A Cachaça 51 é uma das bebidas mais brasileiras e grande referência no mercado nacional de cachaça, atualmente, apenas 3 cidades a fabricam no país que são Pirassununga, Porto Ferreira e Cabo de Santo Agostinho.
Independentemente se você consome ou não, é no mínimo curioso entender as raízes de uma empresa que há 72 anos, persegue o objetivo de entregar ao brasileiro produtos de alta qualidade e padrão reconhecido.
Sendo assim, venha conhecer melhor as unidades fabris nas únicas 3 cidades onde a Cachaça 51 é fabricada no Brasil, está imperdível!
Onde fica a fábrica da Cachaça 51?
A Cachaça 51 foi fundada em 1952, uma criação dos irmãos Piccolo, que buscavam fazer a bebida perfeita. Existe uma história muito inusitada na elaboração da marca que viria a se tornar a referência no mercado.
Isso porque, além da paixão pela bebida, os irmãos eram aficionados pelo Palmeiras e, por terem nascido na cidade de Santa Cruz das Palmeiras, deram o nome de Palmeiras 51 ao produto.
Já o número 51, é uma homenagem ao título mundial que o Palmeiras conquistou em 1951, a “Copa Rio de 1951”. Consequentemente, a bebida caiu no gosto popular e, eventualmente, passou a se chamar Cachaça 51.
Atualmente, a Cachaça 51 é mundialmente reconhecida, tem exportação para dezenas de países e atende com maturidade a demanda nacional.
Então, se você queria logo saber se tem Cachaça 51 nos Estados Unidos, a resposta é sim. Hoje a empresa exporta seus produtos para mais de 50 países.
Nesse cenário, sua capacidade produtiva deve acompanhar a demanda e, para isso, a empresa distribui sua produção em três cidades: Pirassununga, Porto Ferreira e Cabo de Santo Agostinho.
Unidade Taboão em Pirassununga
A Unidade Taboão da Cachaça 51 se localiza na cidade de Pirassununga. A região por si só faz parte de um importante eixo de desenvolvimento socioeconômico, e representa a sede da empresa desde 1959.
Ao todo, a unidade conta com 4 linhas de produção altamente eficientes, e a fábrica, configura entre as mais modernas e avançadas do mundo. Não à toa, a unidade de Pirassununga tem um processo de produção que se tornou referência no segmento.
Para isso, amostras dos produtos passam por análises de hora em hora, tudo para assegurar seu reconhecido padrão de qualidade.
Afinal, para se tornar a cachaça mais consumida nos principais bares do mundo, fatores como qualidade e pureza são inestimáveis.
- Endereço da unidade: Rua Laura Antônia Dolphini Baldin 349, n° 1.190 – Taboão, Pirassununga – SP.
Unidade Destilaria Lageado em Porto Ferreira
Também localizada no estado de São Paulo, a Unidade Destilaria Lageado em Porto Ferreira possui uma agroindústria de última geração. Na verdade, falamos de uma das destilarias unitárias de cachaça mais modernas da atualidade.
- A fábrica recebe a comparação com outras grandes companhias internacionais, especialmente em potencial produtivo.
- Toda a produção tem como pilares a tecnologia, alto controle de qualidade e padronização na qualidade do produto.
- A agroindústria destina cerca de 9 mil hectares inteiramente à produção de cana-de-açúcar.
- A planta fabril tem capacidade para processar quantidades superiores a 600 mil toneladas de cana/safra.
- Por safra, a fábrica de Porto Ferreira supera uma capacidade produtiva de 105 milhões de litros.
Vale apontar que a destilaria opera desde 1986, e até hoje, sua capacidade produtiva continua a bater recordes. Isso porque, na safra 2022/23, a indústria atingiu a quarta maior safra da sua história, o que impacta diretamente na produção. A destilaria fica na Fazenda Lageado, Porto Ferreira/SP.
Unidade Nordeste em Cabo de Santo Agostinho
Já a Unidade Nordeste, em Cabo de Santo Agostinho (região Metropolitana de Recife), é a mais recente unidade da empresa. A fábrica se localiza em um dos principais eixos industriais do Brasil e é responsável pela demanda da região Nordeste.
Para isso, a indústria conta com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta. Como é de praxe, todo o processo produtivo está sob rigorosos protocolos de controle de qualidade, de modo a assegurar o padrão pelo qual a Cachaça 51 é tão valorizada mundialmente.
Um dos maiores compromissos da unidade, é atuar como uma empresa de desenvolvimento sustentável, através de ações, como:
- Reciclagem superior a 90% dos resíduos sólidos da produção.
- Tratamento de 100% dos resíduos líquidos.
Em 2022, a Unidade Nordeste recebeu grandes aportes na duplicação do seu potencial de produção, de modo a englobar parte da fabricação da 51 Ice.
Como resultado, a expansão também possibilitou que a unidade passasse a envasar latas de 263ml, 350ml e 473ml, tanto da tradicional cachaça quanto da 51 Ice.
- Endereço da unidade: Rod. BR 101 – Sul – KM 28 s/n – Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho/PE.
Quem é o dono da Cachaça 51?
A Cachaça 51 e todos os produtos que levam a marca registrada 51, são de propriedade da Companhia Müller de Bebidas. Atualmente, a Cia Müller é a maior produtora de cachaça do mundo, e possui um vasto portfólio de sucesso.
Somente na categoria cachaça, são 15 rótulos diferentes, entre cachaça tradicional e versões especiais. O conhaque Domus também pertence à Cia Müller, além das versões da 51 Ice e Vodka.
Por toda a extensão da sua produção, a empresa pauta pela inovação, qualidade e diversificação, que se tornaram os pilares da companhia. Essa combinação permitiu à empresa atingir uma atuação global ao exportar para mais de 50 países.
Como fruto do seu trabalho e dedicação, em 2013, a cachaça recebeu o reconhecimento de ser um “Produto Legitimamente Brasileiro”, pela Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau, agência reguladora dos EUA.
Outros destaques da Cia Müller são o nível de empregabilidade, com mais de 1.300 vagas de empregos, e certificações como a Certificação Kosher e Etanol Mais Verde.
E então, você já conhecia as únicas 3 cidades onde a Cachaça 51 é fabricada no Brasil? Agora você já tem um bom motivo para planejar e montar uma distribuidora de bebidas, afinal, produtos de qualidade no mercado é o que não falta.
Espero que tenha gostado das informações e curiosidades do conteúdo de hoje, compartilhe com aqueles amigos que adoram uma 51 e até a próxima!