Recentemente a OXXO atingiu a marca de 500 lojas abertas no Brasil, mas seu audacioso plano de expansão não está nem perto de ser concluído. A mexicana OXXO chamou muita atenção nos últimos anos, pois expandiu instantaneamente de uma hora para outra.
Na época isso gerou uma enorme onda de memes e um espanto daqueles que viram a concorrência se espalhar pelas grandes capitais. Quer saber tudo sobre a OXXO atualmente e conhecer seu plano comercial que visa a liderança do segmento? Confira!
Você vai se surpreender ao saber quantas lojas OXXO tem no Brasil hoje
A OXXO chegou ao Brasil em 2020, em plena pandemia, justamente com o objetivo de tornar a vida das pessoas mais fácil. Isso porque o seu conceito é o de supermercados de proximidade, ou seja, com unidades próximas a centros residenciais.
Desse modo, os consumidores não precisavam mais se deslocar às grandes redes de supermercados para comprar itens de necessidade básica. Então, a partir do sucesso no país, o portfólio cresceu para atender cada vez mais necessidades distintas.
Como resultado, há poucos meses a OXXO inaugurou a loja de número 500, mais especificamente na Aclimação, bairro de São Paulo. Quando você para e pensa em quantas lojas OXXO tem no Brasil, você se dá conta de um crescimento absurdo.
Veja bem, grosso modo a OXXO inaugurou uma média de 125 lojas por ano no Brasil. E a perspectiva para os próximos anos é continuar nessa crescente, visto que há muito a se explorar no mercado brasileiro.
Lojas OXXO no Brasil não representam nem 3% das lojas do grupo
Quando a OXXO chegou ao Brasil, seus concorrentes não poderiam esperar que sua difusão seria tão comercialmente alarmante. Afinal, empresas como o Carrefour tiveram que se ajustar ao novo cenário para não perder relevância entre o público.
Em decorrência disso, o Carrefour transformou o Carrefour Express, sólido modelo comercial, em franquia. Enquanto isso, a OXXO imprimiu ainda mais ritmo ao seu crescimento e não deve cessar tão logo.
O mais curioso de tudo isso, é que as 500 unidades OXXO no Brasil não chegam a representar nem 3% de todas as lojas da empresa. Agora você deve se perguntar: “nossa, mas quantos OXXO existem no mundo?”.
Bem, segundo informações da própria empresa, atualmente há precisamente 22.866 lojas OXXO. Desse modo, as 500 lojas brasileiras representam grosseiramente 2,19% de todas as lojas da empresa, que estão em países como:
- México
- Colômbia
- Chile
- Peru
- Brasil
Quem é a dona da OXXO no Brasil?
Com um nome que soa bastante estranho aos ouvidos do brasileiro, muita gente não sabe quem é dono da OXXO. Primeiro, a pronúncia correta é “Ó-QUIS-SÔ”, e outra, falamos de uma empresa mexicana, como já pontuei, mas é uma marca que pertence ao Grupo FEMSA Comercio.
No Brasil, ela chegou através do Grupo NÓS, que é uma “Joint-Venture” (consórcio) entre a Raízen e a própria FEMSA Comercio. Ambas as empresas juntaram seus recursos para gerir a operação brasileira.
A Raízen, por sua vez, é uma empresa integrada que é referência global em bioenergia e produtos renováveis. Talvez você reconheça a Raízen pela marca Shell Select, que é uma franquia de lojas de conveniência, como uma extensão dos postos de combustíveis.
Falando na sua área de atuação, a OXXO sempre teve foco no estado de São Paulo, primeiramente no interior paulista. Campinas foi a primeira cidade a ter uma loja da rede, em seguida, foi a vez da região metropolitana de São Paulo.
No entanto, recentemente a Baixada Santista entrou no radar e, o Grupo NÓS, pretende inaugurar mais de 50 unidades na região. Tudo isso faz parte de um plano de crescimento arrojado que visa entrar em pontos estratégicos do mercado nacional.
Afinal, a Oxxo é franquia?
Todo empreendedor que descobre quantas lojas Oxxo tem no Brasil, logo se pergunta se a Oxxo é franquia. Contudo, hoje a empresa não atua como franqueadora, logo, cada uma das 500 unidades no país têm gestão interna da matriz.
Todavia, entrevistas recentes do CEO do Grupo NÓS, Hugo Curiel, deixam uma pista de que a OXXO pode se transformar em franquia em um futuro indefinido.
Mas isso não torna menos interessante o fato de que a empresa tem grandes planos para o mercado nacional de lojas de conveniência. Inclusive, isso abre precedente para você acompanhar mudanças e impactos de grandes marcas no setor.
Espero ter apresentado a você curiosidades inéditas, que possam despertar seu olhar empreendedor para as futuras tendências. Compartilhe o conteúdo com os amigos e até a próxima!