de gasto do mês, mas se você estiver começando agora a gente pode usar outra estratégia.
O óleo você já consegue calcular depois da primeira noite. Veja quantos gastou e divida o preço pela quantidade de porções que vendeu. Se você usou 3 litros de óleo e gastou R$26 e vendeu 30 porções, isso significa que o custo de óleo de cada uma delas foi de R$0,86.
Agora, para calcular os outros gastos menores, a gente vai considerar que eles representam 30% do valor do custo da batata. Ou seja, se a porção de 500 g tem um custo de R$8,60 com batata, o custo total na verdade vai ficar assim:
- Custo com batatas: R$8,60
- Outros custos (30% de 8,60): R$2,58
- Óleo: R$0,86
TOTAL: R$12,04.
A estratégia da multiplicação por 3
Muitos empreendedores que trabalham com comida, depois que chegam no valor de custo de produção, multiplicam ele por 3 para chegar no valor de venda. Na nossa simulação isso significa que 500 g de batata deveria ser vendida a R$36,12.
Lembrando que também seria preciso contabilizar aqui o custo da embalagem, ok? Vamos colocar que foi R$0,50.
O preço da porção da batata frita seria R$36,62.
Verifique o mercado antes de definir o valor de venda
Sabendo que o seu custo é menos de R$13 e que a sugestão de preço encontrada foi de R$36,62, é hora de você analisar e pesquisar por quanto uma porção de batatas dessa está sendo vendida pelos seus concorrentes.
O objetivo aqui não é você copiar o preço que eles trabalham, mas ter uma noção melhor do que o seu público está acostumado. Assim não tem o risco de cobrar muito menos ou muito mais, sabe?
Se o preço médio da batata por aí for de R$39, por exemplo, você pode vender tranquilamente por R$35,50 para chamar a atenção por ser mais barato e ainda ter uma margem de lucro incrível.
É preciso ter esse equilíbrio para conseguir vender e conquistar o coração dos clientes, entende?
Atenção: No caso de complementos calcule do mesmo jeito
Se a sua ideia é trabalhar com batata frita e acompanhamentos, não tem segredo. O que você precisa é calcular o preço do acompanhamento e agregar na sua conta. Seja milho, queijo ralado, ketchup ou qualquer outra coisa.
Veja a quantidade que gasta em cada porção, encontre o valor referente a isso e acrescente no cálculo do preço.
É preciso fazer isso com todos os ingredientes para ter lucro, viu? Não se esqueça disso!
Tem diferença de preço dependendo da forma que você venda
Outra coisa que a gente precisa considerar é a formatação do trabalho que você quer ter. O preço de uma batata frita vendida em uma barraca na rua vai ser menor do que a servida em uma hamburgueria gourmet ou em um bar temático.
Por isso que a pesquisa de mercado é tão importante. Com ela você consegue definir valores compatíveis com o tipo de trabalho.
Uma ideia de preço de venda de batata frita…
A única maneira de identificar o preço da porção de batata frita para vender aí na sua região é fazendo um cálculo que te falei, mas resolvi fazer uma pesquisa em alguns cardápios e encontrei um preço médio que pode te dar uma noção ou inspiração.
Pensando de uma forma geral, uma porção de batata frita comum tem um preço médio de:
- Pequena: R$12
- Média: R$15
- Grande: R$23
Se for com acompanhamento, principalmente dependendo do ingrediente utilizado, os valores sobem:
- Pequena: R$18
- Média: R$25
- Grande: R$32
Leia também: Como fazer batata frita com calabresa para vender?
Comece a calcular!
Agora que você já sabe exatamente o que é preciso para encontrar o preço de venda da porção de batata frita, o negócio é começar a fazer os cálculos o quanto antes.
Torço para que consiga precificar bem o seu produto a ponto de chamar a atenção dos clientes e ter uma boa margem de lucro.
Muito obrigada pela sua companhia hoje e boa sorte!