Existem produtos que são tão comuns que às vezes a gente deixa passar despercebido o tamanho do seu potencial. Em um país tropical onde a maior parte dos seus estados passa por calor quase o ano todo, vender gelo pode ser um negócio muito lucrativo. Vender só não, fabricar!
Seja você um empreendedor que tem uma distribuidora de bebidas ou alguém que quer montar um projeto e não sabe por onde começar, o vídeo do Youtube da Kaw White Distribuidora de Bebidas é uma injeção de motivação!
Lucro por produto acima de 60%
Para alavancar ainda mais o seu negócio, os empreendedores que vendem bebidas, resolveram investir também na fabricação de gelo. Segundo as informações que trazem no vídeo, um saco de 3 kg tem um custo de R$2,50 e é vendido por eles a R$8,49. Um lucro acima dos 60%!
Claro que o valor de venda do gelo varia de acordo com a região que você se encontra. Aqui onde moro, dependendo do bairro, a gente encontra esse mesmo peso por R$6 a R$10.
Em regiões de praia, áreas turísticas ou até mesmo em lugares mais afastados, o preço costuma ser muito maior, mas mesmo que você venda a R$5, por exemplo, terá uma margem de lucro bem interessante.
Descubra quanto dá para ganhar fabricando gelo
Vamos fazer uma pequena simulação, ok? Digamos que você venda o saco de gelo a R$7 aí na sua região e o seu custo total (contando com água, energia, saco e até mão de obra) é de R$2,50.
Isso significa que a cada saco de gelo você lucra R$4,50. Se você vender 15 sacos desse por dia, seu lucro será de R$67,50. Se trabalhar 5 dias na semana, terá um resultado de R$337,50, no final de 4 semanas (um mês) você terá lucrado só com a venda de gelo R$1.350.
Convenhamos que o ideal aqui, mesmo tendo uma fabricação caseira é vender não só para o consumidor final como para revendedores. Padarias, lojas de galeto, conveniências, restaurantes e muitos outros estabelecimentos podem ter interesse em trabalhar com o seu produto.
Se focar em atuar dessa forma, tendo parceiros fixos, a quantidade de vendas por dia será muito maior e o seu resultado final também.
Com R$17 mil já dá para começar
Para iniciar uma fabricação de gelo caseira, que tenha capacidade de produzir 150 kg de gelo por dia, você precisará investir cerca de R$17 mil, segundo os empreendedores. O maior custo é o da máquina que faz os cubos.
Além dela é preciso ter um filtro de água, uma balança que siga as regulamentações do Inmetro, uma seladora, os sacos de gelo, uma geladeira ou freezer para armazenar seu estoque e uma máquina de cartão.
O processo do trabalho é bem simples e vale a pena você dar uma olhadinha no vídeo deles para entender melhor como tudo funciona.
5 dicas para ganhar dinheiro com gelo
Depois do vídeo, eu entendi que fabricar gelo dá lucro sim, mas quem quer entrar nesse ramo precisa prestar atenção em algumas coisas. Eu trouxe alguns dos pontos que considero mais importantes para você ficar atento e começar a colocar tudo em prática o quanto antes.
Veja:
Invista em capacitação
Fazer gelo vai muito além de colocar um filtro conectado a uma máquina. Existem macetes e formas diferentes de trabalhar que vão influenciar diretamente no resultado do seu produto.
Se quer mesmo apostar nesse segmento, a primeira coisa que deve fazer é estudar sobre ele. Existem vários conteúdos gratuitos, mas também muitos cursos baratos que vão te dar uma noção bacana sobre o tema.
Trabalhe com a melhor água
A qualidade da água influencia no gelo, hein? Por isso, na hora de comprar o filtro e fazer a instalação, se preocupe em investir no melhor equipamento e processo.
Se instale em áreas estratégicas
Se você ainda não tem um negócio e vai começar do zero, tenha cuidado com a localização que vai escolher. Verifique a concorrência e se possível fique próximo de áreas que possuem um consumo maior de gelo, como locais turísticos, perto de parques, de locais que fazem evento, de praias, rios e coisas do tipo.
Leia também: Como montar uma fábrica de gelo
Faça captação de clientes
Não espere só pelo cliente que vai entrar na sua loja. Vá atrás de parceiros que tenham interesse na revenda do seu gelo. Por mais que nesse caso a margem de lucro seja menor, você acaba ganhando pela quantidade de vendas.
Persista
Todo empreendimento tem seus desafios e nem todos os dias são bons, mas quando a gente foca no nosso objetivo consegue lidar melhor com essas ondulações. Confie no seu trabalho, dê o seu melhor e continue até alcançar tudo que sonha.