Definir prontamente se vale a pena abrir uma empresa de consultoria é complexo, pois o negócio tem um amplo campo de atuação e o potencial de ganho e retorno acompanha seu segmento.
O mercado de consultoria vive hoje o seu melhor momento em anos no Brasil, e há projeção de crescimento que supera 50% até 2025. Mas será que você tem o que é preciso para montar uma empresa de consultoria de sucesso? Veja o que ponderar!
Venha descobrir se vale a pena abrir uma empresa de consultoria
Analisar a perspectiva de sucesso de uma empresa, é sempre uma etapa indispensável no amadurecimento do plano comercial. No caso do negócio de consultoria, há uma ideia de que somente certos segmentos realmente valem a pena.
E aqui eu destaco, por exemplo, a consultoria ambiental, que é uma grande tendência devido à conscientização das empresas.
Contudo, toda empresa é cliente em potencial, desde que você saiba o que uma empresa de consultoria pode oferecer para suprir demandas específicas, entende?
Portanto, se ficar falando não resolve sua dúvida, separei alguns pontos que ajudam você a concluir se vale a pena abrir uma empresa de consultoria ou se é melhor continuar à procura do negócio certo!
Grande potencial de mercado
Você sabe por que muita gente duvida que a consultoria seja um empreendimento viável? Puramente porque a maioria inicia sua atividade de qualquer jeito, isto é, sem planejamento ou maiores considerações.
Nortear a escolha do segmento de atuação, por exemplo, é o melhor filtro para você identificar o público-alvo. Justamente por isso que o potencial de mercado é um ponto que joga a favor do consultor profissional.
- Os serviços especializados ganharam relevância pela personalização das soluções.
- Cada dia mais empresas procuram a expertise externa de consultorias que ajudem a otimizar operações e reduzir custos.
- A consultoria segmentada é uma tendência em nichos como sustentabilidade, transformação digital e tecnologia.
- Fatores como digitalização empresarial impulsionam a busca por consultoria sob medida.
- Quanto maior a diversificação dos serviços, maior o campo de atuação, destaco a análise de dados e a gestão de riscos nas empresas.
Baixo investimento para iniciar
Uma das maiores vantagens de abrir uma empresa de consultoria, é o investimento relativamente baixo. Tanto é, que você pode começar suas atividades a partir de home office, já que o contato com o cliente geralmente é virtual.
Além de economizar com infraestrutura, você tem um respaldo maior para planejar a escalabilidade do negócio. Isso porque o controle conciso do fluxo de caixa dá mais visibilidade para agregar novos recursos de maneira escalonada.
Quer dizer que se você tem alto conhecimento técnico, mas orçamento estreito, é possível seguir em frente com sua empresa.
Flexibilidade na execução do trabalho e busca por novos clientes
O que os empreendedores atuais mais procuram na hora de montar um negócio próprio, é a flexibilidade empresarial. Se tem uma coisa que o trabalho remoto mostrou, é que dá para trabalhar, ter eficiência e resultados, mas dentro do seu tempo.
Facilidades que os consultores podem aproveitar
- Defina sua própria agenda conforme as demandas diárias dos clientes.
- Escolha apenas projetos que acompanhem os objetivos do negócio.
- Tenha mais qualidade de vida ao balancear o lado profissional e pessoal.
- Amplie sua área de atuação a diferentes regiões sem se deslocar.
- Possibilidade de acompanhar tendências e implantar ideias inovadoras.
- Maior potencial de crescimento profissional e consolidação da empresa.
- Carreira altamente sustentável no longo prazo.
Além de se questionar se vale a pena montar uma empresa de consultoria, pense também na estrutura inicial. Eu conheço várias pessoas que têm a “mania de grandeza” desproporcional, pois acham que empresa boa, tem que ser grande e cara.
Pelo contrário, a viabilidade e atratividade de iniciar um negócio que oferece orientação, é justamente por conta das facilidades que o home office trouxe às interações comerciais. Isso por si só indica que o caminho tem tudo para ser promissor!
Diversificação de serviços
A diversificação de serviços em consultoria é uma realidade que será determinante para o futuro do negócio. É crucial alinhar o que sua marca pretende oferecer e suprir no mercado à demanda real do cliente.
Acima eu mencionei sobre as empresas que praticam sustentabilidade hoje, e dependem de consultorias especializadas para maximizar a eficiência.
Todavia, se você não tem a expertise ou o DNA para acompanhar tais demandas, você entra pela via errada, ou pior, corre o risco de prejudicar a imagem da empresa.
Só para exemplificar, você pode assumir uma posição de consultoria estratégica, operacional, financeira ou atender à crescente demanda de Recursos Humanos. Sem falar que é viável oferecer serviços complementares, como treinamentos, suporte contínuo e workshops.
Nesse contexto, dificilmente você cria dependência de um único mercado ou perfil de clientes. Como sabemos, diversificar com estratégia gera potencial de receita.
BÔNUS VALIOSO: qual o lucro de uma empresa de consultoria?
Existe muita divergência quando se fala em margem de lucro em uma empresa de consultoria. São muitos fatores que tornam o lucro imprevisível, como nicho de mercado, localização e, claro, a qualidade dos serviços e comprovação de resultados.
Com isso em mente, muito se fala em margens que variam de 10% a 30%, mas não é raro se deparar com consultorias que atingem apenas 5% de lucro líquido.
É precisamente por isso que eu enfatizo: “planeje, planeje e, quando achar que é suficiente, planeje novamente”. Isso é ainda mais valioso quando você tem estrutura enxuta, pois alocar os recursos para garantir crescimento é algo sensível.
E então, vale a pena abrir uma empresa de consultoria após saber de tudo isso?
Consegue perceber que, mesmo com as informações acima, somente você pode determinar se vale a pena abrir uma empresa de consultoria ou não?
Primeiro, não tem como eu saber qual sua capacidade de investimento, tampouco indicar a estrutura ideal para seu perfil de consultor. E outra, elementos como capacitação, experiência e abordagem comercial, são pontos vitais nesta jornada.
Uma coisa eu posso dizer: “há muito espaço para se consolidar no mercado, basta ser a diferença e a solução das necessidades do seu potencial cliente”. No mais, espero que tenha gostado do conteúdo, compartilhe-o e até a próxima!
1 comentário
Wesley Pinheiro
Excelentes apontamentos Lidia. Eu tenho uma consultoria de investimentos e minha margem de lucro beira os 80%. Trabalho sozinho e não quero tão cedo funcionários!