Uma lanchonete dá dinheiro assim como qualquer comércio voltado ao ramo alimentício, pois se tem uma coisa que o brasileiro não deixa de consumir, são comidas rápidas, lanches artesanais e alimentos com máxima praticidade e preço justo.
Agora, estipular o faturamento médio de uma lanchonete é um trabalho amplamente complexo. Afinal, tudo depende de elementos como comércio da região, público-alvo, quantidade de vendas, produtos trabalhados e, claro, alta qualidade.
Se você precisa apenas disso para empreender, recomendo a leitura a seguir, pois ela traz uma visão real do mercado e muitas dicas aplicáveis, acompanhe!
A verdade que você precisa saber se uma lanchonete dá dinheiro
Embora o modelo tradicional tenha passado por transformações nos últimos anos, são as clássicas lanchonetes que sustentam a alimentação fora de casa. Com uma variedade de alimentos rápidos e saborosos, o comércio atinge bem o público-alvo.
Então, a lanchonete ainda é relevante e oferece uma porta de entrada para um dos ramos alimentícios mais resistentes. Apesar disso, é preciso entrar fundo nos bastidores por trás deste segmento altamente concorrido.
Isso porque a estabilidade comercial de uma lanchonete não depende apenas de produtos deliciosos e de alta qualidade. Longe disso, é fundamental desenvolver diariamente uma gestão eficaz e atuar a partir de ações estratégias de marketing.
Qual o faturamento de uma lanchonete pequena?
Para que você tenha um panorama realista sobre o faturamento de uma pequena lanchonete, vamos definir diretrizes essenciais antes:
- Lanchonete pequena com uma atuação moderna e inovadora.
- Cardápio estratégico com foco em um público-alvo validado.
- Atendimento físico e delivery ágil de produtos diferenciados.
- Produtos feitos a partir de ingredientes frescos e preparos profissionais.
- Gestão comercial ativa, diária e eficiente.
- Atendimento de excelência que estimula a satisfação do cliente.
É imprescindível estabelecer tais orientações, porque senão, pode parecer que toda lanchonete, não importa a estrutura comercial, fatura alto. Mas não é bem assim, para ter como base se lanchonete dá dinheiro, apenas em cenários profissionais.
Diante disso, uma lanchonete de pequeno porte pode faturar entre R$5.000,00 e R$8.000,00 ao mês. Contudo, se o empreendedor apertar o passo, tornar os processos eficientes e reduzir desperdício, o faturamento atinge R$10.000,00 com certa facilidade.
Por outro lado, para uma lanchonete de médio a grande porte, o faturamento bruto tem tudo para atingir R$20.000,00 ou mais. Mas novamente, é preciso trabalhar muito bem e se destacar para chegar neste patamar.
E a margem de lucro de uma pequena lanchonete?
A margem de lucro de uma lanchonete é um indicador único e raramente igual em dois comércios com atuação similar. Acontece que a margem tende a variar de acordo com fatores, como:
- Tipo de produto: cada lanche tem uma precificação específica, como hambúrgueres, hot dogs, prensados, lanches tradicionais etc.
- Preços viáveis: os preços do mercado induzem aumento ou redução do lucro, quanto menor o preço, menor a margem de lucro.
- Custos operacionais: os gastos e despesas da lanchonete, como energia, aluguel, internet, insumos, embalagens, mão de obra, entre outros, impactam diretamente na lucratividade final do negócio.
- Eficiência de gestão: quanto mais eficiente é a gestão, mais o negócio lucra. A redução do desperdício e a maximização dos recursos trazem lucro mensal favorável.
- Cadeia de fornecimento: lanchonetes que produzem seus próprios hambúrgueres e pães, por exemplo, atingem margens maiores de lucro, pois mantêm qualidade superior a um custo menor.
Nesse sentido, você pode esperar uma margem de lucro que oscila de 50% a 70% para uma lanchonete gerida com profissionalismo.
Portanto, se você tem um faturamento bruto de R$8.000,00 e uma margem média de 60%, então, os ganhos atingem R$4.800,00.
Quanto ganha um dono de uma lanchonete?
Abordar os ganhos de um dono de lanchonete é sempre um debate que levanta mais dúvidas do que respostas. Em alguns contextos, o empreendedor pode se presentear com o lucro total do negócio.
Entretanto, isso nem sempre é ideal, pois é interessante reservar parte dos ganhos para reinvestir na lanchonete. Com isso, o certo é estipular um salário fixo mensal à parte do lucro líquido.
Se você lucra líquido R$4.800,00 e estabelece um salário, digamos, de R$3.000,00, você sabe que terá mensalmente R$1.800,00 de “sobra”. Assim, você cobre imprevistos, avalia melhorias e expande, por exemplo, os produtos oferecidos.
Todavia, vale ressaltar que estes números são apenas exemplos. Ou seja, você terá que analisar a sua lanchonete para chegar em dados que condizem com a sua realidade.
O que dá dinheiro em lanchonete?
Quer dizer que você pensa em abrir um negócio, mas não sabe o que vender em uma lanchonete? Na hora de montar o cardápio, muita gente erra ao encher o menu com produtos diversos e opções que abrangem diferentes públicos.
Só que isso não é ideal do ponto de vista gerencial e financeiro. Primeiro, você terá gastos excessivos para manter altos estoques para suprir os lanches e porções. Mas isso não garante aumento de vendas, pelo contrário, isso mina recursos.
Eu posso usar o exemplo de uma hamburgueria de sucesso na cidade vizinha aqui. Eles arrastam multidões com seus lanches, porções de batata com bacon e queijo, e com os milkshakes.
Todavia, no cardápio existem apenas 10 tipos de hambúrgueres que acertaram em cheio o público. É justamente isso que você precisa fazer em sua lanchonete, isto é, estudar o público-alvo e criar produtos diferenciados.
Nesse contexto, se você identificou a oportunidade de vender lanche artesanal, então, planeje as melhores combinações que façam sentido e, quando for necessário, reinvente, inove e mude. A mudança é uma ferramenta incrível para estimular vendas.
Lanchonete dá dinheiro quando você administrada bem e vende produtos exclusivos
Portanto, lanchonete dá dinheiro porque sua base comercial é altamente valorizada pelo brasileiro. Mas para fazer parte do seleto grupo de lanchonetes que se destacam no mercado, crie uma oferta irrecusável.
Trabalhe a partir dos melhores insumos, elabore versões de autoria própria e invista na identidade visual do negócio. A qualidade precisa ser sentida ao longo de todo o atendimento e, especialmente, nos produtos, aposte nisso e boa sorte.
Espero muito que você tenha gostado das dicas de hoje, compartilhe e até a próxima!