O Brasil é expoente na indústria calçadista, o que você acha de conhecer os maiores fabricantes de calçados no Brasil? Descubra onde eles se concentram no país.
Esse é um tema interessantíssimo, tanto para quem avalia empreender quanto para quem procura preços atrativos em novos produtos. Para isso, eu encontrei dados e informações que mostram na prática o vigor da indústria brasileira de calçados.
Agora é com você despender alguns minutos para enriquecer os conhecimentos e finalmente encontrar o que procura. Aproveite a leitura até o final, vamos lá!
Conheça 5 maiores fabricantes de calçados do Brasil
O setor de calçados é uma das maiores indústrias do Brasil e, em 2021, arrecadou quase 1 bilhão apenas exportando. Estou falando de mais de 810 milhões de pares produzidos e geração de emprego que supera 260 mil postos diretos.
Tudo isso faz do Brasil o quinto maior produtor de calçados do mundo, sendo o maior fora da Ásia. Você encontra essas informações no relatório anual de atividades 2021, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Dito isso, vamos ao que interessa, que é o ranking de fabricantes de calçados no Brasil, surpreenda-se!
1. Alpargatas
A Alpargatas é reconhecida como a maior fabricante de calçados do Brasil. Caso você não saiba, a empresa recentemente alcançou o posto de líder no setor de calçados na América Latina.
Boa parte das pessoas conhece a Alpargatas através da marca Havaianas, que é uma das principais do portfólio. Entretanto, ela não é líder à toa e, hoje, detém duas marcas relevantes:
- Havaianas: carro-chefe da empresa, representa suas maiores vendas e tem um alcance global.
- Rothy’s: a Rothy’s é reconhecida por seus calçados e produtos pautados na sustentabilidade. Para isso, tudo é criado a partir de garrafas PET, a Alpargatas detém 50,1% das ações da marca, que é americana.
O que quase ninguém sabe, é que mesmo liderando o setor, a Alpargatas tem enfrentado problemas no mercado. Em meados de 2022, ela teve uma das maiores quedas da Ibovespa, que foi de 45%. Como resultado, algumas mudanças aconteceram:
- O grupo vendeu a marca Osklen para o Grupo Dass, o que gerou grandes prejuízos.
- A Alpargatas também encerrou suas linhas esportivas, ao vender as marcas Rainha e Topper.
- Por fim, em 2020 a fabricante negociou a Mizuno com a Vulcabras.
Veja bem, mesmo diante dos percalços, a Alpargatas tem um valor de mercado atual de R$6,88 bilhões!
2. Grendene
Fundada em 1971, a Grendene tem um histórico de sucesso que a posiciona em segundo lugar como indústria calçadista brasileira. Atualmente, a empresa é formada por 11 fábricas, mais de 50 marcas e 20 mil colaboradores.
Apesar de ser apenas uma das mais de 5,4 mil empresas de calçados, a Grendene possui uma produção massiva. Para você ter ideia, a indústria registrou uma produção de mais de 206 milhões de pares de calçados em 2020.
Você já imaginou quantas pessoas trabalham com chinelos Ipanema e mal sabem que a Ipanema é da Grendene? Veja as principais marcas do grupo:
- Grendene
- Ipanema
- Grendha
- Melissa
- Zaxy
- Grendene Kids
- Rider
- Cartago
- Mormaii
- Pega Forte
A empresa, que registrou queda de 16,3% nas vendas no terceiro trimestre de 2022, tem capitalização de 6,80 bilhões.
3. Vulcabras
É raro encontrar quem conheça a Vulcabras pelo seu portfólio, mas é considerada a terceira maior fabricante brasileira de calçados. A Vulcabras já foi responsável por marcas famosas ao longo da sua jornada.
Aqui eu destaco a Adidas, Puma, Lotto, Reebok, Asics, Dijean, Opanka, Keds e a famosa Azaleia. Contudo, os desafios e a alta concorrência no mercado, a fizeram enxugar o portfólio, assim como tantas outras.
Por conta disso, hoje a Vulcabras detém a fabricação das marcas: Botas Vulcabras, Olympikus, Mizuno e Under Armour. Essa última é uma marca americana de produtos esportivos e grande concorrente da Nike.
INFORMAÇÃO EXCLUSIVA: um dos diferencias da Vulcabras é a sua capacidade de investimento em inovação. Tanto é que o grupo conseguiu a oportunidade de representar a Under Armour. Essa marca tem relevância global e está ligada aos esportes mais importantes dos Estados Unidos!
4. Calçados Beira Rio
Quando comecei o ranking das empresas de calçados no Brasil, podia jurar que a Calçados Beira Rio estaria no topo. Naturalmente, estou falando de um dos principais players, mas eu levei em consideração o valor de mercado de cada um.
Nesse contexto, infelizmente eu não encontrei informações atualizadas sobre a sua capitalização de mercado. Por outro lado, a empresa teve um faturamento total de 3,5 bilhões em 2021.
Em vista disso, o grupo anunciou investimentos que visam a expansão das marcas, bem como um aumento significativo de produção. O objetivo é ampliar sua oferta e obter uma fatia maior, tanto do mercado interno quanto externo.
Afinal, em 2021 a indústria brasileira de calçados exportou para mais de 175 países. Veja quais marcas compõem o portfólio da Beira Rio:
- Beira Rio
- Moleca
- Vizzano
- Molekinha
- Molekinho
- Modare Ultra Conforto
- Actvitta
- BRsport
5. Arezzo&Co
A última a chegar em nossa lista incrível de fabricantes de calçados do Brasil, é a Arezzo&Co. O grupo não produz apenas calçados, mas também bolsas, e tem um reconhecimento enorme entre consumidores e concorrentes.
Uma coisa que chama muito a atenção é a quantidade de marcas que fazem parte do seu portfólio. Logo, eu gostaria de enfatizar marcas, como: Reserva, Schutz, Anacapri, Fiever, Alme, Vans, ZZ’Mall, MyShoes, entre outras.
Segundo as últimas atualizações que eu encontrei, a Arezzo deu um importantíssimo passo para se manter relevante no mercado. Isso porque o grupo entrou no mercado europeu de calçados ao comprar a marca italiana Paris Texas.
Obviamente que isso não impacta imediatamente na indústria brasileira. Porém, certamente é uma estratégia da Arezzo para buscar tendências e reforçar seu foco principal, que é o Brasil!
5 estados se destacam como maiores fabricantes de calçados do Brasil
Segundo a Abicalçados, os estados Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo, foram os maiores exportadores em 2021, respectivamente. Isso considerando a receita gerada na exportação. “Tudo bem, mas e no cenário nacional, quais estados se destacam?”.
Falando em relevância nacional, a ordem muda pouco, onde São Paulo passa à frente do Ceará. Então, para você entender melhor, eu montei um pequeno esquema, dá uma conferida:
- Rio Grande do Sul: a cidade de Novo Hamburgo é considerada a “Capital Nacional do Calçado”. Com isso, a região concentra muitas indústrias e, claro, tradição.
- São Paulo: já a cidade de Franca é reconhecida como a “Capital Nacional do Calçado Masculino”. Por isso, as fábricas de calçados em Franca são diversificadas e abastecem boa parte do mercado.
- Ceará: o Ceará detém alguns dos maiores fabricantes brasileiros de calçados, com destaque para a cidade de Sobral.
- Bahia: a cidade que mais se destaca é Itapetinga, que leva o título de polo calçadista no estado.
- Minas Gerais: por último, os calçados de Nova Serrana, especialmente no segmento esportivo, certamente são o destaque mineiro.
Conclusão final sobre os maiores fabricantes de calçados do Brasil
Ter conhecimento detalhado sobre os maiores fabricantes de calçados do Brasil é algo de extrema utilidade. Se não pela vantagem de pagar menos e levar produtos de qualidade para casa, talvez pela possibilidade de empreender, né?
Falo isso porque muitas pessoas têm a indústria calçadista como sonho de empreendedorismo. Um bom exemplo são os corajosos que se aventuram a montar uma fábrica de calçados, não é mesmo? E você, qual é o seu grande objetivo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas me ajude a alcançar pessoas que precisam saber disso, até a próxima!