Preço de pastel para vender: Veja quanto cobrar e tamanhos

Publicado por Lidia Massari em 23 de julho de 2024

Dizem por aí que fazer pastel de qualidade é uma arte, mas a verdade é que chegar até o preço de pastel para vender com competitividade e lucratividade, é a habilidade mais importante do empreendedor.

Eu diria que é impossível fazer uma boa precificação sem uma avaliação profunda dos custos, despesas, mercado e margem de lucro desejada.

A partir de agora você terá acesso a um manual repleto de dicas e informações certeiras, confira e não deixe de anotar nada!

Como definir o preço de pastel para vender?

preço de pastel para vender

O pessoal pinta na cabeça que a precificação de produto é um bicho de sete cabeças, algo impossível, mas não. Nada é tão simples quanto chegar ao preço final ideal, ainda mais no pastel, onde você conhece todas as variáveis.

Outro ponto primordial, ninguém além de você pode determinar o preço do seu pastel. Nem mesmo a concorrência pode influenciar no seu processo de preço, pois é algo único e intransferível.

Pilares da formação de preço do pastel

A seguir, eu destaco uma “fórmula de bolo”, ou seja, uma colinha perfeita para calcular o valor dos produtos. Contudo, trata-se apenas de um contexto hipotético e você deverá adaptar à sua realidade antes de divulgar os preços, hein?

Custos dos ingredientes

Some cada pequeno insumo utilizado, da farinha da massa àquela gotinha de pimenta no centro do recheio. Coloque tudo discriminado em uma tabela de precificação.

Rendimento da receita

Avalie o custo total dos ingredientes e determine pelo rendimento, ou seja, se você gasta R$40,00 e rende 10 pastéis, você sabe que o custo individual base é de R$4,00.

Custos e despesas operacionais

Normalmente, é impossível calcular os custos e despesas, pois consiste em energia elétrica, gás e internet e outras coisas. Então, some 30% do valor do produto, nesse caso, R$1,20.

Margem de lucro desejada

Aqui é onde eu não posso interferir, pois cada região e negócio trabalha com margens distintas. Porém, em média, atribui-se entre 80% e 100% de lucro sobre o pastel.

Precificação estável

O custo base do pastel é R$4,00 e as despesas R$1,20, logo, você tem uma base de R$5,20. Ao aplicar 80% sobre o valor, seu pastel custaria R$9,36, mas com 100%, o preço final vai para R$10,40.

Em contrapartida, existe uma fórmula que muito empreendedor utiliza que é multiplicar o custo base do pastel por 3. Dessa forma, você cobre o custo do ingrediente, despesa, mão de obra e caixa do negócio.

Portanto, se cada pastel custa R$4,00 para ser produzido, com a multiplicação de 3, você chega ao preço final de R$12,00. Como resultado, você ainda tem um produto competitivo, com boa precificação e que cobre as principais demandas da pastelaria.

Vale ressaltar novamente, pegue a fórmula diante de você e aplique-a ao seu negócio. Copiar os números nunca dá certo e você possivelmente não terá estabilidade para competir em pé de igualdade com os concorrentes. Fique com um vídeo de apoio:

Qual o tamanho ideal de um pastel para vender com competitividade?

Será que existe mesmo um tamanho ideal para vender pastel? Eu diria que não! Embora o cliente naturalmente espere aquele “pastelão” de muitos centímetros, diferenciar sua oferta é crucial.

Na minha região, o que impera são pastéis assados e a famosa empanada, que é um tipo de pastel argentino. Obviamente, há as pastelarias que trabalham com diferentes tamanhos, mas não é uma regra.

Só para ilustrar bem isso, tem uma pastelaria muito antiga na cidade, daquelas que faziam sucesso na feira aos domingos. Porém, o negócio passou de geração e quem toma conta hoje, não se importa tanto quanto os fundadores.

Como resultado, eles vendem um pastel de 26cm, é uma verdadeira “prancha” de pastel, mas o sabor? Bem, basta dizer que eu não peço mais. Em contrapartida, tem uma empreendedora que apostou em uma versão mais compacta, com cerca de 18cm.

Confesso a você que é o melhor pastel da cidade disparado, tem recheio na medida, fica crocante e satisfaz bem. Só o preço que não é muito amigável, custa R$12,00.

Percebe como o valor agregado na qualidade, a permite cobrar um valor de pastel com 22cm?

Como escolher o tamanho ideal do pastel para seu negócio?

tamanho ideal do pastel

A seguir, veja um comparativo com a finalidade do tamanho do pastel na hora de definir o cardápio:

  1. Pastel pequeno (10cm): perfeito para lanches rápidos, festas e encomendas, é uma boa alternativa para diversificar seu cardápio.
  2. Pastel médio (15cm): ótima relação custo-benefício, boa margem para precificação e alta demanda, ideal para recheios tradicionais.
  3. Pastel grande (20cm): versão de pastel para refeição e carro-chefe de qualquer pastelaria, possui valor agregado e oportuniza a venda de pastel gourmet, onde o lucro tende a ser maior.

Portanto, se você souber planejar, é possível explorar todos os tamanhos, a fim de atingir basicamente diferentes perfis de clientes. Falo isso porque os mini pastéis voltaram com tudo e representam uma clientela fiel!

Acertar no preço de pastel para vender é o caminho para o sucesso

Se você prepara um produto de qualidade e saboroso, e ainda aprende como chegar ao preço de pastel para vender, pode acreditar, você tem a fórmula do sucesso nas mãos.

Só para exemplificar, de todos os segmentos de franquia hoje, o da pastelaria é um dos poucos que perdem de lavada para o comércio local. Afinal, quanto mais artesanal e menos industrializado o pastel, mais sabor e identidade ele tem.

Quer dizer que você tem a “faca e o queijo na mão”, bora aproveitar? Espero muito mesmo que você tenha gostado das informações do conteúdo de hoje, extraia o máximo de insights das dicas e bons negócios, até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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