As cestas de café da manhã sempre representaram algo sofisticado, fazendo com que surgisse a ideia de exclusividade e segmentação. Porém, nos últimos anos esse produto se popularizou e, quem viu a mudança, hoje ganha muito dinheiro.
Falar que vender cesta de café da manhã dá dinheiro é quase redundante, pois é um negócio promissor. Mas daí definir uma projeção de ganhos é complexo, já que a venda depende de cestas de qualidade, preço, mercado e planejamento.
Se você quer embarcar nesta tendência lucrativa, aprenda como ganhar dinheiro com cestas. O conteúdo está imperdível para quem sonha empreender!
Veja se vender cesta de café da manhã dá dinheiro em 4 tópicos valiosos
Vender cesta de café da manhã dá dinheiro e existem exemplos de pessoas no mercado que faturam em média R$4 mil por mês. Não é raro, porém, esticar o lucro para R$7 a R$8 mil mensal, já que demanda há para isso.
O ponto chave deste comércio é que você investe pouco, consegue precificar alto e seu retorno é satisfatório. Olha como é fácil se posicionar para começar o quanto antes a montar cesta de café da manhã para vender!
1. Precificação de cesta de café da manhã
Eu não pretendo aqui falar de valores, ou seja, calcular o preço de cesta de café da manhã. Primeiro, a variação de preço por região é considerável. E outra, isso poderia dar um falso senso de precificação que colocaria sua margem de ganhos em risco.
Ao invés disso, acho mais valioso falar sobre tudo que influencia na precificação. Assim, você pode apenas adequar ao seu contexto:
- Custo dos produtos: some o custo dos produtos presentes na cesta. No caso de itens por peso, como castanhas e nozes ou fatias de frios, calcule a quantidade individual pelo preço total da compra.
- Tempo de preparo: estabeleça a média de tempo necessário para montar e finalizar a cesta. Você pode ter uma base razoável ao calcular pelo valor da sua hora de trabalho.
- Custos operacionais: aqui entram questões como embalagens em geral e o custo de entrega das cestas.
- Margem de lucro desejada: a margem de lucro é algo particular de cada negócio. A recomendação é validar a média que o mercado da sua região trabalha.
Inclusive, o planejamento e a execução da precificação do seu produto não podem ignorar elementos como concorrência e público-alvo.
Por exemplo, basear sua precificação pela concorrência garante maior competitividade no mercado. Para o público-alvo, a precificação correta assegura acessibilidade na aquisição das cestas.
2. Média real de faturamento
O potencial de faturamento geralmente costuma ser o fator decisivo para o empreendedor. No caso do negócio de cestas de café da manhã, o faturamento médio muda radicalmente conforme condições como:
- Tamanho do negócio
- Região de atuação
- Qualidade dos produtos
- Diferenciação das cestas (importantíssimo focar nisso)
- Marketing de alto impacto na percepção de valor ao cliente
Segundo exemplos reais do mercado, um pequeno negócio de cestas pode atingir faturamento médio entre R$2 e R$3 mil por mês. Aqui é fundamental atenção máxima aos detalhes, caprichar na qualidade e garantir a melhor experiência.
Por outro lado, negócios com atuação mais consolidada têm grandes chances de faturar entre R$5 e R$10 mil e, às vezes, até mais do que isso.
Novamente, tudo vai da capacidade de gerar valor por meio da alta qualidade, produto planejado e cuidado nos detalhes.
3. Margem de lucro na venda de cesta de café da manhã
Muito se fala sobre a margem de lucro na venda de cestas de café da manhã, e como se conecta ao custo de produção. De fato, o lucro está diretamente relacionado ao quanto você gasta para levar a cesta ao consumidor. Mas não apenas isso.
De nada adianta definir racionalmente sua margem de lucro, se no fim das contas o cliente não enxerga valor no produto. E como alcançar isso? Simples, conheça as preferências, gostos e necessidades do consumidor, simples assim.
Quando você monta uma cesta bacana, que vai de encontro à expectativa do cliente e o surpreende positivamente, pode acreditar, o preço acaba se tornando mero detalhe, visto que ele certamente compra.
Dito isso, a margem de lucro mais comum é de 50% sobre o preço de venda. Então, se você cobra R$90,00, você tem lucro líquido de R$45,00, onde os outros $45 são referentes aos custos de produção.
4. Potencial de ganho constante
Eu vejo que as pessoas não sabem que vender cesta de café da manhã dá dinheiro porque associam apenas à sazonalidade. Ou seja, pensam apenas nas datas comemorativas e ocasiões especiais.
Contudo, é fundamental considerar que os consumidores procuram experiências a todo instante, até no café da manhã tradicional. É por isso que você precisa vender cestas únicas e exclusivas para diferentes ocasiões.
Logicamente, as cestas comemorativas para vender representam ganhos pontuais, mas é no cotidiano que você estabelece uma renda estável.
Desse modo, você venderá produtos e cestas o ano todo, que é justamente o ponto de equilíbrio de um negócio estável e escalável.
O que colocar na cesta de café da manhã para vender?
Até aqui, quantas vezes você já se perguntou: “afinal, o que não pode faltar em uma cesta de café da manhã?”. Não existe um manual para encontrar a oferta perfeita, mas sim o conhecimento prévio de quem você pretende impactar.
Considerando que existe muita dúvida nesse aspecto, eu montei algumas sugestões de cesta, veja:
- Cesta de café da manhã tradicional: pães frescos e rústicos, boas opções de frios, sucos naturais, bolos simples, frutas e bolachas caseiras.
- Cesta de café da manhã gourmet: aposte nos queijos finos, pães especiais como ciabatta e baguete, geleias artesanais, sucos especiais com frutas diferenciadas e requeijão de qualidade.
- Sugestão de cesta de café da manhã fitness: combine grãos como granola e aveia, frutas frescas, iogurtes, sucos detox e smoothies e pães especiais, como de centeio.
- Cesta de café da manhã infantil: estimule a diversão com biscoitos decorados, sucos coloridos, cereais atrativos, bolachas recheadas, muçarela e presunto, pão francês bola e um brinquedo como mimo.
Aqui você pode ir além, ao criar cestas para momentos românticos, aniversários de casamento e de namoro. Sem contar que você pode fazer parceria com pousadas e hotéis, e oferecer cestas personalizadas de alto valor agregado.
E agora, você ainda tem dúvidas de que vender cesta de café da manhã dá dinheiro? O mercado é concorrido e o consumidor exigente, mas nada que um trabalho bem-feito e profissional não consiga atender com excelência.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!