Para saber quanto fatura uma lavanderia a gente precisa avaliar o porte do empreendimento, o segmento que ela atua, a sua capacidade de produção e até a região onde ela será instalada.
Ter uma noção geral disso pode te ajudar a definir se esse é ou não um bom caminho para empreender, mas é importante entender que o resultado também é influenciado de acordo com o trabalho de quem está à frente da empresa.
Minha ideia foi justamente te dar essa visão e te mostrar também o que pode ser feito para aumentar a sua possibilidade de ganho.
Fica comigo até o final da leitura e aproveita!
Afinal, quanto fatura uma lavanderia?
Para saber quanto você pode ganhar com seu empreendimento, o primeiro passo é escolher o tipo de estrutura que vai montar. Tem aquela que é mais tradicional, que você vai e deixa as roupas com os funcionários e marca quando vai retornar, mas tem também as self-service, tipo a 60 Minutos, que o cliente mesmo coloca as roupas nas máquinas e pega em poucos minutos.
Isso sem falar que existem segmentos diferentes de atuação. Algumas são mais domésticas, que trabalham com peças comuns. Outras, no entanto, fazem serviços mais delicados e aceitam coisas como tapetes, cortinas e até sapatos.
Só que também existem as que trabalham atendendo a indústria, hotéis, hospitais, creches e outros tipos de estabelecimentos assim.
O faturamento de uma lavanderia maior e que oferece mais serviços e tem maior capacidade de atender demandas maiores, com certeza será mais significativo, sabe? Só que tudo vai depender de região, localização, equipamentos, divulgação… Tudo!
Pelo que eu vi, o valor que costuma entrar em um mês, pode variar entre R$30 mil a mais de R$80 mil. Algumas lojas até conseguem faturar mais de R$100 mil, mas aí costumam ser aquelas com operação de grande porte, serviços especializados, uma estratégia eficiente de divulgação e, normalmente, são voltadas para o atendimento empresarial.
E o lucro do negócio?
Outra dúvida bem comum é quanto ganha dono de lavanderia. Assim como na questão do faturamento, tudo vai depender principalmente do tipo de negócio que você vai montar e da forma que vai administrar.
Pelas pesquisas que eu vi, a margem de lucro costuma ser entre 20% a 30%, mas em algumas franquias dá para ter um retorno de até 60%.
Dentro dessas margens, mesmo as mais baixas que falei, é possível ter um bom resultado, sabe? Se a sua loja faturar R$60 mil, você pode ter líquido entre R$12 mil, R$18 mil ou até R$36 mil. Na minha visão é uma ótima expectativa.
Aprenda a calcular a taxa de lucro
Agora, se você já tem uma loja e quer saber qual é a taxa de lucro do seu negócio, eu vou te mostrar o cálculo.
O primeiro passo é saber quanto fatura uma lavanderia. Quanto entra no mês por aí? Pronto! Digamos que seja R$50 mil, ok? E aí a gente vai ver quais são os seus custos. Vamos chutar aí que você tem R$36 mil de custo. Isso significa que o valor que sobra é R$14 mil.
Para saber a porcentagem que ele representa a gente vai pegar o lucro e dividir pelo faturamento, que vai ser 14.000/50.000 = 0,28. Agora a gente vai multiplicar o resultado por 100, que vai dar 0,28 x 100 = 28%.
Estratégias simples que vão te ajudar a faturar mais
Ter uma noção de quanto se pode ganhar com um empreendimento não deve te deixar em um local de acomodação. Até porque, até para ganhar essa estimativa mínima, será preciso se dedicar e trabalhar bastante.
Se o seu objetivo é iniciar um negócio de sucesso, é preciso pensar além e estar sempre atento a estratégias e atividades que vão te destacar entre as outras lavanderias do mercado.
Trouxe algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas possibilidades, veja:
Ofertar mais serviços
Oferecer serviços além da lavagem e secagem é uma ótima maneira de aumentar o faturamento e lucro da sua lavanderia. Essa é uma opção, principalmente, para quem tem um empreendimento com funcionários no atendimento e produção.
Colocar botão, passar, fazer ajustes e consertos pequenos, trabalhar com parte de tinturaria e até lavagem de pelúcias e outros produtos, podem ser opções lucrativas e interessantes.
Apostar no autoatendimento
A lavanderia self-service tem um custo operacional muito menor, já que não é preciso equipe, e ainda tem a possibilidade de funcionamento 24 horas.
Fechar com bons fornecedores
Esse aqui é um ponto base para ter um serviço excelente e também para diminuir o seu custo operacional. Como você vai gastar um valor consideravelmente alto com a compra de produtos químicos, é importante encontrar um fornecedor que ofereça o melhor custo benefício.
Pesquise bastante, faça testes para ver se o resultado te agrada e depois de colocar todos os números no papel, escolha o parceiro que vai te dar as maiores vantagens.
Criar estratégias de divulgação e fidelização
Não se esqueça que a sua divulgação vai influenciar diretamente em quanto fatura uma lavanderia. Trate a propaganda com a mesma importância da lavagem em si, sabe? Isso é fundamental!
Com uma boa comunicação ao público você atrai mais clientes, aumenta o alcance da sua marca e consegue ganhar mais dinheiro.
Pensar em fidelização, como um cartão fidelidade simples, também é uma maneira de fazer com que aquela pessoa vá lavar com você ao invés de com o concorrente, sabe? Isso, no montante, já vai fazer uma grande diferença.
Reduza os custos de água e energia elétrica
A água e a energia elétrica são os principais custos da sua lavanderia, por isso é preciso pensar em estratégias de racionamento. Coisas simples já podem trazer resultados bem interessantes, sabe?
Trocar as lâmpadas comuns por LED e usar temporizador nas máquinas, por exemplo, são coisas simples e baratas de fazer que vão te ajudar a reduzir muito o valor de custo no mês.
Também é importante quantificar os produtos químicos. Construa alguma forma de controle que seja levada à risca e não iniba o uso exagerado.
Entenda a média de investimento
Se depois de ler minhas informações de faturamento e lucro, você está interessado em começar um negócio, tenho certeza que deve estar se perguntando quanto custa para abrir uma lavanderia, não é? Pois bem!
Cada projeto é único, mas a gente pode colocar uma estimativa entre R$80 mil a R$150 mil para uma estrutura de pequeno/médio porte.
A melhor maneira de saber mais aproximadamente quanto você vai gastar, é fazendo um bom plano de negócios. Ele vai te mostrar o que de fato é necessário e os preços de locação e de equipamentos de acordo com sua região.
Se você por acaso optar por uma franquia, aí terá o valor exato necessário em contato com a empresa.
Leita também: Franquia OMO Lavanderia
Comece a sua análise
Depois de entender quanto fatura uma lavanderia, o lucro que pode ter e até quanto é preciso para investir, comece a analisar friamente a sua situação atual, o mercado da sua região e até quais são os seus objetivos.
Se perceber que esse é mesmo um caminho para você, eu espero que se organize e comece a agir o quanto antes para transformar esse projeto em realidade.
Espero que o meu texto tenha te ajudado de alguma forma e que o sucesso chegue na sua vida.
Um grande abraço e até mais!