Eudora e Boticário são a mesma empresa? São do mesmo dono?

Publicado por Lidia Massari em 23 de setembro de 2023

Saber se Eudora e Boticário são a mesma empresa vai ajudar na escolha dos produtos ou na decisão pela revenda? Estas duas empresas realmente se confundem.

Primeiro porque as duas marcas possuem um público muito fiel aos produtos e grande presença de mercado. E outra, as aquisições neste segmento tendem a acontecer rapidamente e longe dos holofotes, fator que ajuda a gerar dúvidas.

Então, você tem que acompanhar o conteúdo de hoje, assim, você saberá exatamente onde começa uma e termina a outra. Vamos lá então?

Eudora e Boticário são a mesma empresa? São do mesmo dono? Saiba tudo!

Eudora e Boticário são a mesma empresa

Na prática, Eudora e Boticário não são a mesma empresa, pois elas têm público-alvo e direcionamento comercial distintos. Porém, ambas são do mesmo dono, ou seja, do Grupo O Boticário.

Isso mesmo, Eudora é uma marca que pertence ao Boticário, assim como dezenas de outras marcas que compõem seu portfólio. E como sabemos, O Boticário engrenou a quinta marcha e não para de avançar sobre as concorrentes no mercado.

Prova disso, é que o ano comercial de 2022 da Boticário, fechou com um faturamento de R$23,6 bilhões em vendas. Por conseguinte, o grupo presenciou um crescimento superior a 30%, bem acima da curva projetada inicialmente.

E sabe quem se destacou neste meio de campo? Exatamente, a Eudora, que é uma das marcas do Boticário que mais cresce em relevância, vendas e público alcançado. Apenas como referência, a Eudora havia alcançado cerca de R$1 bilhão em 2018.

Então, para você que pensa que a Natura comprou O Boticário, aí está a prova da sua expansão incontestável. “Ah entendi, mas qual a diferença entre a Eudora e O Boticário? Se elas fazem parte do mesmo grupo, como fica?”.

Tudo é muito simples, O Boticário é a empresa-matriz, fundada em 1977, com uma atuação sólida e específica. Já a Eudora é uma marca mais recente, com estratégias comerciais próprias e um direcionamento distinto da empresa-mãe, entende?

Portanto, essa conversa de que quem vende Boticário vende Eudora, já não cabe mais na conversa. Mas você sabe como surgiu a Eudora? Não? Veja a seguir então!

O Boticário comprou a marca Eudora? Qual a história da Eudora?

Diariamente você se depara com notícias das aquisições mais mirabolantes no mercado, isto é, empresa comprando empresa. Entretanto, isso não aconteceu entre Boticário e Eudora, isto é, não houve compra ou aquisição do direito de uso.

Na realidade, a Eudora é uma marca criada pelo Grupo O Boticário. Então, é uma empresa com o DNA do Boticário em sua fundação, isso é inestimável para sua percepção no mercado.

Como a empresa Eudora surgiu?

  1. A Eudora foi fundada em 2011, surgindo diretamente da visão do Grupo O Boticário.
  2. Sua base comercial sempre foi a venda multicanal, estratégia que alavancou seu começo.
  3. Através de um portfólio com mais de 1 mil produtos, a Eudora sempre se destacou.
  4. Para tanto, viabiliza produtos em categorias como perfumaria, maquiagem, corpo, cabelos, banho, tratamento facial e acessórios.

Contudo, o começo não foi dos mais promissores, sabia disso? A empresa que hoje fatura na casa do bilhão, enfrentou muita resistência em seus primeiros passos, especialmente pelo direcionamento equivocado.

Olha só, a Eudora carregava a cor preta e rosa pink chamativo, pois a audiência desejada tinha uma pegada sedutora. No entanto, a marca não conseguiu emplacar um bom resultado ao longo dos meses.

Com o passar do tempo, O Boticário entendeu que precisava mudar o foco da Eudora, e fez isso com maestria. Como resultado, a marca antes mais “teen”, se voltou às mulheres mais amadurecidas e, consequentemente, o sucesso veio.

Quem revende Eudora sabe do que estou falando, já que presencia diariamente o alcance dos produtos. Resumidamente, essa é a história de sucesso e superação da Eudora como parte integrante do seleto grupo de marcas Boticário.

Quais marcas fazem parte da Eudora?

Pegando o gancho acima, eu gostaria de mostrar a você quais marcas fazem parte do portfólio Eudora atualmente. Desse modo, fica mais simples compreender na prática que Eudora e Boticário são a mesma empresa apenas por compartilhar DNA.

  1. Aflorá
  2. Althea
  3. Chic
  4. Club 6
  5. Diva
  6. Eudora Baby
  7. Eudora H
  8. Glam
  9. Imensi
  10. Impression
  11. La Piel
  12. La Victorie
  13. Neo Dermo
  14. Niina Secrets
  15. Rumo
  16. Siàge
  17. Trip
  18. Volpe

Dessa lista, 4 dos produtos mais vendidos são: Eudora Rouge Eau de Parfum, Glow Expert, La Victorie e Imensi Colônia. Aliás, a empresa tem algumas das marcas de maquiagem mais vendidas do mercado.

Quais marcas fazem parte da Boticário?

O Boticário é responsável por colocar no mercado algumas grandes concorrentes da Natura. É como se o Boticário pudesse identificar brechas no mercado e criasse marcas para atender especificamente tais dores.

A própria Eudora é um exemplo excepcional disso, empresa desenvolvida para um público, mas readequada para atender outra demanda. Atualmente, o Grupo O Boticário é formado por empresas e marcas, como:

  • Eudora
  • Quem disse Berenice
  • Beauty Box
  • Muti
  • Vult
  • U.i
  • Mooz Soluções Digitais
  • Jones (aquisição recente voltada ao público masculino)
  • Beleza na Web
  • Truss

Portanto, as revendedoras Boticário têm uma ampla gama de produtos para começar a ganhar dinheiro, inclusive com Eudora.

Além disso, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), O Boticário é a segunda maior rede franqueadora do Brasil. No fim, são mais de 3.680 unidades espalhadas por todos os cantos do país, né?

Dá para dizer que Eudora e Boticário são a mesma empresa

Você já imaginou quantas pessoas têm a Eudora como marca número um e mal sabem que ela é do Boticário? Costumo falar que este é um conhecimento muito valioso para quem precisa transparecer profissionalismo e segurança aos clientes.

Eudora e Boticário são a mesma empresa? Agora ficou fácil solucionar essa dúvida de imediato, né? Utilize isso a seu favor, caso esteja empreendendo no segmento de saúde, beleza e bem-estar, tudo bem?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com o máximo de pessoas possível e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário