Toda vez que você passa pela vitrine repleta de chocolates, você fica apenas imaginando quais os concorrentes da Cacau Show? Quer conhecer os principais?
Dificilmente encontramos outras chocolaterias do calibre da Cacau Show devido à baixa adesão de outras marcas às franquias. Apesar disso, posso garantir que elas existem e têm boas fatias desse mercado super aquecido de chocolate artesanal.
Considerando que a maioria desconhece o assunto, montei um conteúdo recheado, mas de ótimas dicas. Acompanhe uma leitura incrível e muito agradável!
Concorrentes da Cacau Show: quais são os principais no mercado brasileiro?
Tem dias que eu fico imaginando quem é dono da Cacau Show, pois tal empreendedor acertou o mercado em cheio. Para quem não sabe, a Cacau Show é considerada uma das maiores lojas de chocolate do mundo?
Tamanho sucesso é refletido num faturamento anual de mais de 1 bilhão de reais, é isso mesmo que você leu. Veja!
1. A Kopenhagen lidera a concorrência direta à Cacau Show
O pontapé inicial em nossa jornada traz a Kopenhagen como a primeira da lista.
Saiba que a Kopenhagen é concorrente direta da Cacau Show, uma das mais obstinadas, diga-se de passagem. E não poderia ser diferente, pois a marca nasceu em 1928. Então, ela tem experiência e entende bem as preferências dos consumidores.
A Kopenhagen é sinônimo de produto de qualidade, processo diferenciado e chocolates considerados finos. Você também encontra tudo isso na Cacau Show, mas a Kopenhagen se destaca para alguns clientes devido a elementos, como:
- A marca fincou suas raízes e atua a partir de uma posição de privilégio, tradição e reconhecimento.
- Os processos de fabricação envolvem técnicas consideradas artesanais que valorizam o produto.
- A produção acompanha cada etapa de quem trabalhou para produzir o chocolate, isto é, garantia de qualidade superior.
- Somado a isso, a marca está em constante evolução e busca pelo aprimoramento.
- Suas embalagens e acessórios têm uma pegada mais sofisticada e elegante, o que ajuda a segmentar seu público.
Não bastasse tudo isso, a Kopenhagen ainda reforça seu posicionamento de atuação internacional. Afinal, hoje ela atua nos Estados Unidos, Qatar, Portugal e Emirados Árabes Unidos, fortalecendo assim a sua reputação global.
É por isso que a Kopenhagen é considerada uma das grandes franquias de chocolate no Brasil!
2. Em segundo lugar você encontra a Brasil Cacau e sua grande oferta
Por ter uma atuação que vai no sentido oposto da Kopenhagen, poucas pessoas sabem a verdade sobre a Brasil Cacau.
Isso porque ela faz parte do mesmo grupo que é dono da Kopenhagen, você acredita nessa coincidência? Estou falando do Grupo CRM, que detém as seguintes marcas:
- Kopenhagen
- Brasil Cacau
- Lindt
- Kop Koffee
O grupo enxergou uma brecha em potencial para criar uma linha mais acessível aos chocolates de qualidade. Sua indústria fica localizada na cidade de Extrema, em Minas Gerais, e emprega mais de 1100 colaboradores.
Atualmente, a Brasil Cacau trabalha com marcas próprias, proporcionando um leque vantajoso para seus clientes. Me refiro às marcas: Gato Mia; Dinda; Brasilidades; Quero mais; Tabletes e trufas; Cookies; Bombons; Bem me Faz (Zero).
Desse modo, é uma das boas concorrentes da Cacau Show, pois o público-alvo é praticamente o mesmo. Para você que quer ficar no meio termo e ganhar dinheiro extra, é uma ideia com chocolate para vender, concorda?
3. A Nugali Chocolates vem diretamente do Sul para concorrer no mercado
Localizada na cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, em Santa Catarina, a Nugali Chocolates tem ganhado muito destaque no mercado. A sua produção artesanal de chocolates finos a coloca como uma rival que leva competitividade à Cacau Show.
Por conta da sua localização, a Nugali tem uma presença fortíssima no Sul do país. Mas isso não quer dizer que você não a encontre em outros lugares, pelo contrário. A marca está presente em mais de 60 cidades do estado de São Paulo.
Em Minas Gerais, ao menos 17 cidades oferecem lojas completas para os clientes conhecerem e degustarem o “fino” do chocolate.
Quanto aos produtos, a Nugali é uma marca tradicional e oferece opções clássicas. Estou falando de chocolate ao leite, amargo, branco e zero açúcar. Além disso, você encontra tabletes, barrinhas de chocolate, bombons e variedades exclusivas.
Para se manter relevante no mercado, a marca também trabalha com linhas focadas em Zero Lactose, Vegano e Kosher. Este último é um chocolate feito a partir dos requisitos da Lei Judaica, que determina o método específico de produção.
Portanto, a Nugali Chocolates não é aquela empresa que todos lembram no momento de comprar chocolate. Porém, no aspecto geral do segmento brasileiro, é certamente uma das marcas que a Cacau Show deve ficar de olho!
4. Conheça a marca Chocolat du Jour e seu alcance nacional
A Cacau Show é uma das marcas de chocolate mais premiadas do Brasil, certo? Por sua vez, isso faz com que você possa assumir que ela é a única que alcançou esse patamar, mas não. Prova disso é a Chocolat du Jour, que existe desde 1987, e dispõe de uma extensa lista de premiações, como:
- Eleita 11 vezes o Melhor Chocolate pela Veja SP.
- Premiada pela Academy of Chocolate de Londres em 2015, 2016, 2017 e 2018.
- É a única empresa brasileira indicada pelo Le Guide de Croquers de Chocolat em 2015 e 2016.
- Premiada também pela International Chocolate Awards em 2016 e 2017.
Talvez ela seja menos reconhecida pelo fato de atuar com mais relevância no estado de São Paulo. Então regionalmente falando, é sim uma das concorrentes da Cacau Show nessa região que movimenta bilhões anualmente.
Ah, uma coisa interessante sobre a Chocolat du Jour, é que a empresa é responsável por cada etapa da produção. Logo, ela controla desde o plantio à temperagem do chocolate, incrível, né?
5. Já a Amma Chocolates Orgânicos compete em segmentos específicos
Por último, trago até você uma marca de chocolate que não é tão concorrente direta como as outras.
Primeiro porque a Amma trabalha exclusivamente com chocolates orgânicos e veganos, e isso tende a segmentar sua audiência. Se não pela exclusividade dos produtos, excepcionalmente pelo preço, que infelizmente é elevado.
Todavia, a Cacau Show também possui a sua linha de produtos similares, logo, são concorrentes justamente nessa categoria. Dentre os selos e certificações da Amma, eu posso destacar:
- Produto vegano (SVB)
- Orgânico Brasil
- USDA Organic (certificação americana)
- EU (certificado de conformidade às regulamentações europeias)
- Kosher (alimento produzido dentro das leis alimentares judaicas)
- Halal (alimento produzido dentro das diretrizes do islamismo)
Além de barras, tabletes e seus famosos “quadradinhos”, a Amma Chocolates Orgânicos também comercializa Nibs e pó de cacau. Isso sem contar o Chá Orgânico com cacau que é uma exclusividade. Em vista disso, é uma marca de mercado restrito, mas que faz parte do movimento chocolateiro no Brasil, concorda?
DÚVIDA FREQUENTE: existem outras marcas que atuam indiretamente à Cacau Show? Descubra a verdade!
Antes de criar este conteúdo, eu pesquisei bastante sobre o assunto. E pude perceber que alguns lugares colocam até a Nestlé e a Lacta como concorrentes Cacau Show. Está errado? Honestamente? Eu não sei dizer.
Só que é inegável que soa um tanto esquisito colocar essas empresas como concorrentes diretas, principalmente pela industrialização massiva. Naturalmente, são corporações que vendem toneladas de chocolate, mas não na mesma categoria.
Exemplo, quem consome chocolates mais vendidos do mundo, como Snickers, da empresa Mars, geralmente não procura tanto a Cacau Show. Existem exceções à regra? Sem dúvidas, vou chamar então de concorrentes indiretos, podem ser eles:
- Nestlé
- Lacta
- Chocolates Garoto (marca pertencente à Nestlé)
- Ferrero Rocher
Eu ainda poderia citar a marca Lindt e a Godiva Chocolate como rivais da Cacau Show. Mas acabaria entrando em outra vertente do mercado.
Conclusão sobre as concorrentes da Cacau Show e suas perspectivas
É sempre um prazer falar sobre chocolate, ainda mais quando tocamos nos concorrentes da Cacau Show, não é verdade? Afinal, esse é um mercado que movimentou quase R$14 bilhões apenas em 2020.
Ter um conhecimento aprofundado sobre o mercado é no mínimo curioso. Não importa se você vai revender ou montar uma fábrica de chocolate, você não pode se alienar da concorrência e seus desafios. E agora você aprendeu muita coisa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos tornar a concorrência da Cacau Show mais famosa? Para isso, compartilhe o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!