Você está considerando entrar no mercado da revenda de cosméticos e precisa conhecer os concorrentes da Natura? Você acaba de dar um passo importante.
Se todo empreendedor buscasse mais conhecimento sobre os fatores que influenciam o sucesso de uma empresa, haveria menos pessoas decepcionadas. Nesse contexto, a questão da concorrência é um dos pilares do planejamento comercial.
Para ajudar você a superar os primeiros passos, mostrarei em detalhes como anda a concorrência da Natura. Acompanhe a leitura até o final, está intrigante!
Concorrentes da Natura: quais os principais competidores do segmento no Brasil
Não me diga que você já tinha se cadastrado na Natura para ser revendedora, quando as dúvidas começaram a surgir? Eu entendo bem como a decisão de tornar revendedora exige uma certa consideração prévia.
Primeiro, obviamente você quer fazer parte da rede de cosméticos com maior visibilidade, né? E outra, revender em mais de uma marca não é uma estratégia inicial assertiva. Afinal, é preciso considerar as vendas para não criar contas pessoais.
Nesse cenário, tudo leva você a descobrir quais os desafios atuais da Natura, e as concorrentes são o ponto principal. Aliás, já vai pensando nas frases para divulgação de Natura, assim você realmente se destaca da concorrência!
1. O Boticário certamente se destaca como principal concorrente
Eu perdi a conta das pessoas que me perguntaram: “espera aí, mas a Natura não tinha comprado O Boticário?”. Bem, se O Boticário está em primeiro lugar da lista, certamente é o maior concorrente, certo?
Isso mesmo, marcas surgem e marcas desaparecem, mas Natura e Boticário disputam cada centímetro do mercado. Considere essa relação como a disputa entre a Coca-Cola e Pepsi, ou na implacável competitividade entre Apple e Samsung.
A meu ver, ambas as empresas estão de olho uma na outra, e acabam “copiando” o método de atuação. Repare para você ver como os produtos, itens e diferenciais, se tornam semelhantes com o passar dos anos.
Falando abertamente, O Boticário é páreo duro para a Natura, já que oferece ao mercado:
- Linha abundante de itens e produtos de beleza, bem como cuidados pessoais.
- A empresa abrange perfumes, produtos para cabelo, pele e maquiagem em geral.
- Como resultado, tem forte presença no mercado brasileiro, atuando através de lojas físicas estrategicamente posicionadas e revenda.
- Possui valores e ideais similares aos da Natura, isto é, foco na sustentabilidade e responsabilidade social.
Falou em Natura, automaticamente alguém na outra ponta da conversa vai gritar: “eu prefiro Boticário”. Em outras palavras, é a maior concorrência no mercado, onde ambas representam as marcas de produtos de beleza mais vendidos!
2. Como a Avon oferece rivalidade para a Natura?
Assim como a Natura, a Avon possui uma extensa e fiel rede de revendedoras. Não à toa, tudo isso lhe confere o segundo lugar em nossa lista de rivalidades. E olha que falamos de uma empresa que não é brasileira, hein?
Em seu portfólio você encontra itens para cuidados pessoais, cuidados com a pele, produtos corporais, fragrâncias, maquiagem e cosméticos. Além disso, o modelo de venda direta também é um ponto que a destaca como forte concorrência.
Outro ponto de destaque da Avon que pode pesar contra a Natura, é a atuação através de um marketing diferenciado. Dessa forma, estou falando de:
- Campanhas publicitárias marcantes.
- Formação de parcerias estratégicas para promoção do portfólio.
- Tecnologia e inovação são aspectos vinculados à Avon.
- Sua presença global reforça uma marca de qualidade que tem muito a oferecer no mercado.
Na hora de escolher, muita gente realmente considera se tornar revendedora Avon, pois o programa de incentivos é distinto!
3. Será que o Grupo Hinode também entra na disputa?
Aposto que algumas pessoas não consideram a Hinode uma concorrente direta da Natura, pode até ser. Na minha opinião, se as duas empresas atuam visando praticamente o mesmo público-alvo e oferecem produtos similares, qual o problema?
Para dizer a verdade, eu tenho diferentes perfis de amigos que preferem comprar Hinode ao invés da Natura. Nas palavras deles: “é tudo farinha do mesmo saco”, ou seja, são produtos parecidos, mas com o diferencial do preço.
Essa é uma decisão que eu deixo para você, mas acho interessante colocar o Grupo Hinode na lista. Mesmo porque é comum revender maquiagem por catálogo e ter a Hinode como escolha certa, veja alguns dos seus diferenciais:
- Apresenta uma linha completa que inclui perfumaria, cuidados com a pele, maquiagem e até suplemento alimentar.
- Tem a venda direta como foco do negócio.
- Possui programa de incentivo ao empreendedorismo.
- Estimula suas revendedoras perseguirem o sonho do negócio próprio.
- Direciona recursos constantes no lançamento de novos produtos.
- Campanhas de marketing consideradas “agressivas”.
4. A Jequiti é uma empresa que tem ganhado destaque rapidamente
Hoje em dia é quase impossível falar no segmento dos cosméticos e produtos de beleza e não lembrar da Jequiti. Fundada por Silvio Santos, a Jequiti ganha espaço no mercado diariamente, trazendo diferenciação, inovação e, sobretudo, rostos famosos.
Não é por menos que a mulherada tem corrido para se tornar consultora Jequiti. O maior ponto de vantagem sobre a Natura, é a estratégia de alinhar seus produtos às celebridades e personalidades conhecidas.
Inclusive, as fragrâncias e cosméticos levam os nomes das celebridades, que visam criar um senso de exclusividade e aproximação.
Um dos objetivos expostos regularmente nas campanhas e ações publicitárias, é a ideia de produtos de qualidade, com preços acessíveis. Então, a Jequiti atua no mesmo segmento da Natura, oferecendo produtos e itens semelhantes.
Isso sem contar que a empresa trabalha com diferentes linhas e públicos-alvo, tais como:
- Marcas femininas
- Marcas masculinas
- Perfumaria refrescante
- Maquiagens
- Cuidados pessoais
- Cabelos
- Infantil e Teen
Desse modo, as revendedoras e consultoras podem encontrar outros públicos para trabalhar!
DÚVIDA FREQUENTE: e existem concorrentes da Natura indiretos? Quem são?
Sim, eu posso citar as marcas Mary Kay e L’Occitane em Provence. A primeira possui o mesmo foco que a Natura, mas proporções distintas, embora visem o empoderamento feminino.
É por isso que muitas mulheres veem na Mary Kay uma oportunidade para exercer o empreendedorismo feminino. Já a L’Occitane tem um público-alvo mais restrito, digamos assim.
Na realidade, é uma marca francesa que oferece produtos de valor elevado, o que acaba segmentando muito o público, infelizmente. Mas é aquela coisa: “se tem quem vende, é porque tem quem compra” concorda?
Se eu ampliar o campo de atuação dessa marca com a Natura, sim, são concorrentes indiretas, mas apenas isso!
Conclusão sobre os concorrentes da Natura no mercado brasileiro
Eu toquei bastante na tecla de você empreender. Talvez não seja o caso, mas se for, espero que tenha gostado de conhecer os concorrentes da Natura. Esse tipo de informação é valioso para quem pensa em empreender.
Por outro lado, é uma curiosidade bacana para quem está a todo momento à procura de produtos exclusivos, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, você achou algo interessante ou surpreendente que não conhecia? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais, mais pessoas podem se interessar, até a próxima!