5 Marcas de café mais vendidas no Brasil

Publicado por José Neto em 9 de outubro de 2023

É muito fácil notar que o mercado das marcas de café é um setor de forte relevância econômica. O café é um item indispensável na minha lista de compras e eu poderia apostar com altíssima chance de acertar que você também não abre mão desse produto.

E isso não serve apenas para mim e para você, afinal, o cultivo e o consumo de café têm raízes profundas na cultura brasileira e isso se reflete claramente nos índices de vendas das principais marcas de café do mercado. Logo, não é exagero dizer que este produto está presente na maioria dos lares brasileiros.

O que nos leva a um segundo ponto: a importância para empreendedores e comerciantes de estarem atentos às marcas que lideram esse cenário, compreendendo suas particularidades e distinções.

Pensando nisso, preparei para você a lista das 5 marcas de café mais vendidas no Brasil, destacando ainda quais são os seus diferenciais e produtos mais procurados em supermercados e mercadinhos de todo o país. Vale a pena conferir!

Conheça as 5 marcas de café mais consumidas nos lares brasileiros

Marcas de café que mais vendem no Brasil

O café está entre os produtos mais vendidos em supermercados do Brasil, afinal, somos o segundo maior consumidor do mundo desse produto, perdendo apenas para os EUA.

Considerando ainda que nosso país é o maior produtor mundial de café, boas marcas não faltam por aqui. Mas quais delas são as mais procuradas pelos consumidores, aquelas que são indispensáveis ao seu comércio?

Para responder a essa pergunta, apresento a seguir as marcas de café mais vendidas nos supermercados, mercadinhos e conveniências do país.

1. Melitta

Aposto que esse é o primeiro nome que veio à sua cabeça ao pensar nas marcas de café mais vendidas no Brasil, acertei?

Sem dúvida a Melitta é a grande líder de vendas do segmento, especialmente nas suas versões Tradicional e Extra Forte. A marca dispõe ainda de cafés gourmet, especiais, instantâneos, em cápsula e descafeinado, uma ampla variedade para agradar a todos os gostos.

Além dos índices altíssimos de venda e de satisfação do consumidor, a forte tradição da marca e sua alta credibilidade, fazem dela uma das marcas de café mais presentes nos lares brasileiros, sendo indispensável nas prateleiras de mercados e conveniências em qualquer região do país.

2. Nescafé

Fundada sob o guarda-chuva da Nestlé, uma gigante da indústria alimentícia, a Nescafé é uma das marcas de café mais conhecidas do público brasileiro. Seu principal diferencial foi lançar o primeiro café solúvel do mundo. Com isso, revolucionou a maneira como as pessoas consomem e desfrutam da bebida.

Embora o café solúvel seja seu principal representante, a Nescafé também dispõe de 3 cafés torrados na linha Nescafé Gold e 3 cafés torrados especiais na linha Origens do Brasil.

Outro ponto forte da marca são as suas cápsulas Nescafé Dolce Gusto para cafeteira automática da própria marca. Eu adoro e aposto que seus clientes também!

3. Café 3 Corações

Ah essa é a minha preferida na categoria torrado e moído! Fundada em 1959, a 3 Corações possui uma longa e rica tradição na produção de cafés de alta qualidade. Seus produtos mais vendidos são os cafés torrados e solúveis nas versões tradicional, extra forte e descafeinados.

Contudo, a 3 Corações vem expandindo seu portfólio à medida que se consolida cada vez mais como uma das marcas de café mais procuradas pelos brasileiros. Vale destaque para sua linha de cafés gourmet e cafés em cápsulas. Esses últimos podem ser encontrados em versão compatível com a máquina própria da marca ou com cafeteira Nespresso.

4. Pilão

A Pilão orgulha-se de ser uma das marcas de cafés preferidas dos consumidores, tendo conquistado vários prêmios que atestam sua popularidade. Dentre eles, vale destacar que o café Pilão foi eleito pelos consumidores como “Produto do Ano 2010” com o Pilão Intenso e Pilão Sabor & Leveza, além de conquistar por 13 vezes consecutivas o posto de  “Líder de vendas” na categoria de Café em Pó pela revista SuperHiper.

Além do café tradicional em grãos e moído, a Pilão também oferece outras formas de desfrutar da bebida, como cápsulas compatíveis com máquinas de café expresso e versões solúveis. Vale a pena ficar de olho nessa famosa marca de café.

5. Maratá Café

Com mais de 50 anos de tradição, a Maratá é uma das marcas de alimentos mais conhecidas do Brasil. Seu catálogo de produtos inclui salgadinhos, chás, condimentos, refrescos, flocões de milho e muito mais. Sua linha de cafés é super completa, contando com as apresentações torrado, solúvel e em cápsulas.

Segundo site oficial, há mais de vinte anos consecutivos o Café Maratá se mantém entre os 5 melhores do ranking nacional das “100 maiores Indústrias de Café associados à ABIC,” além de contar com o Selo de Pureza da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o qual atesta a pureza do café torrado e moído.

Portanto, se você procura por uma marca de café com alta credibilidade, tradição e preço acessível, vale a pena trabalhar com a Maratá.

As marcas de café mais vendidas no Brasil

Desvendamos as 5 marcas de café líderes no mercado brasileiro

Considerando a rica tradição do café no Brasil e a sua importância econômica, é crucial para empreendedores e comerciantes estar cientes das marcas de café que lideram esse cenário. Conhecer as particularidades e diferenciais das marcas é essencial para oferecer aos consumidores produtos alinhados com suas preferências.

Neste artigo, você teve acesso a um panorama das 5 marcas de café mais consumidas nos lares brasileiros, destacando não apenas a sua popularidade, mas também os produtos e características que as tornam tão relevantes no mercado atual.

Agora me dê licença que essa conversa me deu vontade de tomar aquele cafézinho recém passado.

E não esqueça que todos os dias temos conteúdos novos por aqui, com informações, novidades e ideias para empreendedores e comerciantes de todos os segmentos. Volte logo para conferir!

------ Escolha um dos negócios ------
José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário