Não é verdade que a Centauro faliu como afirmam os boatos que pipocaram na mídia recentemente, mas que a empresa passou por mudança e transformação ao longo dos últimos anos, isso sim é verdade.
A história da Centauro no segmento de produtos esportivos é antiga e acompanha a evolução de uma cadeia comercial que se moldou nas últimas décadas, mas naturalmente, a varejista enfrentou percalços assim como toda empresa brasileira.
Quer saber o que aconteceu com a Centauro? Então, confira informações atualizadas sobre uma das maiores empresas brasileiras!
É verdade que a Centauro faliu? A empresa fez liquidação recentemente?
Em meados de 2023, começaram a ventilar notícias e boatos de que a Centauro havia falido. Para reforçar o rumor, mensagens da internet diziam ainda que a Centauro estava com uma liquidação imperdível, ou seja, queima de estoque.
Nesse contexto fantasioso, a empresa oferecia tênis e roupas de marca por valores entre R$100,00 e R$200,00, super atrativo, certo? Errado, pois como eu mencionei no início, é mentira que a Centauro faliu, logo, não havia liquidação alguma.
Você deve se perguntar: “mas o que leva as pessoas a criarem um boato fantasioso e mentiroso como este?”. Bem, existem vários motivos e a resposta depende de quem bolou inicialmente a mentira, veja algumas razões plausíveis:
- Propagação de fraudes: geralmente, as notícias sobre a falência de grandes empresas levam o leitor a sites falsos com a intenção de roubar dados bancários e informações sensíveis.
- Prejudicar a concorrência: a difamação digital é um recurso que pessoas mal-intencionadas usam para desestabilizar a concorrência no mercado.
- Criar pânico geral: em alguns casos, a intenção é puramente criar incertezas e disseminar o pânico entre os consumidores.
- Ganhar atenção e tráfego digital: quanto maior a mentira e mais relevante o foco do rumor, mais cliques e visualizações os mentirosos acumulam.
Só para reforçar, a Centauro não declarou falência ou mesmo está em recuperação judicial, por exemplo.
Então, a melhor forma de não se tornar vítima de golpes e mentiras, é fazer uma checagem da fonte. Aliás, sempre desconfie de notícias exageradas e criativas demais, além é claro, de verificar o site oficial da empresa.
O que aconteceu com a Centauro nos últimos anos?
A história da Centauro começou ainda em 1981, com apenas 4 colaboradores e uma pequena loja em Belo Horizonte. Ao longo dos anos, a empresa se remodelou e acompanhou de perto as mudanças na preferência de consumo e novas tendências.
Isso ajudou a varejista de produtos e artigos esportivos na modernização e adaptação das lojas às necessidades dos consumidores. Só para ilustrar, em 2012, a Centauro já contava com mais de 230 lojas em todo o Brasil.
Não à toa, isso lhe rendeu a oportunidade de ser a patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014. Como parte estratégica de crescimento, ela descontinuou seu importante braço comercial, a By Tennis, para focar na marca principal.
Já em 2019, com uma atuação consolidada e reconhecimento nacional dos clientes, a Centauro realizou seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo. Como resultado, ela se capitalizou e alavancou ainda mais seu crescimento.
Provavelmente, agora você se deu conta de que é uma tremenda mentira que a Centauro faliu e está pensando: “certo, mas quantas lojas Centauro tem no Brasil?”.
A Centauro vai na contramão da falência atualmente
Voltando um pouco para 2017, a Centauro deu um importante passo rumo ao futuro no mercado. Isso porque, sua gestão redesenhou e desenvolveu o conceito de loja Geração 5 (G5), que é um modelo com foco na experiência do cliente na loja física.
Desse modo, conseguiu enxugar sua rede e focar especificamente neste modelo que seria o carro-chefe dali em diante. Consequentemente, hoje a Centauro tem mais de 230 lojas espalhadas e presença em 25 estados, além do Distrito Federal.
Quem é dono da empresa Centauro atualmente? O surgimento do Grupo SBF
A Centauro ainda é a mesma empresa, com o mesmo nome e praticamente a mesma direção, isto é, proprietários. Porém, a confusão sobre o “desaparecimento” da empresa tem ligação com a formalização do grupo que detém a Centauro no portfólio.
Me refiro ao Grupo SBF, que é essencialmente a Centauro, mas que atua como um agregador de marcas distintas. À frente do Grupo SBF, está o fundador da Centauro, Sebastião Bomfim Filho.
Nesse contexto, a companhia tem sua operação centralizada e gerida diretamente pelo grupo, ou seja, todas as lojas da rede são próprias e a Centauro infelizmente não opera como franqueadora.
Principais marcas do Grupo SBF
- Centauro: maior varejista de produtos esportivos da América Latina, hoje, a rede opera como uma central “Omnichannel” que integra todos os canais e proporciona a melhor experiência ao cliente.
- NWB: é a maior rede de canais digitais esportivos do Brasil, acumula mais de 150 milhões de seguidores no Instagram.
Além disso, o grupo ainda é dono da X3M, empresa especializada na organização de eventos e corridas esportivas, e a FitDance, que é a maior plataforma de dança do Brasil.
Contudo, eu deixei o melhor para o final, pois pouca gente sabe disso. O Grupo SBF se tornou o distribuidor exclusivo da Nike no Brasil em 2020. Para isso, atua sob o nome Fisia e é responsável por toda a operação física e digital.
E antes que você pergunte se a Nike é franquia, saiba que o Grupo SBF realiza a gestão completa da marca.
A Centauro faliu apenas na imaginação da concorrência que reconhece sua relevante trajetória
Então, ainda acredita que a Centauro faliu, uma vez que o Grupo SBF por trás da sua operação é responsável até pela distribuição e operação da Nike Brasil? Pois é, a internet é algo indispensável na vida de muita gente atualmente.
Por outro lado, também é um campo fértil para disseminação de informações que colocam as pessoas em dúvidas e atrapalham as empresas. Sendo assim, desconfie sempre, mas não deixe de buscar a verdade e confirmar a veracidade das notícias, certo?
Espero muito que as informações do conteúdo tenham ajudado você a compreender a realidade dos fatos. Compartilhe e até a próxima!