Então você quer pegar carona no crescimento da alimentação saudável e busca aprender como trabalhar com frutas e verduras? O mercado de frutas e vegetais no Brasil aceita bem todo tipo de comércio, do tradicional hortifruti às grandes tendências.
Isso porque esse tipo de produto ganhou destaque na alimentação diária das pessoas e pode ser uma excelente fonte de renda estável. Sendo assim, para entender como começar um pequeno negócio de frutas, confira as ótimas dicas a seguir!
Como trabalhar com frutas e verduras em 5 ideias de negócios lucrativos
Você sabia que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo? Ou que, apesar de ainda ser baixo, o consumo de frutas e verduras cresce em ritmo satisfatório hoje? Pois é, há espaço a explorar e, geralmente, baixa oferta especializada.
Inclusive, a própria margem de lucro nas frutas e verduras é um incentivo e tanto para montar um comércio exclusivo. Diante disso, abra sua mente e se permita explorar novas possibilidades.
1. Entrega de frutas e verduras a domicílio personalizada
A persistente baixa adesão ao consumo diário de alimentos saudáveis pode ter relação com a falta de tempo das pessoas. Normalmente, as pessoas fazem compras para vários dias seguidos. Mas as frutas e verduras acabam ficando de fora, pois exigiria mais idas ao mercado.
É por isso que a primeira revelação sobre como trabalhar com frutas e verduras, é montar um negócio de entrega. Tudo bem que não é o comércio mais inovador, mas quem disse que não é possível inovar no delivery de frutas e verduras?
- Trabalhe com cestas semanais ou quinzenais.
- Monte uma grande variedade de produtos orgânicos.
- Foque nos produtos sazonais da estação.
- Invista em embalagens únicas e que realmente protejam os alimentos.
- Tenha uma apresentação atrativa e única.
- Destaque sempre a qualidade das frutas e o frescor das verduras.
- Reforce os benefícios à saúde com pequenos folhetos personalizados.
Uma forma de maximizar os ganhos com a entrega, é oferecer planos de assinatura mensal. Dessa forma fica mais fácil embutir os descontos e criar promoções especiais.
2. Hortifruti gourmet é a sensação do momento
O hortifruti é aquele comércio indispensável que está presente na vida do brasileiro há décadas. Ao unir o melhor do supermercado com a qualidade das feiras, o hortifruti é enorme no país e parada obrigatória no cotidiano de muitos.
Nesse contexto, a segunda ideia para você ganhar dinheiro com frutas e verduras é montar hortifruti, mas na versão gourmet. Você pode se perguntar: mas por que gourmet?
Bem, hoje a tendência são frutas e verduras orgânicas, geralmente vindas de produtores locais. E o cliente valoriza muito esse produto. Olha só quanta coisa você pode comercializar nessa pegada gourmet:
- Frutas exóticas como pitaya, physalis, atemoia, granadilha e mangostão.
- Vegetais orgânicos especiais como mini berinjela, cenouras coloridas e rabanetes.
- Ervas aromáticas raras como estragão, manjericão roxo e hortelã-pimenta.
- Frutas secas e desidratadas têm público fiel, aposte no damasco, maçãs especiais e figos.
- Mix de castanhas e sementes são produtos saudáveis e valorizados.
- Produtos gourmet locais e complementares, como molhos, conservas e geleias artesanais.
3. Bar de sucos e saladas especiais
Se acaso você tiver um ponto comercial relevante que fique na rota de academias e locais de crossfit, um bar de sucos e saladas especiais é o “point”. Através de um cardápio completo com sucos naturais e saladas com frutas e verduras frescas, você atende uma demanda crescente.
Ao longo da comunicação com a audiência, promova e reforce a ideia da alimentação saudável. Porém, destaque a sua cadeia de fornecimento sustentável, com produtos frescos, orgânicos, de produtores locais e pensados nas necessidades.
Para maximizar as vendas, crie combos irresistíveis, dê descontos que incentivam a compra cruzada de produtos e foque nas embalagens.
4. Produção de polpa de frutas naturais e sem conservantes
A grande vantagem de produzir polpa de frutas para vender é atender públicos variados, além do consumidor final. Acontece que a indústria de alimentos tem a polpa como matéria-prima para muitos produtos.
Nesta linha de negócio, você pode trabalhar com polpa fresca, congelada e produtos com diferentes texturas e finalidades. Comercialize para supermercados, sorveterias da região, açaiterias, restaurantes, lanchonetes e, naturalmente, ao consumidor final.
Dessa forma, trabalhe com embalagens que se destacam e que preservam o produto. Pise fundo no acelerador da divulgação, afinal, é um negócio de alta segmentação.
5. Monte um hortifruti online de frutas e verduras exóticas
Por fim, trago até você algo que não é novo, mas que ainda é pouco explorado no Brasil. Estou falando do hortifruti online que, embora exija estrutura e logística eficientes, é um negócio com potencial nacional. Além do que, você pode ir além dos produtos tradicionais e comercializar:
- Frutas exóticas
- Hortaliças importadas
- Temperos frescos de diferentes regiões do mundo
- Verduras distintas e importadas
Faça questão de reforçar como sua cadeia de fornecimento é sustentável e como ela impacta positivamente no meio ambiente e na vida das pessoas. Ofereça planos de assinatura, clubes para membros especiais e invista em um sistema de entregas ultra eficiente.
Conclusão sobre como trabalhar com frutas e verduras
Em um país onde se produz tanto alimento, aprender como trabalhar com frutas e verduras é um verdadeiro convite. Ainda mais agora que você conheceu alguns dos melhores negócios para investir no mercado, não é mesmo?
Nesse momento, tudo que você precisa é se planejar, ter em mente um público-alvo e correr em busca do seu espaço. Trabalhe com preço atrativo, atendimento de excelência e produtos realmente frescos, o sucesso é consequência direta disso.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!