Vender vinhos dá dinheiro sim e dependendo da forma de atuação você pode tirar uma renda extra ou faturar mais de R$30 mil por mês. A questão é: Como você pretende trabalhar? Qual público quer conquistar? Quanto você está disposto a investir de tempo e dinheiro no negócio?
O povo brasileiro ama essa bebida cerca de 36% da população total consome vinho regularmente. Desde a pandemia o consumo aumentou e se você tiver uma boa estratégia e parceria com os fornecedores certos pode ter lucros de até mais de R$20 por garrafa.
Vender vinhos dá dinheiro: 2 histórias reais de quem trabalha na área
Nada melhor do que uma história real para a gente saber se um segmento é bom ou não. Aqui você vai conhecer 2 projetos diferentes que deram muito certo e mudaram a vida dos envolvidos.
A partir disso, por conta própria você vai poder responder se a venda de vinhos é lucrativa ou não.
Preparado?
Casal fatura R$30 mil vendendo vinho em uma bicicleta
A D’vino é uma empresa do casal Taíla Teleoken e Paulo Finn. Amantes de vinho, depois de uma viagem a Nova York ficaram com muita vontade de empreender. A ideia era criar um negócio para pessoas jovens e para mulheres. Algo alegre, que chamasse a atenção.
Foi aí que nasceu a marca que leva rótulos de vinhos para eventos em cima de uma bicicleta. Aniversários, casamentos, congressos, feiras… O casal fez parceria com vinícolas de dentro e fora do Brasil e focaram em oferecer custo-benefício.
Eles cobram de acordo com a quantidade de garrafas que levam no evento e cada uma sai por aproximadamente R$38. De acordo com a reportagem da Pequenas Empresas e Grandes Negócios, eles faturam cerca de R$30 mil no mês.
Empreendedor vende mais de mil garrafas de vinho em um ano
Leandro Oliveira trabalhava como zelador quando teve a ideia de começar a vender vinho para ganhar um dinheiro extra. Isso aconteceu bem na época da pandemia quando a maioria dos brasileiros ficou apertado…
Ele percebeu que as pessoas gostam muito da bebida e logo foi atrás de parceiros para começar a empreender. O empreendedor que mora em São Paulo, viajou para a cidade de São Roque para encontrar produtos de qualidade para trabalhar.
Voltou com a mala do carro cheia e começou a oferecer para amigos, familiares e conhecidos. Conseguiu vender tudo muito rápido e voltou na cidade para comprar mais e não parou.
A Leo Vinhos além de trabalhar com vinhos tintos, suave e bordô, também comercializa licores, cachaças e sucos integrais. Os preços variam bastante, mas o vinho é a partir de R$20. Em um ano ele conseguiu vender mais de mil garrafas, o que dá uma média aproximada de 3 garrafas vendidas por dia.
Hoje, ele anuncia também no WhatsApp, participa de feiras e vende através do site da Wine. Apesar da matéria do Terra não falar do valor que ele ganha, pela quantidade que consegue vender e pela evolução do negócio a gente percebe o potencial que tem.
5 dicas para ganhar dinheiro vendendo vinho
Agora que você já sabe que vender vinhos dá dinheiro, é hora de entender o que precisa fazer para conseguir ter bons resultados trabalhando com essa bebida.
Separei 5 dicas importantes para te ajudar:
1. Estude sobre vinho
O primeiro passo é entender tudo sobre vinho. Para a gente conseguir trabalhar bem com um produto, é fundamental conhecer sobre o universo dele. Se especialize nessa área. Não basta só gostar de tomar, é preciso estudar sobre as diferentes uvas, formas de preparo, armazenamento e também sobre o mercado.
Quanto mais você souber, melhores serão as suas chances nessa área. Sendo um especialista no assunto fica muito mais fácil convencer o cliente de comprar na sua mão, porque vai gerar credibilidade.
2. Vá atrás de boas parcerias
Depois que entender mais sobre o assunto, o próximo passo é procurar parcerias, principalmente com produtores e outros fornecedores. Verifique se na sua região existem produções de vinho e vá atrás das melhores.
O foco aqui é conseguir um produto que seja de qualidade, que atenda ao seu público alvo e que tenha um custo que te permita ganhar uma margem de lucro interessante.
3. Pense no público que quer atingir
Isso aqui é muito importante! Algumas pessoas que têm distribuidoras de bebidas, acabam investindo em vinhos mais baratos e “populares” porque vendem um pouco de tudo e o carro chefe costuma ser cerveja.
Agora se você quer montar uma adega, um negócio mais refinado, talvez seja interessante trabalhar com vinhos mais selecionados. O mesmo funciona para quem quer vender para restaurantes e bistrôs.
Primeiro defina quem será o seu cliente, depois disso entenda o perfil dele e tenho certeza que vai ser fácil descobrir o tipo de vinho que ele toma.
4. Escolha a sua forma de atuação
Você pode montar uma loja e vender vinho diretamente para o cliente final, pode ter uma loja online ou até mesmo trabalhar em eventos, como o exemplo do casal que falei mais acima.
Todas essas formas são mais tradicionais e podem te dar ótimos resultados. Só que eu encontrei mais outras 3 que também são bem interessantes e que podem te destacar dos seus concorrentes.
Veja:
Criar um clube do vinho
A ideia aqui é vender uma assinatura para o cliente que pagará um valor mensal e receberá em casa, todos os meses, uma caixa com vinhos. Podem ser 2 ou 4, dependendo do estilo de clube que quer montar.
Lembre-se de oferecer algo a mais, pode ser um brinde, um acessório, livros sobre o assunto, uma cartilha de harmonização…
Para trabalhar com essa opção é preciso estudar bastante para fazer boas escolhas do que mandar e surpreender os seus clientes.
Investir em confrarias
São eventos que você vai produzir para amantes do vinho e vai cobrar um valor de ingresso para que a pessoa beba uma quantidade “x” de garrafas por noite. Normalmente esses eventos misturam gastronomia e música.
Dá para criar eventos dos mais variados temas, fazer uma degustação só para mulheres e assim por diante. Deixe a criatividade aflorar para construir projetos chamativos.
Feiras
É muito comum que existam feiras gastronômicas durante o ano e é fácil encontrar stands de bebidas como cerveja. De vinho, no entanto, é mais difícil. Que tal você apostar nisso?
Além de participar desses eventos, você também pode montar um stand em locais estratégicos, como condomínios, praças e parques. É uma coisa diferente, que com certeza chamaria a atenção das pessoas e te daria resultado.
5. Foque em um bom atendimento
Por fim, mas muito importante: Ofereça um atendimento excelente para o seu cliente. Isso vai além de fazer boas divulgações em todos os locais possíveis. Estou falando de tratar o seu público da melhor maneira possível!
Seja cordial, educado, agradável e forneça informações de qualidade. Não queira vender por vender, sabe? Vá além disso! Crie um vínculo, passe confiança, multiplique o amor por vinho.
Se tiver cuidado com esse ponto específico do seu negócio, suas chances de ganhar dinheiro vendendo vinho serão enormes!
Leia também: 5 maiores produtores de vinho no Brasil
Comece!
Depois de pensar direitinho e fazer uma pesquisa de mercado, o próximo passo é agir. Não fique esperando por um momento ideal e comece o quanto antes a transformar o seu projeto em realidade.
Espero que o meu texto tenha te ajudado e inspirado. Estou na torcida pelo seu sucesso.
Um abraço e até a próxima!