Montar um supermercado de médio porte custa em torno de R$ 2 milhões de Reais. Isso acontece porque um empreendimento desse tipo tem que ter no mínimo 600 m², o que é considerado grande em comparação a um mercadinho ou a um mercado tradicional.
Seu tamanho e a grande variedade de produtos é que faz dele um “super” e isso, claro, exige um investimento diferenciado. A boa notícia é que o faturamento também costuma ser alto.
Vou te explicar melhor sobre esses valores para você entender na média quanto custa montar um supermercado de médio porte e apresentar algumas dicas que vão te ajudar a tirar o projeto da gaveta.
Afinal, quanto custa montar um supermercado de médio porte?
A primeira coisa que a gente precisa saber para fazer esse cálculo são os tamanhos das lojas que existem aqui no Brasil.
Pelo que eu pesquisei, um empreendimento desse só é considerado “super” com uma metragem a partir de 400 m². Considerando que esse é o menor tamanho e 2.500 m² o maior nessa simulação, vamos supor que o tamanho de uma estrutura média fica entre 700 m² a 1.200 m², beleza?
Pronto! Outro dado que eu encontrei e a gente precisa considerar é que o gasto por m² é de aproximadamente R$ 2.500 Reais.
Se o seu empreendimento tem 800 m², a gente entende que o custo total para montar um supermercado de médio porte é de R$2 milhões. Afinal, 800 x 2.500 é = 2.000.000.
É uma regra? Claro que não! É uma estimativa aproximada, para te dar uma noção. Dá para ser menos ou mais? Sim, dependendo do seu projeto, público alvo e principalmente o tamanho.
E quanto custa para montar um supermercado pequeno? E um grande?
Seguindo a mesma regra de cima, vamos colocar que uma loja menor tenha 400 m² e um maior tenha 2.500 m². Isso significa que o investimento para abrir um supermercado pequeno é de R$1 milhão e um grande fica em torno de R$6.250.
Importante: “Super” é para ser grande
Só queria deixar uma observação aqui antes de seguirmos adiante, ok? Mesmo um supermercado pequeno, será muito maior que um mercado comum de bairro. A quantidade de marcas e produtos que ele trabalha é muito maior, por isso o valor de investimento é alto.
Se tiver interesse em montar algo mais barato, pode tentar um mercado ou abrir um minimercado, que exige algo em torno de R$200 mil Reais e é bastante lucrativo.
Montar um supermercado de médio porte dá dinheiro?
O faturamento de um supermercado médio pode ultrapassar sem muita dificuldade o número de R$1 milhão, com uma margem de lucro entre 2% a 4%. Essa é uma estimativa pensada mais para lojas que ficam em cidades do interior, só para você ter uma ideia.
Fazendo uma breve simulação para você ter uma ideia do quanto pode ganhar, se a sua loja tem uma receita mensal de R$1,5 milhão, e seu lucro é de 3%, o seu ganho livre estará em torno de R$45 mil.
9 passos para montar um supermercado lucrativo
Depois de ver que o investimento é alto mesmo para uma estrutura média, mas que é um negócio bem lucrativo, eu vou te apresentar 9 passos para que tire a sua ideia do papel e comece a transformá-la em realidade.
Um detalhe: Todas as informações descritas aqui devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade e objetivo, hein?
1. Cuide das questões legais
Nenhum negócio pode funcionar na ilegalidade, isso não só vai te dar problemas sérios como evitará o seu sucesso.
Caso você não entenda nada sobre esse mundo e não saiba o que fazer, a minha dica é que procure primeiro a Prefeitura da sua região para saber quais são as regulamentações que um supermercado precisa ter.
Após isso, entre em contato com um escritório de contabilidade. Eles vão resolver todas as questões legais para você em tempo ágil. É um investimento que você faz para ter paz e tranquilidade nesse início.
2. Faça um bom planejamento!
Não adianta só querer algo, você precisa estudar e analisar todas as possibilidades e caminhos que existem para concretizar isso.
É importante que você sente e coloque no papel tudo que tem sobre o negócio. O que pensa em fazer? Quanto tem disponível para investir? Quais são os seus objetivos? O que vai precisar fazer para chegar até o seu público alvo? Como quer que as pessoas te reconheçam?
Para resolver essas questões, existem dois pontos principais que devem ser considerados:
Mercado
O mercado na sua região é muito importante! Existem concorrentes? Como eles trabalham? O que as pessoas daí precisam ou sentem falta? Ter essa visão vai te ajudar a acertar na forma como vai levar o seu negócio.
Público alvo
Você quer construir um supermercado com preços mais baixos para atrair o grande público, ou quer fazer algo mais seletivo, com produtos especiais, com um preço mais elevado, mais para a classe A?
3. Vá atrás de fornecedores de confiança
Seus resultados vão depender diretamente da qualidade e da variedade dos produtos que oferecerá. É por isso que encontrar fornecedores de confiança é fundamental.
Entenda quais são as marcas mais utilizadas e procuradas do seu público alvo, pesquise o que eles gostam e não encontram por aí, veja quais são as novidades que podem atender à demanda deles…
A partir disso, entre em contato primeiro com as marcas, veja como fecham parcerias e caso não encontre tudo que procura, busque também falar com indústrias e distribuidoras.
4. Você precisa de uma boa localização
A localização de um supermercado influencia completamente no seu sucesso. Não adianta ter a melhor estrutura, os melhores produtos, uma propaganda sensacional, se você está em uma área onde as pessoas não estão.
Você precisa estar perto do público que quer atingir! Sem falar que quanto mais pessoas passarem por perto, maiores suas chances de venda!
Então regiões populosas, frente de rua, centros comerciais, áreas de grande centro residencial… Todas são boas opções para instalar o seu negócio.
Outra coisa que você precisa colocar na ponta do lápis é o valor. Você vai comprar uma área ou alugar? Independente do que escolher, é importante que o investimento caiba no seu orçamento– não adianta nada colocar a perna onde não alcança.
5. Monte sua estrutura
A estrutura de um mercado varia demais de acordo com um projeto e outro. Normalmente ele é dividido entre os caixas, área de exposição dos produtos (o que pode incluir padaria, açougue, peixaria), depósito, sanitários, copa, área administrativa e área de carga e descarga.
Acredito que o mais importante é que ele tenha um layout bem organizado, sabe? O cliente precisa entender onde as coisas estão e provavelmente você vai precisar da ajuda de um profissional para isso.
Todo o ambiente precisa ser sinalizado corretamente e todas as áreas devem estar bem definidas.
Tenha uma preocupação a mais com o atendimento ao seu cliente, viu? Foque em ter um número de caixas e atendentes suficientes para que não haja filas quilométricas e todo aquele desgaste que ninguém gosta de passar.
Cuidado com a organização do supermercado!
Uma das coisas mais importantes dentro da estrutura do seu supermercado é a dele. Isso vai além de ter um layout bem planejado e sinalizado, envolve também estratégias de venda e cuidado com os produtos.
Existem questões importantíssimas e você tem que focar nelas, não importa o quanto pareçam simples ou insignificantes. Acredite em mim: Elas fazem uma diferença enorme!
Eu trouxe alguns dos pontos que você tem que conhecer abaixo:
- Produtos sempre limpos e precificados;
- Pisos sempre limpos;
- Ter cuidado para não ter produtos machucados ou até mesmo estragados;
- Expor somente produtos dentro da validade;
- Arrumação nas prateleiras de acordo com a intenção de compra do consumidor;
- Ambiente bem iluminado e ventilado.
6. Você vai precisar de alguns equipamentos
Existem alguns equipamentos que vão ajudar muito no dia a dia do seu supermercado e que não podem faltar no seu negócio.
Entre os itens fundamentais estão os carrinhos para organizar produtos, máquinas para limpeza do chão, computadores e impressoras fiscais, gavetas de dinheiro, esteiras de produtos, cadeiras… E muitas outras coisas.
Para saber exatamente o que você vai precisar, é importante cuidar bem do planejamento que falei mais acima, lembra? Com ele você terá uma visão geral e será mais fácil entender quais são as ferramentas necessárias para sua atuação.
7. Monte sua equipe
Os funcionários são peça chave para que um negócio dê certo. Formar um time bom vai te ajudar a ter um supermercado lucrativo e de sucesso.
Por isso, mais do que experiência na função, você precisa de pessoas que estejam dispostas a se dedicar, que queiram e precisem trabalhar e que se dediquem de verdade para isso.
Caixas, atendentes, seguranças, administradores, estoquistas, padeiros, açougueiros… São vários profissionais que você deverá contratar e além de um salário justo precisa dar condições de trabalho de qualidade para todos eles.
8. Investir na divulgação é importante!
Me diga aí: O que adianta saber montar um supermercado de médio porte, fazer uma coisa bem legal e não apresentar isso para ninguém? Não vale, não é?
Mais do que nunca a gente precisa investir pesado em divulgação! Qualquer tipo de negócio hoje só sobrevive a partir disso e não é o seu que será o diferente, viu? Pense bem nisso porque é uma necessidade real.
A divulgação, inclusive, inclui várias coisas: Promoções, propaganda em TV/rádio, panfletagem, carro de som e principalmente internet!
É importante contratar uma agência de comunicação que possa cuidar das suas campanhas. É um investimento que te trará um excelente retorno.
Fazer isso vai te ajudar a chegar em outro nível e crescer muito com o seu supermercado. Por isso não ache que é besteira, essa é uma base que não dá para pular.
9. Tenha uma boa administração
Você vai precisar de uma boa equipe para organizar e administrar o seu negócio. Ter um supermercado organizado é regra básica para ter bons resultados financeiros com ele.
Além disso, é fundamental que você esteja sempre atento às novas ferramentas e estratégias utilizadas na sociedade. Esteja sempre em busca de mais conhecimento e qualificação nesse sentido porque isso só vai agregar ao seu projeto.
Ser empreendedor não é uma tarefa fácil! É preciso muito trabalho e estudo, mas com dedicação e boa vontade você consegue passar por isso podendo aproveitar os resultados e as vantagens de ter escolhido fazer o que ama.
Leia também: Ideias de nomes criativos para supermercados
Ação!
Depois de tanta informação, só falta mesmo agir! Analise seu orçamento, seu perfil, seus objetivos e o movimento desse setor na sua região para ver se nesse momento vale a pena abrir um supermercado de médio porte por aí.
Espero que meu texto tenha tirado suas dúvidas e até dado aquele empurrãozinho que faltava para você correr atrás dos seus sonhos.
Estou na torcida pelo seu sucesso, hein? Um grande abraço e até a próxima.