Investir em uma franquia Outback é apostar em uma marca que se consolidou no Brasil e hoje ultrapassa 152 restaurantes no país. É fazer parte também de uma marca que se tornou parte da cultura quando falamos em consumo de cortes especiais.
Mas espera aí, o Outback é franquia? Se eu tiver capital necessário eu posso ser franqueado com um restaurante completo da marca? Bem, a resposta para todas essas perguntas está diante de você, confira como funciona a franquia do Outback!
Outback é franquia? Entenda o modelo de negócio da rede de restaurantes
O Outback Steakhouse não trabalha com franquias, mas sim através da sociedade com empreendedores aptos a investir e gerenciar um restaurante. Então, não é correto dizer que o Outback é franquia, mesmo que de certa forma você possa investir em uma unidade da rede.
A decisão de não abrir franquia é uma estratégia comercial para preservar a essência da marca. E o reflexo disso é a padronização no atendimento, a alta qualidade dos pratos e cortes de carnes ultra especiais.
Se o Outback não é franquia, qual o termo correto para seu modelo comercial?
A rede de restaurantes Outback Steakhouse preferiu seguir um caminho paralelo ao franqueamento de suas unidades. Por esse motivo, a empresa trabalha a partir do modelo próprio de “Sócio Proprietário”.
Outras redes de restaurantes também são conhecidas por adotar esse modelo, como o famoso Coco Bambu. Nesse contexto, sempre que há um plano de expansão à vista, o Outback lança uma espécie de “processo seletivo” para novos sócios.
Não preciso dizer que as exigências para se tornar sócio investidor do Outback são desafiadoras. Afinal, a marca precisa assegurar a continuidade do seu legado através de terceiros.
Como virar sócio Outback Steakhouse?
Provavelmente você não encontrará a opção de investir no Outback diretamente no site oficial, pois o processo é muito exclusivo. Inclusive, a própria empresa divulga a seguinte informação:
“Para se tornar um sócio proprietário Outback, há um processo interno para a abertura de uma nova unidade, que envolve um sócio com experiência em varejo e setores ligados à hospitalidade”.
Só para ilustrar o contexto, o Outback afirma que 85% dos sócios proprietários atuais, são ex-colaboradores que adquiriram experiência e investiram na própria empresa.
Dessa maneira, para abrir uma franquia do Outback e virar sócio, é preciso antes de mais nada, acessar o site oficial Outback.
No rodapé da página você encontra a opção “Fale Conosco”, basta clicar. Em seguida, role a página mais um pouco até encontrar “Expansão da Rede”. Aqui você precisará escolher entre 3 opções:
- Quero abrir uma franquia do Outback.
- Proposta comercial para ter o Outback na minha região.
- Proposta para transformar espaço/terreno em restaurante Outback.
Após selecionar a franquia do Outback, você deve seguir alguns critérios pré-definidos e efetivar o cadastro do seu currículo diretamente no site Outback. Caso você tenha dificuldades em localizar a aba correta, você pode acessar diretamente aqui!
Qual o valor de uma franquia do Outback?
Como você percebeu, infelizmente o Outback é franquia focada na sociedade e não no franqueamento. Mas além disso, eles não divulgam oficialmente o investimento inicial.
Sabe-se que o investimento médio em uma nova unidade seja de aproximadamente R$5 milhões.
Por outro lado, analistas do ramo alimentício estimam que o investimento mínimo em uma sociedade com o Outback seja de R$100 mil. Mas é aquela coisa, tudo não passa de especulação, ou seja, é fundamental falar diretamente com a empresa!
Você sabia que o Outback não é uma rede australiana de restaurantes?
Pouca gente sabe, mas o termo “Outback” se refere à região árida do interior da Austrália, é o verdadeiro sertão australiano.
Por conta disso, é comum achar que a empresa é australiana, já que até mesmo a decoração é rústica. Não só isso, os layouts, designs, símbolos e os nomes escolhidos para os pratos, parecem ter vindo diretamente da Austrália.
Entretanto, o Outback é uma empresa norte-americana, e hoje, está presente em mais de 23 países. Olha só, o mercado brasileiro é o segundo maior de toda a rede e só perde, naturalmente, para o berço da empresa, os EUA, veja mais da sua história.
Um pouco da história por trás do sucesso do Outback no Brasil
O nascimento da rede Outback Steakhouse é algo muito curioso, pois a marca tem todos os elementos da Austrália, embora seja americana. Aos fatos, a história do Outback começou em 1988, através da união de 4 empresários.
Nesse contexto, falamos de Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper, todos de Tampa, Flórida, EUA. À época, eles queriam fugir totalmente do padrão americano de restaurantes, é aí que entra um famoso filme australiano.
Acredito que você já assistiu inúmeras vezes o filme Crocodilo Dundee, certo? Pois então, foi desse filme que eles tiraram a inspiração para criar o Outback, uma vez que a Austrália estava em alta no país e todos queriam consumir mais desse universo.
Portanto, o Outback surgiu com a proposta de se especializar em carnes e cortes que tinham um pé na Austrália.
O que parecia improvável ganhou proporções que nem mesmo eles poderiam esperar, hoje, o Outback é uma das redes de restaurantes mais famosas do mundo.
Agora que você tem todas estas informações nas mãos, você ainda acha que o Outback é franquia? Se você tem experiência, capital para investir e quer ingressar no ramo dos restaurantes, entre em contato com a empresa e compreenda sua oferta na prática.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que as informações possam ajudar você a tomar a melhor decisão para seu futuro. Até a próxima!