Pode-se dizer que o artesanato brasileiro é infinito em sua variação, mas as ideias de artesanato para vender em crochê, macramê, biscuit e produtos de saboaria, oferecem oportunidades para ganhar dinheiro e construir um negócio de sucesso.
Então, se você precisa saber qual o tipo de artesanato que mais vende, vai se surpreender positivamente com o conteúdo. Afinal, selecionei as 14 maiores tendências da produção artesanal atual. Confira e aprenda como lucrar de verdade!
O que está em alta no artesanato hoje? Aproveite 12 ideias de artesanato para vender
Antes de irmos direto ao ponto, queria compartilhar um dado com você para manter acesa sua vontade de empreender. Hoje, o artesanato brasileiro movimenta mais de R$100 bilhões ao ano. Saiba como fazer parte deste segmento fundamental.
1. Produtos em crochê e tricô estão com tudo
Que tal começar com algo simples, com uma técnica milenar que pode facilmente render produtos de alto valor agregado? O crochê e o tricô são técnicas que voltaram à moda recentemente, logo, muita gente procura produtos lindos e artesanais.
Inclusive, uma estratégia bacana é mesclar ambas as técnicas de trabalho à mão. Aqui você pode criar desde roupas infantis, acessórios, utensílios, como porta-copos, itens decorativos e até produtos clássicos, como capas para almofadas.
2. Sabonete e aromatizador artesanais
Alguns dos nichos mais relevantes da área da beleza e bem-estar são a saboaria artesanal e os aromatizadores de ambiente. Muita gente acha que é complexo de fazer, mas hoje você encontra insumos com facilidade e preço competitivo.
A saboaria, por exemplo, dá ótimos produtos de consumo, como sabonetes coloridos, com texturas únicas e aromas divinos. Uma vantagem comercial é que dá para vender esse tipo de produto para consumidores finais e revendedores.
DICA ESPECIAL: quer se destacar? Então, venda experiências sensoriais, para isso, aposte em linhas específicas para banho, limpeza e esfoliação facial e momentos românticos. Combine cores e capriche em ingredientes naturais!
3. Velas artesanais
Pegando o gancho anterior, um produto super em alta são as velas aromáticas artesanais. Assim como o aromatizador e o sabonete, as velas carregam o apelo de energizar o ambiente e realçar o aconchego do ambiente caseiro.
Se por um lado você encontra facilidade na criação das composições, por outro, sua precificação é vantajosa. Afinal, são produtos manuais, que exigem habilidades e conhecimentos das fragrâncias, velas que vendem bem:
- Vela vegetal de capim-limão.
- Vela com perfume de bergamota.
- Combine lavanda francesa, verbena e lemongrass.
- Combine canela com mandarina (aroma cítrico).
Só para ilustrar como é lucrativo, eu encontrei velas com queima de até 16 horas que custavam em média R$60,00.
4. Explore as possibilidades criativas do macramê
O macramê, técnica de tecelagem manual, existe desde a antiguidade e até hoje está presente no cotidiano de muitos. No Brasil, o macramê teve altos e baixos. Porém, o pessoal reviveu a técnica quando a decoração de ambientes ganhou fôlego.
Nesse contexto, dá para você trabalhar com tapeçaria decorativa, a exemplo dos painéis em macramê com tranças e barrados. Agora, se você quer fazer algo lindo, com uma procura gigantesca, é o suporte para vaso em macramê.
E por que é um bom produto? Bem, existe um trabalho manual maravilhoso por trás do macramê. Além disso, a criatividade e o tempo para personalizar tornam a precificação satisfatória. Quer ver as 6 melhores ideias?
5. Biscuit é barato, fácil e lucrativo
Para quem não sabe, biscuit é a mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como vinagre e limão e vaselina. Como resultado, você tem uma “massa” altamente moldável e que endurece naturalmente.
Principais produtos artesanais em biscuit
- Bichinhos fofos e temáticos.
- Tampa de interruptor personalizado para quartos infantis em biscuit.
- Itens de cozinha com finalização em biscuit.
- Chaveiros e imãs de geladeira.
- Enfeites para potes de vidro.
- Broches e pins.
Aqui vai uma estratégia interessante: especialize-se na criação de lembrancinhas para chá de bebê, casamento, aniversários e batizados. Aí sim você terá uma demanda previsível.
6. Aposte no segmento de acessórios e bijuterias
Acredito que uma das principais ideias de artesanato para vender, certamente você considerou, são os acessórios e bijuterias. Não importa aonde você vá, você encontra bijuterias em pequenas barracas até lojas renomadas de shoppings.
Veja bem, algumas lojas de shopping têm artesãos terceirizados por trás da sua oferta. Então, é uma excelente oportunidade para você criar colares, pulseiras, brincos, anéis, braceletes, enfim, uma infinidade de produtos.
No entanto, faça questão de divulgar seus produtos como feitos inteiramente à mão. Além de valorizar o preço de venda, você agrega o que o mercado chama hoje de valor comercial à experiência do consumidor.
7. Laços e tiaras para públicos distintos
Se você tem pouca experiência na produção artesanal, laços e tiaras são um convite para empreender com facilidade. Aqui você precisará de uma lista completinha de materiais para fazer laços e tiaras.
A partir daí, você pode atender muitas demandas e públicos, que é o ponto chave da coisa. Por exemplo, você não precisa apenas fazer laços para o público feminino, quando na verdade, o segmento pet também está em alta, compreende?
8. Kits de garrafas decorativas
Sabe aquela garrafa de vidro que você estava prestes a jogar fora? Sabia que é possível ganhar dinheiro com garrafas artesanalmente decoradas? A personalização vai muito da criatividade, pois algumas pessoas colocam até biscuit.
Além do mais, o vidro é ideal para fazer pinturas decorativas à mão, crochês, colagem de rendas e mix de tinta e cordões. Olha só que fenomenal, para maximizar seus ganhos, crie produtos sazonais para Natal, Dia dos Pais e até Ano Novo.
Inclusive, combine vidros de tamanhos diferentes, utilize tecidos, recortes e barbantes rústicos. Isso também pode ser replicado para a cozinha, como potes customizados para guardar feijão, arroz e por aí vai!
9. Ainda dá para vender bonecas de pano?
Sim, embora pareça que a produção artesanal de bonecas de pano ficou no passado, é uma forte tendência. Não vou negar, é preciso ter um pouquinho a mais de intimidade com a costura, mas nada complexo demais. A minha dica especial é você prezar pela qualidade dos materiais e escolher um nicho de destaque.
10. Luminárias rústicas para decoração de interiores
A luminária rústica costuma ser o primeiro item de decoração que se destaca em salas e entradas planejadas. E com o fortalecimento dos produtos artesanais, esse produto se tornou um tesouro para quem sabe produzir.
O ponto positivo da luminária, é que você pode utilizar todo tipo de material. Só para exemplificar, eu já vi até luminárias feitas em cipó, super rústica e única. Mas você pode fazer em vime, bambu, fios naturais, madeiras, material reciclável e, acredite se quiser, até com ralo de plástico e leque velho.
11. Decorações feitas em feltro
Aqui vai mais uma das ideias de artesanato para vender que é subestimada pelo empreendedor brasileiro. Nesse caso, me refiro ao feltro, material versátil, altamente aplicável e perfeito para colocar criatividade.
Geralmente, associa-se o feltro ao acabamento de superfícies, forro de casacos, revestimento de cadeiras, tapetes e equipamentos industriais. Porém, é viável unir o feltro aos mais lindo trabalhos artesanais, como:
- Animaizinhos de feltro (mescle às técnicas de crochê).
- Trabalhos religiosos, como anjinhos.
- Produtos sazonais, como personagens natalinos e halloween.
- Produtos temáticos de filmes e seriados de TV.
12. O EVA proporciona grandes ideias de artesanato
E para fechar nossa lista com chave de ouro, não teria como deixar de fora os trabalhos artesanais em EVA. Aqui sim a imaginação é livre para tomar forma em itens decorativos, utensílios básicos, como copinhos e bolsas infantis.
Desse modo, você pode ir além da venda de itens avulsos, já que é possível trabalhar com brindes para festas, itens de decoração para casamentos, festas de aniversários, entre outros. O mais importante é personalizar conforme a temática e atender às expectativas dos clientes. Fique com um vídeo cheio de ideias:
Olha só que perspectiva fantástica, saber que em cada uma das ideias de artesanato para vender, existem infinitas formas de criar produtos únicos. A chave para o sucesso nesse mercado é fazer coisas que ninguém jamais pensou.
A arte de reinventar o artesanato é o que determinará o quanto você terá de sucesso. E aí, já preparou tudo para conquistar o que é seu? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com outras pessoas e até a próxima!