Onde vender pó de catalisador? Veja quanto custa e quem compra

Publicado por Jéssica Trabuco em 7 de fevereiro de 2024

Existem muitas empresas de reciclagem especializadas em resíduos que são ótimas opções para quem quer vender pó de catalisador. Esse material tem um custo alto de venda e pode render até mais de R$2 mil.

O catalisador é uma peça de automóvel que tem como objetivo reduzir as emissões de poluentes liberados na atmosfera. Ele é composto por uma espécie de colmeia de cerâmica que tem internamente alguns metais nobres, como a platina.

Isso faz com que haja um interesse grande na compra e revenda do pó residual dessa peça e se você está aqui, com certeza já sabe disso. 

Além de te dizer mais ou menos quanto pode custar, vou te mostrar alguns lugares onde é possível fechar negócio e ganhar um dinheiro. 

Quanto custa o kg de pó de catalisador?


Onde vender pó de catalisador

Existe uma variação grande de acordo com o local do país, mas pelo que eu vi o valor de 1 quilo de pó de catalisador é de aproximadamente R$500.

O preço é tão alto porque esse material contém metais preciosos na sua composição. Só para você ter uma ideia, nos catalisadores virgens é possível encontrar 1,89 g de platina, 0,29 g de paládio e 0,10 de ródio, produtos com altíssimo valor agregado.

Onde vender pó de catalisador?


Diante da pesquisa que eu fiz, encontrei pelo menos 5 opções de onde vender pó de catalisador e acredito que todas elas são fáceis de ter em qualquer lugar do país.

O negócio aqui é fazer uma cotação em várias para conseguir fechar negócio com quem oferecer o melhor custo benefício.

Confira abaixo:

1. Empresas de reciclagem de resíduos

O melhor lugar para fazer negócio nessa situação é em uma empresa que trabalha focada com resíduos. É possível encontrar até as que preferem trabalhar com o pó de catalisador. O negócio é pesquisar! 

Verifique na sua região quantas existem e entre em contato para fazer pesquisa de preço. Sabendo o valor que cada uma paga, fica mais fácil fechar negócio com a que oferecer as melhores vantagens. 

Eu acredito que da minha lista, essa é a opção que vai te render mais dinheiro.

2. Ferro Velho

No ferro velho você vai conseguir bem menos, mas pode ser uma venda mais rápida. Na maioria dos casos a venda não será feita considerando os metais do pó, mas sim por conta do alumínio da peça. Aí você precisa avaliar se vale ou não a pena. 

É possível achar ferro velho que pague mais pelo resíduo? Com certeza! Só é preciso pesquisar bastante. 

3. Oficinas

Por ser uma peça de automóvel e por trabalhar com a troca dela, algumas oficinas acabam ofertando essa possibilidade de compra e revenda do pó de catalisador. Muitas fazem negócio com empresas de resíduos e algumas indústrias, o que é muito vantajoso para elas, já que conseguem um acesso mais fácil a uma quantidade grande desse produto. 

Que tal você fazer uma lista com as oficinas que estão presentes na sua região e ver se alguma delas tem interesse nesse negócio?

4. Sites de compra e venda

Na minha pesquisa eu encontrei um monte de anúncios em sites de pessoas que vendem, mas principalmente de pessoas que compram pó de catalisador. OLX e Mercado Livre foram os lugares que encontrei com muita facilidade. 

Por isso, eu acho que vale a pena você dar uma pesquisada por lá. Verifique qual é o histórico do anunciante e prefira fechar negócio no Mercado Livre, que é uma plataforma que oferece mais segurança em relação ao pagamento. 

Você tanto pode entrar em contato com os anunciantes que compram, como pode fazer o seu anúncio. Para isso é preciso pensar em uma tema chamativo, colocar fotos e fazer uma descrição detalhada do que tem a oferecer. Também é interessante estar aberto a negociações. 

5. Grupos de venda

No Facebook existe uma quantidade enorme de grupos de vendas de qualquer coisa. Eu mesma já vendi muita coisa por eles e eu te aconselho a fazer um anúncio por lá. 

O primeiro passo é encontrar grupos que sejam da sua cidade ou bairro. Entre em todos que puder. Verifique também se existem grupos voltados para venda de materiais reciclados ou para sucatas automotivas. 

A partir do momento que você faz parte de um desses, basta fazer o seu anúncio e esperar para começar a negociar. 

Dá dinheiro?


Você viu que o preço do quilo deste material é altíssimo, não é? Pois então! Fica fácil te dizer que vender pó de catalisador dá dinheiro, mas só quando você faz disso um negócio. 

Somente com o catalisador do seu carro você não conseguirá um valor tão alto, é preciso ter uma boa quantidade para ter um retorno desse tipo. 

Com um bom planejamento e uma estratégia de captação e venda, dá sim para tornar isso um negócio lucrativo e que, acima de tudo, vai contribuir com a preservação do nosso meio ambiente. O que é incrível!

Leia também: Onde vender notebook quebrado?

Comece a pesquisar!


Agora que você já sabe onde vender pó de catalisador e que dá para lucrar com ele, eu espero que comece a sua pesquisa. 

Estou na torcida para que tenha bons resultados por aí, viu?

Um grande abraço e até a próxima!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário